skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
Vacinas Na Gravidez: Saiba Quais São Indicadas Durante A Gestação

Vacinas na gravidez: Saiba quais são indicadas durante a gestação

Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano. A vacina provoca uma reação do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda. 

A grávida pode tomar algumas vacinas, como a vacina da gripe, por exemplo. Porém, as vacinas que a grávida deve tomar só devem ser aplicadas após os 3 meses de gravidez, pois antes desse período existe maior risco de aborto ou mal formação do feto. A imunização através de vacinas protege tanto a mãe quanto o feto contra diversas doenças. 

Um vacina só age contra um único germe. Por exemplo, a vacina contra rubéola só cria anticorpos contra a própria rubéola. Há casos, porém, em que é possível misturar mais de uma vacina em uma única injeção, como na vacina tríplice viral (MMR), que é uma vacina contra sarampo, rubéola e caxumba.

Quais as vacinas na gravidez que são indicadas?

Vacina dTpa

Além da proteção contra a Coqueluche, a vacina dTpa também protege contra o tétano neonatal, infecção que pode ocorrer com instrumentos inadequados e contaminados usados para cortar o cordão umbilical. A importância de tomar esse medicamento está no aumento dos casos de Coqueluche em recém-nascidos e lactentes antes de 1 ano de idade, além de causar complicações mais graves, como as altas taxas de morte, pois os indivíduos contaminados estão mais susceptíveis a pneumonia, convulsões e danos cerebrais.

A vacina dTpa para gestantes é indicada tomar por volta das 27 até 36 semanas, lembrando que é uma vacina disponível na rede pública de saúde.

Influenza (gripe)

A vacina contra Influenza é uma das vacinas mais importantes durante a gestação. Além de proteger a mulher do vírus da gripe normal, também protege de quadros mais graves, como internações por bronquite, pneumonias e até a morte, devido a queda e imunidade.

A dose da vacina da Influenza pode ser prescrita em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê, para aquelas que não tomaram durante os nove meses, em uma dose única.

Hepatite B:

A vacina contra a hepatite B  também é indicada durante a gravidez. A doença, apesar de não apresentar sintomas bem definidos, mas o indivíduo que contrair a Hepatite B pode ter vômito, dores musculares, náuseas e mal-estar. A infecção durante a gravidez  é uma via comum de transmissão, então é importante evitar que a mãe se infecte e não transmita ao feto ou ao recém-nascido. Crianças infectada com Hepatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A vacina deve ser administrada em 3 doses, preferencialmente a partir do segundo trimestre  da gestação, e é gratuita nos postos de saúde. Se a gestante já foi vacinada anteriormente, não há necessidade de reforço na gestação.

 

vacinas-gravidez

Fonte: GLOBO GNT

 

 Fonte: MD Saúde, Pais e Filhos, Tua Saúde

 

This Post Has 7 Comments
  1. Muito bacana seu post. Eu fui até o posto de saúde e minhas vacinas estavam todas em ordem. Eu trabalhava numa grande empresa e lá sempre tinha campanha de vacinação. Tomávamos lá mesmo. Achava muito legal, pois minhas vacinas estavam sempre em dia.

    Beijinhos

    #amigacomenta
    http://www.muadie.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top