Bom dia meninas…

 

Lembro que quando estava gravida, fiquei meio perdida, e ao longo da gravidez fui descobrindo algumas coisas que são essenciais, e uma delas e a vacinação. Resolvi pesquisar um pouquinho pra facilitar a vida de vocês, alem de mostrar a importância, achei um quadro bem bacana que mostra quais vacinas podemos e as que não podemos tomar durante a gravidez.

As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater infecções, impedindo o indivíduo de ficar doente. Algumas vacinas são seguras durante a gravidez, outras não.

A imunização através de vacinas protege tanto a mãe quanto o feto contra diversas doenças. Idealmente, todas as vacinas devem ser dadas antes da gravidez, mas a administração destas durante a gestação pode estar indicada em algumas situações.

Toda vez que entramos em contato com algum germe, nosso sistema imune cria anticorpos contra os mesmos para ajudar no seu combate. Em muitas doenças, a presença destes anticorpos é suficiente para impedir que o germe volte a nos atacar no futuro. Infecções como catapora, rubéola, caxumba, mononucleose, toxoplasmose, etc. só ocorrem uma única vez durante toda a vida graças a produção de anticorpos específicos.

A lógica da vacina é tentar estimular o organismo a produzir estes anticorpos sem que tenhamos que ficar previamente doentes. A vacina apresenta ao sistema imune uma bactéria ou vírus de tal forma que haja estímulo para produção de anticorpos específicos, mas não haja desenvolvimento da doença.

Um vacina só age contra um único germe. Por exemplo, a vacina contra rubéola só cria anticorpos contra a própria rubéola. Há casos, porém, em que é possível misturar mais de uma vacina em uma única injeção, como na vacina tríplice viral (MMR), que é uma vacina contra sarampo, rubéola e caxumba.

Fonte: MD Saúde

 

Bacana as informações, não ‘e mesmo. Aprendemos na época da escola, mas depois acabamos esquecendo e ‘e bom lembrar esses detalhes e saber porque ‘e realmente importante.

vacinas-gravidez

Fonte: GLOBO GNT

 

Eu realmente espero que as informações aqui colocadas sejam de grande valia… e desejo as gravidinhas de plantão, uma ótima gestação! 😀

Beijos

Karin

 

Se você gostou deste post, pode querer ler mais:

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente

Confira também