skip to Main Content

A importância da higiene bucal: alerta sobre as doenças que podem causar língua branca

O ex-participante do BBB 23 e jornalista Fred Bruno comemorou seu aniversário no último 5 de maio e convidou alguns ex-colegas de confinamento para a festa. Porém, a língua do Fred acabou chamando mais atenção do que o momento. Em fotos compartilhadas nas redes sociais, foi possível notar uma camada esbranquiçada sobre a língua de Fred. Isso levantou questionamentos entre os internautas sobre a possível associação com a falta de higiene bucal ou problemas de saúde, e infelizmente, a resposta é sim para ambas as questões.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde, explica que a língua branca pode ser um sinal de que algo não está correto com a nossa saúde bucal. Infelizmente, a falta de cuidado com a higiene bucal pode levar a uma série de problemas, incluindo o mau hálito e outras doenças que podem afetar a nossa saúde.

Principais doenças e problemas que causas esbranquiçamento da língua:

1. Saburra lingual: é uma condição caracterizada pela presença de uma camada esbranquiçada ou amarelada na superfície da língua. Essa camada é formada por células mortas, restos de comida e bactérias, que se acumulam no dorso da língua liberando uma substância que causa mau cheiro e é uma das principais causas do mau hálito.
2. Candidíase oral: é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que pode afetar a boca, a garganta e a língua. Na língua, a candidíase pode causar manchas brancas ou amareladas, além de sensação de queimação e dor.

Anúncio

3. Leucoplasia oral: é uma condição caracterizada pela presença de manchas brancas na boca, incluindo na língua. Essas manchas são compostas por células anormais da mucosa bucal e podem ser um sinal de câncer bucal em alguns casos.

4. Sífilis oral: é uma doença sexualmente transmissível que pode afetar a região da boca, incluindo a língua. Na sífilis oral, podem ocorrer lesões na língua e na boca, que podem apresentar uma aparência esbranquiçada.

5. Má higiene bucal: a falta de cuidado com a higiene bucal pode levar à formação de saburra lingual e outras condições que podem causar a língua branca.

Anúncio

“Além disso, a falta de higiene bucal pode levar a outras doenças, como a cárie dentária, gengivite e periodontite. A cárie dentária é uma doença que pode causar dor, sensibilidade e até mesmo a perda do dente. Já a gengivite é uma inflamação da gengiva que pode causar sangramento, vermelhidão, inchaço e periodontite pode causar até mesmo a perda dos dentes.” Ressalta a Dra. Bruna Conde.
É importante lembrar que a nossa saúde bucal está diretamente ligada à nossa saúde geral. A falta de cuidado com a higiene bucal pode levar a problemas mais graves, como doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer. Por isso, é fundamental manter uma rotina regular de cuidados com a boca, incluindo a escovação dos dentes, o uso do fio dental, raspagem na língua com acessórios indicados e a visita regular ao dentista.
Além de tudo, é importante lembrar que a nossa dieta também pode afetar a nossa saúde bucal. Alimentos açucarados e ácidos podem causar a erosão do esmalte dos dentes e levar à cárie dentária, por exemplo. Por outro lado, alimentos fibrosos podem ajudar na salivação e prevenção do mau hálito.
Como higienizar a língua de forma correta?
A técnica e frequência escolhida será de acordo com o tamanho, formato, tipo de língua, hábitos, presença de acúmulo de biofilme dental.

Ao realizar a limpeza da língua, é importante escová-la delicadamente. É fundamental ter cuidado para não aplicar muita pressão, pois isso pode acabar lesionando o tecido lingual e aumentando a proliferação de bactérias. Além disso, a sensibilidade da língua pode ser afetada, tornando a alimentação desconfortável.

Anúncio

“É fundamental estar consciente dos diversos fatores que podem causar a língua branca, incluindo doenças sexualmente transmissíveis, e buscar a ajuda de um profissional de saúde, principalmente especialista em Halitose para o diagnóstico e tratamento adequado.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Anúncio
Back To Top