Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Intestino preso
Eu sei que tem gente que acha esse assunto meio sem graça de falar, poucas sabem que não são a minoria das mulheres no geral que sofrem com esse problema. Na verdade mais da metade da população feminina tem intestino preso, preguiçoso, descansado… ou seja lá a maneira da qual você fala dele.
Anúncio
É uma realidade muito triste, e sei que tem pessoas que sofrem muito com isso. Durante muito tempo eu fui uma delas. Chegava a ir ao banheiro, ficar meia hora e… nada! Minha infância inteira foi assim! Pra mim, uma coisa em particular fez total diferença: ALIMENTAÇÃO!
Comecei a aprender mais sobre nossos hábitos alimentares, como na verdade nossa nutrição está precária, comemos pelo sabor dos alimentos e não pelos nutrientes. Ou seja, nossa alimentação está rica em gorduras, carboidratos, açucares e sal, tudo hoje que compramos tem esses quatro ingredientes como base nutricional, se você duvida, comece a olhar os rótulos das embalagens que você compra.
Anúncio
A medida que fui me inteirando do assunto, percebi que a minha alimentação estava precária de vitaminas e minerais (por isso ficava doente com facilidade) e também faltava muita água e fibras, ingrediente básico para um intestino funcionando bonitinho e certinho.
Tem gente que não gosta de coisas com fibras ou sei lá o que e recorrem aos laxantes, não dá pra ter noção de como eles fazem mal do nosso intestino, retiram a flora intestinal, e nos tornam dependentes deles.
Se começarmos a mudar os nossos hábitos nutricionais ira fazer total diferença.
Não quer mais sofrer com o intestino preso, segredo sempre sera: ++++ fibras e ++++ água ou chás (sem açúcar).
Anúncio
Achei uma lista de alimentos que podem ajudar a melhorar o intestino:
- Laranja com bagaço
Não adianta só chupar a fruta ou tomar o suco. A maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, afora a casca e os caroços, você deve comê-la inteirinha!
- Abacaxi
Ele ainda não conquistou fama, mas, pode acreditar, é ótimo no combate à prisão de ventre. Isso porque contém bromelina, substância que “irrita” a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involutárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão).
- Água
A água é essencial na lubrificação dos intestinos. Aliás, sem ela as fibras não ficam umedecidas e podem inclusive piorar a prisão de ventre. Beber bastante líquido (pelo menos 2 litros todos os dias) amolece as fezes e facilita sua eliminação.
- Ameixa-preta
Essa fruta contém sorbitol, substância com efeito laxativo muito eficiente. Pode ser ingerida seca ou em calda.
- Cereais integrais
Aveia, arroz, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal e, conseqüentemente, a evacuação.
- Iogurte
O iogurte contém lactobacilos, microorganismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.
- Papaia
Outro conhecido alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.
- Vegetais
Alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre, rúcula… Todos esses vegetais contêm fibras que aumentam o volume das fezes. Por isso eles são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre.
- Linhaça
Rica em fibras solúveis e insolúveis, a linhaça aumenta o volume do bolo fecal, aumentando o trânsito intestinal e ainda contribuindo para a limpeza eficaz da região.
Sugestão: consumir uma colher de sementes de linhaça trituradas acompanhadas com leite ou iogurte uma vez ao dia, de preferência no café da manhã ou na ceia.
- Abóbora
Além de ser um bom alimento para diminuir a vontade por guloseimas, já que tem sabor levemente adocicado, a abóbora pode ser uma aliada na hora de colocar o intestino para funcionar. A fruta – que tem alto teor de fibras, zinco, potássio e ferro – ajuda no equilíbrio da flora intestinal se consumida, no mínimo, três vezes na semana. Dica: consuma a abóbora na salada, com arroz ou como acompanhamento na hora de preparar a carne de sua preferência
Postado por Tatiane Cardoso – Nutricionista da empresa Ser Saudável NutriçãoFonte: Nutrição Exercício
Espero que tenham gostado das dicas e que principalmente criem esse novo hábitos e também passe para as crianças para que elas não sofram com isso!!!
Beijinhos
Karin
Anúncio
Se você gostou deste post, pode querer ler mais:
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio