skip to Main Content

Você está preparado para mais crianças? Confira os prós e contras

preparado para mais crianças?

Pronto para mais crianças? Considere os prós e contras primeiro

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Se você está pensando em aumentar a família ao ter outro bebê, considere os prós e contras antes de começar os treinamentos

 

Apenas quando você pensou que tinha terminado a incessante pergunta: “Quando você vai ter um bebê?”, logo bem a pergunta que não quer calar: “Quando você vai dar um irmão ou irmã para ele?” Sheesh!

Anúncio

 

Naturalmente, não há um espaçamento universal ideal entre irmãos. Também não há nada de errado em parar em um bebê, se você quiser. O número de famílias de crianças solteiras quase dobrou, para cerca de 1 em 5, desde os anos 70, e, apesar do estigma, a pesquisa sugere que os casamentos são tão felizes e sociais quanto os filhos de irmãos.

Se você quer expandir sua família, mas não sabe se está pronto para mais crianças, no texto de hoje vai encontrar os prós e os contras as razões para espaçar seus filhos ou aproximá-los.

Razões para esperar para ter mais crianças

Você precisa de uma pausa

Passar pela gravidez já é um desafio e atravessá-la com um filho birrento pode parecer que você é um novo competidor na Fórmula 1. Na verdade, a March of Dimes aconselha as mães a esperarem de 18 a 23 meses entre o parto e a concepção de recuperação, física e emocionalmente – aumentando as chances de uma gravidez e um recém-nascido saudáveis.

Anúncio

Lembre-se bebês exigem muita atenção, então tê-los próximos em idade pode ser extremamente estressante para sua mente e corpo. Confesso que como mãe de dois, com um intervalo de cinco anos, tornou a vida um pouco mais fácil e agradável para todos. Eu pude passar o tempo individualmente com cada um dos meus filhos.

Você tem um orçamento apertado

Costuma-se dizer que a falta de fundos não deve impedi-lo de ter um bebê. Entretanto, para alguns casais esse é um fator para adiar a chegada de um novo filho. Ter dois filhos perto da idade um do outro é caro: fraldas em dobro, leite artificial, mamadeiras, berços, itens de segurança e tudo mais em dobro. Sendo que se você esperar um pouquinho, o filho mais novo pode herdar todas as coisas do irmão mais velho e isso gera uma economia para o seu bolso.

Você não vai querer ser a juíza

As crianças com idade próxima tendem brigar por um brinquedo ou disputar sua atenção, e isso pode ser cansativo para os pais. Se os pais não mediarem as disputas, os problemas podem piorar. Resolver conflitos e construir uma ligação melhor com seu filho, mesmo que seu desejo seja que eles resolvem a discussão sozinhos, é preciso que vocês esteja lá para ensiná-las a resolver o assunto moderando a cooperação.

Razões para para ter mais crianças

Você vai limitar os dias de fraldas

Claro, é Crazy House! Mas quando você tem seus filhos em idade próxima, você pode acabar com o caos em alguns anos, ao invés de arrastá-lo por uma década (ou mais!).

Os estágios do bebê e da criança são intensos, mas curtos. Agarre-se à perspectiva de que você está no limite agora e que as demandas serão extremas por um tempo, e então elas diminuirão. E quando terminarem , você pode aproveitar essa faceta feliz de ter bebês seguidos.

Você terá algumas economias

Se os custos do dia-a-dia são factíveis para você agora, você pode economizar no longo prazo. Quando seus filhos têm idades próximas, será capaz de aproveitar aquelas baitas promoções dos supermercados de compra 2 e paga 1, porque seu estoque pode ser grande, afinal de contas, você vai precisar mesmo de mais fraldas, mais lenços umedecidos, etc, ter a capacidade de comprar isso a granel, pode poupar um bom dinheiro. Além disso, muitos centros de educação infantil e atividades voltadas para crianças oferecem descontos para irmãos.

Você vai criar melhores amigos

Sim, eles são mais propensos a brigar e competir, e é por isso que sua orientação e atenção são tão cruciais. Enquanto você moderar, as recompensas podem ser ótimas. Essa convivência próxima, fará com que eles aprendam muito mais sobre a vida do que aqueles que não tem irmãos, ou que os irmãos são mais distantes. Eles aprendem a serem altruístas, a terem empatia pelo próximo e também aprendem que para ganhar, é preciso disputar justamente – senão a mãe briga!  

Então, talvez a lição seja que nem sempre é o espaçamento que determina o quão próximo será a relação entre os filhos, isso na verdade, depende da educação que vem de casa e também da personalidade de cada filho.

Anúncio

Se você acha que sua família agora parece completa, ou seu instinto diz a você uma outra criança irá esticar vocês além de seus limites, por que balançar esse barco? Você sempre pode reavaliar em um ano ou dois. Se, por outro lado, você se sentir confiante para ter mais crianças e que sua família pode se adaptar a uma nova adição … Aproveite para se divertir com o maridão e… Boa sorte!

Anúncio
Back To Top