skip to Main Content

Por que a aveia é um dos melhores alimentos para o café da manhã

Um dos primeiros passos para ter uma alimentação e vida mais saudável é repensar o cardápio de café da manhã. Sendo uma das refeições mais importantes do dia (senão a mais importante), os itens do desjejum devem ser escolhidos a dedo para proporcionar uma boa quantidade de nutrientes e energia ao seu corpo.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A aveia é um ingrediente que tem feito muito sucesso no universo da alimentação fitness, sendo recomendada também por médicos e nutricionistas para o consumo no começo do dia. Entenda a seguir por que ela é um dos melhores alimentos para incluir no café da manhã!

Quais os benefícios da aveia?1

Alguns alimentos trazem tantos e múltiplos benefícios à saúde, em termos nutricionais e em potencial de redução ao risco de doenças, que são chamados de “alimentos funcionais” por médicos, nutricionistas e especialistas do ramo da alimentação. A aveia está incluída neste grupo.

A aveia normalmente é consumida na forma de grão integral – por isso ela é um alimento tão benéfico. Afinal, uma das recomendações para uma dieta mais saudável e equilibrada é substituir alimentos refinados por grãos e cereais integrais, que atuam no combate às doenças cardíacas, obesidade, colesterol, diabetes e câncer.

Além disso, mesmo dentre o grupo de cereais integrais, a aveia se destaca. Ela é rica em proteínas, aminoácidos, lipídios e fibras solúveis (betaglucanas) e insolúveis. Por conta do alto teor de fibras, é um alimento indicado para a boa digestão, a saúde intestinal, o aumento da saciedade e a perda de peso. Seu consumo frequente também está associado à longevidade.

Aveia, um ingrediente versátil e prático

Não bastassem todos os benefícios nutricionais da aveia, ela ainda é um alimento fácil de ser consumido no dia a dia, seja na forma in natura ou em preparos diversos. Algumas ideias simples e saudáveis para você incluir a aveia no cardápio de café da manhã:

  • Iogurte natural com frutas e aveia;
  • Leite de aveia com café ou cacau em pó;
  • Panqueca de aveia e mel;
  • Tapioca de aveia e ovos;
  • Smoothie de aveia, banana e cacau em pó.

Outra vantagem é que ela pode ser utilizada em receitas doces e salgadas, por exemplo: bolos, pães, biscoitos, mingaus, purês, sopas, massas de pizza etc. A aveia é uma ótima substituta da farinha de trigo refinada e também ajuda a dar mais liga e consistência em caldos ralos.

Por fim, vale ressaltar que a aveia é muito saborosa. Diante de tantos benefícios aliados (saúde, sabor, versatilidade e praticidade), é hora de incluir a aveia na lista de compras e adotar este ingrediente na sua dieta definitivamente!

 

Referência
(1) “Aveia, uma escolha saudável.” Disponível em:

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/957168/1/2012301.pdf

Back To Top