Os nutrientes mais importantes para o cérebro do bebê

Os alimentos que seu filho come nos primeiros dois anos de vida (e os nutrientes que ele recebe durante a gestação) têm um efeito profundo em sua saúde e desenvolvimento. De acordo com uma nova declaração de política da Academia Americana de Pediatria, existem certos nutrientes que são especialmente críticos – e perdê-los pode ter consequências ao longo da vida. Estes nutrientes incluem ferro, zinco, cobre, vitamina B12 e vitamina D.

Não só a nutrição precoce pode influenciar os riscos de desenvolver obesidade, pressão alta e diabetes na infância e na idade adulta. Entretanto, os dois primeiros anos são o momento mais crucial da vida de uma pessoa para o desenvolvimento do cérebro, inclusive em áreas que controlam memória, processamento, planejamento e atenção.

De acordo com a Academia America de Pediatria, perder os nutrientes essenciais pode levar a déficits na função cerebral que não podem ser revertidos. Na verdade, a nutrição inadequada durante os dois primeiros anos está ligada ao menor QI, problemas de comportamento e menos sucesso na escola.

Por exemplo, muitos bebês amamentados com mais de seis meses de idade não recebem o zinco, o ferro e a vitamina D. adequados. Assim, garantir que os bebês obtenham esses nutrientes através de alimentos sólidos é a chave.

Saiba onde encontrar os nutrientes mais importante para o cérebro do bebê

A declaração identifica esses nutrientes como particularmente importantes para o desenvolvimento precoce do cérebro. Aqui é onde você pode encontrá-los em alimentos sólidos:

  • Proteína: Carne, aves, peixe, ovos, iogurte, feijão, grãos
  • Zinco: Carne, porco, leite, tofu, feijão, manteiga de amendoim
  • Cobre: ​​Cogumelos, mariscos, grãos inteiros, feijões, batatas
  • Ferro: Carne, frango, peixe, cereais fortificados, espinafre, feijão
  • Selênio: Atum, frango, macarrão enriquecido, ovos, arroz integral
  • Ácido fólico: Espinafre, suco de laranja, arroz enriquecido, abacate, pão integral
  • Iodo: Bacalhau, sal de mesa, leite, camarão, ovo, conservas de atum
  • Vitamina A: batatas doces, cenouras, melão, manga, ovos, leite
  • Vitamina D: Cogumelos expostos à luz ultravioleta (ver pacotes), salmão, atum, leite, leite não lácteo fortificado e suco
  • Vitamina K: Espinafre, couve, brócolis, ervilhas verdes, mirtilos
  • Vitamina B6: cereais fortificados, grão de bico, banana, batata, manteiga de amendoim
  • Vitamina B12: cereais fortificados, salmão, leite, carne, iogurte, queijo
  • Ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa: peixe, óleo de canola, linhaça, óleo de girassol


Lembre-se de que os laticínios não são recomendados como bebidas para crianças menores de 1 ano. Prefira sempre oferecer o leite materno ou fórmula para a criança.

 

Você pode ajudar a garantir que seu filho obtenha os nutrientes críticos seguindo estas recomendações:

  • Se estiver grávida, tome seu suplemento pré-natal conforme prescrito.
  • Aleitamento materno, especialmente nos primeiros seis meses.
  • Comece a alimentar os seus alimentos para bebês que são ricos em ferro e zinco, como carnes purê e cereais embelezados, ao iniciar sólidos.
  • Sirva muitas frutas e vegetais durante a infância e nos anos da criança.
  • Inclua fontes de ferro, como carnes e feijões, na dieta da sua criança

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

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