skip to Main Content
Movimentos Do Bebê – 9 Respostas Para Suas Dúvidas

Movimentos do bebê – 9 respostas para suas dúvidas

Quando descobrimos a gravidez existe uma ansiedade bem grande com relação ao sexo do bebê, para que a gente possa comprar logo as coisinhas do bebê. Mas ao mesmo tempo esperamos ansiosamente quando começaremos sentir os primeiros movimentos do bebê. Parece que só quando a gente sentir é que realmente a ficha vai cair de que existe um serzinho maravilhoso se desenvolvendo dentro da gente, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvi responder 9 dúvidas bem frequentes com relação aos movimentos do bebê. Se você sentir falta de alguma resposta, comenta ali embaixo que eu prometo que respondo, viu!

Estou grávida há algumas semanas. Quando meu bebê começará a se mexer?

Desde o início da gravidez os bebês estão se movendo, logo na primeira ultrassom com oito semanas já é possível observar os primeiros movimentos do bebê. Mas você ainda não sentirá o bebê se mexer por mais algumas semanas, porque ele ainda é pequeno demais para você sentir ele se movimentar dentro de você.

Quando vou começar a sentir os movimentos do bebê?

A maioria das mulheres nas primeiras gestações começará a sentir que o bebê se move em torno de 20 semanas. Mas não se prenda a essa data. Na verdade não existe uma regra. Mulheres que moram em locais mais tranquilos ou tem uma vida mais tranquila, podem sentir seus bebês por volta das 17 ou 18 semanas. Há outras que podem sentir perto das 22 semanas.

Além disso, existe a placenta no interior do útero e se ela estiver alojada na frente do abdomem e não nas costas, também irá dificultar você sentir os movimentos do bebê.

O que sentirá quando ela se mover?

As mulheres geralmente descrevem os primeiros movimentos como “uma agitação ou um tremor”, e podem ser tão sutis que você pode confundi-los com bolhas de gás. Inicialmente, você pode senti-los como uma borboleta, mais tarde, eles começam a chutar.

Entre 24 e 28 semanas, os movimentos do bebê tornam-se fortes o suficiente para que seu parceiro possa senti-los colocando uma mão em sua barriga crescente. Eventualmente, você pode até ver a forma do cotovelo ou pé que está cutucando você.

 

O que o meu bebê está fazendo quando sinto que ele está se mexendo?

A primeira coisa que um bebê faz é o grande movimento do corpo, como flexionar e estender os braços e as pernas. Esses movimentos começam em torno de 11 semanas, à medida que o sistema neurológico se desenvolve, mas você não sentirá esses rítmicos até muito mais tarde.

Algumas mulheres podem perceber grandes movimentos, como quando o bebê muda de posição. Se você sentiu dor na sua caixa torácica e, de repente, desapareceu, é provável que seu bebê estivesse em uma posição bem desconfortável  para você como com a cabeça aderindo às costelas e ela fez um 180 para se preparar para o nascimento.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Pode doer quando o bebê se mexer?

Talvez. Infelizmente, é normal que os movimentos do bebê às vezes prejudiquem a mãe, particularmente quando o bebê tem um pé ou braço pressionado contra as costelas ou o abdômen. Sim, eu passei por isso no meu primeiro filho e era bem desagradável. Quando ele colocava os pezinhos lá, eu ficava massageando como forma de mostrar para ele que ali estava desconfortável para mim.

A dor pode sentir-se afiada ou aborrecida, ou você pode sentir dormência. Porque pode ser difícil determinar se o desconforto é devido aos movimentos do bebê ou outras condições preocupantes que podem causar dor no abdome ou no peito, como embolia pulmonar ou desprendimento placentário, é importante relatar qualquer dor ao seu médico.

Com que frequência eu deveria estar sentindo os movimentos do bebê?

No começo, será difícil sentir, então não se preocupe se você, por longos períodos, nem se lembrar de que uma pessoa está vivendo dentro de você. Mas ao início do seu terceiro trimestre, os movimentos do seu bebê se tornarão mais regulares e seu médico irá pedir-lhe que esteja atenta a uma diminuição no movimento.

Alguns médicos dizem para procurar cerca de 10 movimentos por dia, outros dizem para que a gravidinha tire uma hora para se concentrar no bebê e procure três ou quatro movimentos naquela hora. Consulte o seu ginecologista para saber as instruções específicas para o seu caso.

Quando devo ligar para o meu médico?

A maioria dos fetos desenvolverá um padrão de movimento que você pode prever. Alguns se movem mais pela manhã, algumas à noite. Se você notar algo diferente, vá para algum lugar quieto, fique de lado e concentre-se no bebê com a mão no seu estômago. Se ele se mover um par de vezes em meia hora, você provavelmente está bem. Se você não sentir os movimentos do bebê, fale com o seu médico.

Lembre-se, os movimentos do seu bebê podem diminuir de velocidade até o final da gravidez, à medida que o bebê cresce, ele tem menos espaço.

Por que seus movimentos estão diminuindo?

Uma diminuição nos movimentos do bebê pode ser um sinal de que a placenta não está transferindo oxigênio e nutrientes para o bebê de forma eficiente como era no passado. Isso pode levar a um crescimento fraco do bebê ou mesmo à morte fetal, e é por isso que os médicos diminuem consideravelmente o movimento.

O que meu profissional de saúde fará se ela estiver se movendo com menos frequência?

Ela provavelmente recomendará que você vá até o hospital ou clínica dele para analisar você e o bebê. Fará alguns testes de monitoramento como a cardiotocografia, em que um técnico coloca monitores na sua barriga e ouve a freqüência cardíaca do bebê. Ou, ela pode recomendar um ultra-som para se certificar de que a placenta está funcionando bem e o bebê está bem.

Gostou de ter suas respostas? Compartilha nas redes sociais!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top