skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Como fazer os filhos ajudarem nas tarefas domésticas

Como Fazer Os Filhos Ajudarem Nas Tarefas Domésticas

A melhor maneira de inspirar as crianças é trabalhar com seu impulso natural e intrínseco para ser produtivo – mesmo criativo – contribuintes para o lar. As crianças vão sentir como se fossem parte de algo maior que eles mesmos.As tarefas domésticas mostram que as famílias são construídas com obrigações mútuas e que os membros da família precisam se ajudar.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Separei cinco maneiras para despertar a vontade do seu filho para lhe auxiliar nas tarefas domésticas.

Faça ser uma hora divertida

Transforme “tempo de cozinha” em uma festa de dança. Nomeie uma criança para ser um chef e outra para ser um DJ. O cozinheiro escolhe o que ela gostaria de ajudar a fazer para o jantar, como uma simples salada ou purê de batatas. O DJ escolhe quais músicas serão a trilha sonora para esse momento enquanto cozinham e fazem o jantar. Todos podem então dançar ao redor da cozinha enquanto preparam o jantar ou ao esvaziar a máquina de lavar louça mais tarde.

Outras formas de promover a brincadeira: Faça os movimentos enquanto finge ser robôs ou personagens de um filme favorito. Ou faça um concurso de canto, enquanto você está limpando o quarto cantando, ela tem que cantar enquanto arruma os brinquedos da sala emendando a sua música inventada ou de verdade mesmo.

 

Inventar desafios mais difíceis

Provavelmente você já deve ter tentando várias vezes fazer com que seus filhos lhe ajudassem nas tarefas domésticas, certo? Você já tentou fazer um quadro de recompensas como ganhar uma estrela por levar a roupa suja para lavar e guardar os calçados no lugar?

Esse plano de recompensas pode funcionar como mágica… até que pare de funcionar alguns dias depois. A longo prazo, os sistemas de recompensas normalmente não funcionam.

Em vez disso, dê às crianças tarefas que são desafiadoras. Se eles já estiverem acostumados a ajudar a limpar a gaiola de hamster, torná-lo mais difícil, fazendo com que eles sejam limpos inteiramente por eles mesmos. Então, desafie-os a limpá-lo mais rápido. Ou, ao invés de puxar ervas daninhas no quintal, dê a seus pequenos jardineiros uma pá ou um carrinho de mão e deixe-os fazer o trabalho mais difícil de plantar flores ou de carrregar a sujeira. Seus filhos vão se divertir muito mais com as tarefas desafiadoras e que vai lhes render um bom suor e sorriso no rosto.

 


Alterne as rotinas

Deixe seus filhos se revezarem para planejar refeições e cozinhar o jantar pelo menos uma vez por semana, mas inspirá-los a não cozinhar a mesma refeição duas vezes no mesmo mês (a menos que seja uma solicitação de aniversário).

Isso permite que eles sejam inteligentes sobre planejamento e organização de refeições, o que torna uma atividade divertida ao invés de uma tarefa maçante. Além disso, permita que seus filhos produzam misturas incomuns, mas comestíveis, de alimentos reconhecíveis.

Ou, peça que eles revezem na limpeza dos quartos, um limpa o quarto do outro, ao invés de organizar a sua própria bagunça.

 

Apresente um objetivo maior

Quando as crianças têm permissão para participar de algo que é maior que o próprio eu, um sentido de propósito de vida cresce. Mesmo que as crianças possam dizer e agir como se não desejassem contribuir para o funcionamento da família, mas acredite, eles se importam.

 

Permitir que as crianças tenham alguma autonomia

Ser autoritário não é motivador para crianças. Permitir que eles dêem contribuições é essencial para preservar seu senso de autoconfiança da criança. A chave não é usar o idioma de controle. Em vez de ditar aos seus filhos o que eles deveriam fazer, use sugestões gentis, como “Seria extremamente útil se você …” ou “Ei, olhe, é 5:00. Tempo para alimentar o cachorro”.

Dê a seus filhos a confiança. As crianças mais independentes se sentem, mais motivadas serão para assumir tarefas e realizá-las do início ao fim.

Back To Top