skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Melhores rotinas de dormir para crianças

Melhores Rotinas De Dormir Para Crianças

Não definiu uma rotina para dormir quando seu filho era bebê? Não é tarde demais para começar um agora. As crianças adoram rotinas porque a previsibilidade de saber o que vem a seguir faz com que se sintam seguras. E isso certamente é verdade à noite, quando a calma é um ingrediente essencial para um sono tranquilo da criança. 

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Então, o que você precisa saber quando se trata de levar seu filho para a cama? Primeiro, comece mais cedo do que você pensa (em outras palavras, antes do primeiro bocejo). As crianças tendem a ficar hiperativas quando estão cansadas, e a última coisa que você precisa depois de um longo dia é uma briga, certo? 

Mantenha a calma também – sem brincadeiras de monstros, sem brigas com papai. E por último, seja o líder. Você pode dar opções à sua criança pequena (“Vamos ler livros ou ouvir canções de ninar?”). Mas não deixe a criança dar o tom. A melhor rotina dura cerca de uma hora no máximo – e isso inclui tudo, desde o banho até o beijo final de boa noite. Veja mais sobre o que você pode incluir na rotina de dormir do seu filho.

 

Dê um banho antes de dormir ao seu filho

 

Não há nada como água morna para acalmar um (pequeno) corpo, e isso vale para o seu filho também. Avise-o (cinco ou dez minutos) para que a hora do banho não seja uma surpresa. E se ele não gostar da água, torne-a atraente. Adicione alguns copos de plástico e deixe-o brincar enquanto você o deixa limpinho e cheiroso. Dê a ele um copo medidor e colheres e uma tigela e diga que está com fome de sopa. Alguns rituais mais calmantes para o banho incluem uma conversa sobre o dia (“Com quem você brincou na escola?”) Ou cantando algumas músicas juntos. Se o seu filho sofre de pele seca, pule as bolhas, use sabonetes sem perfume e passe um creme hidratante quando ele estiver fora do banho. Uma boa massagem relaxante na pele ajuda a promover o relaxamento.

 

Permita que seu filho escolha o pijama

Como toda mãe sabe, as crianças podem agir quando sentem que estão sendo mandadas demais – então isso ajudará se você considerar algumas escolhas na jornada para dormir. Um ótimo momento para fazer isso é quando seu filho está pronto para vestir o pijama. Limite suas escolhas às verdes ou azuis (ou com pés ou sem), para que ele tenha alguma opinião. Se você é um bebê pequeno, desafie-o a entrar no pijama dele antes de terminar de cantar sua música favorita ou antes que o temporizador apague. E se ele é do tipo super sensível, corte as etiquetas e lave o pijama antes que ele o vista, para que ele não tenha pijamas com coceira como desculpa para derreter.

 

Oferecer um lanche antes de dormir

Faz um tempo desde o jantar – e ainda é um longo caminho para o café da manhã -, então dê uma mordidinha no seu bebê para cuidar dele durante a noite. Bons lanches durante o sono incluem uma combinação de proteínas carbônicas – bolachas e queijo, iogurte e cereais, cereais e leite, leite e biscoitos (aveia é uma boa escolha). Tente servir cereais ou biscoitos adoçados com suco de frutas ou com pouco açúcar, caso contrário, você terá um bebê com fio nas mãos. Mais uma vez, você pode escolher entre dois, para não receber “Não!” para uma resposta. Se ele não estiver com fome ou se essa é a parte da rotina que interrompe ou quebra (“Quero mais biscoitos, mãe”), pule-a.

 

Escove os dentes do seu filho

Se você está tentado a pular a escovação dos dentes do seu filho, porque ele sempre parece se transformar em uma batalha, não faça isso. A escovação noturna é ainda mais importante que a limpeza matinal – as bactérias podem se acumular à noite e atacar os brancos perolados. Como você é quem tem que fazer o trabalho (as crianças não têm a destreza de fazer um trabalho completo antes dos cinco anos), tente se divertir com os jogos de escovação. Mantenha algumas escovas de dentes coloridas (pense em Carros/Bob Esponja ou Frozen/Peppa) à mão e pergunte ao seu filho com quem ele deseja escovar. Diga ao seu filho que você é um mineiro procurando ouro, cante uma música boba ou faça uma contagem regressiva enquanto escova cada dente. Se ele hesitar, invoque a regra da casa: sempre escovamos os dentes à noite.

 

Diga boa noite … para todos

Para facilitar o seu filho em seu quarto, deixe-o dizer boa noite para as pessoas e coisas importantes em sua vida. Ele pode dizer noite para o pai (ou a mãe), o animal de estimação da família, os brinquedos na sala de estar e até a lua lá fora. Mas você não quer que a turnê se transforme em um assunto demorado, então dê as regras desde o início. Assim que você sair do banheiro, diga: “Vamos dar boa noite ao papai, ao irmãozinho, para as bonecas, estrelas e lua, e depois leremos uma história”. Dessa forma, seu filho sabe o que está por vir e quais são os parâmetros. Depois, certifique-se de que as boas noites sejam breves (exceto as de mamãe ou papai, onde beijos e abraços longos e desleixados são essenciais).

 

Leia histórias para dormir

Ler livros juntos pode ser o momento mais agradável da noite e outro momento em que seu filho pode exercer um pouco de independência. Deixe-o escolher algumas histórias para ler, mas reduza as opções ou você estará dormindo antes que ele decida. Em seguida, aconchegue-se no mesmo local todas as noites – na cama do seu bebê, na cadeira de balanço, o que for mais confortável – e leia. Qualquer livro com um tema de sonolência serve ou o que quer que seja o seu favorito no momento. Tente ficar longe de histórias estridentes, especialmente envolvendo monstros, e não exagere na interpretação (guarde isso para a leitura diurna). O objetivo é acalmar e relaxar, não excitar seu bebê a ponto de ele não querer mais dormir. Se o seu filho estiver nervoso, pule os livros e toque sua canção de ninar favorita. Ouça algumas músicas, aconchegue-se e cante.

 

Dê beijos e abraços noturnos à sua criança

Depois de terminar a última história ou música, coloque seu bebê na cama com seu bicho de pelúcia especial e acenda a luz noturna (se tiver medo do escuro). Reserve cinco minutos para sentar ao lado dele e conversar sobre o dia (“Nós nos divertimos muito com o slime esta manhã!”). Essa é uma técnica para marcar os destaques e uma maneira fácil de melhorar suas habilidades de memória e linguagem. Diga a ele que você o ama, dê-lhe um beijo e um abraço e depois diga boa-noite. Adicione um alegre “Vejo você de manhã!” antes de sair do quarto. Se ele ficar chateado ou chorar, diga que você voltará em alguns minutos para checá-lo. Então mantenha sua promessa. As chances são de que ele esteja dormindo profundamente quando você voltar (e poderá contemplar a visão comovente de seu bebê adormecido).

Me siga nas redes sociais!

Back To Top