Medos, ansiedade, incertezas são apenas alguns dos sentimentos que passam na cabeça do pais quando esses estão planejando a gravidez. Um novo membro da família vai muito além de montar um enxoval lindo. Por mais que a gente queira, nunca conseguiremos determinar a data da concepção dos filhos.  A única coisa que podemos fazer é que até a concepção, você tenha um estilo de vida que lhe proporcione uma gestação saudável. Portanto, embarque nesse trem acreditando que será uma ótima viagem e que ela exige preparação para que o fim dela seja feliz.

O que quero dizer com isso é que como não dá para ter noção de quando será a concepção, não adianta ficar angustiada e ansiosa. Se preferir, nem comente com familiares que vocês estão tentando ter filhos. Durante o primeiro ano de tentativa, aproveitem cada minuto que puderem para se curtirem, planejarem e sonharem com a família que vocês estão projetando.

Agora, você já parou de tomar anticoncepcional. Então, há algumas situações que eu recomendaria adotar para ter uma futura gestação saudável durante esse período “tentante”.

Planejando uma gestação saudável

Visite seu médico

A primeira pessoa que vocês precisam avisar que querem engravidar é o médico ginecologista que você costuma frequentar. Ele irá pedir uma bateria de exames para analisar como está sua saúde. Provavelmente irá recomendar a ingestão de ácido fólico – uma vitamina importante que ajuda prevenir deficiências no bebê. Além disso, você também pode pedir para que ele lhe prescreva uma ultrassonografia para verificar as condições do seu útero. Eu lembro que pedi isso quando tinha apenas 18 anos de idade e nem tinha ideia de ser mãe ainda, porém queria ter certeza que eu poderia ser mãe.

Sedentarismo, nunca mais!

A melhor maneira de fazer o corpo trabalhar a todo vapor é fazer atividade física, pelo menos 30 minutos todos os dias. Movimentar-se faz parte do ser humano. Não fomos criados para ficarmos na inércia. Um corpo em movimento alinha diversos fatores do nosso corpo, como por exemplo o intestino.

Antes de engravidar você já pode começar a praticar atividades física e fortalecer toda a sua estrutura para que a gravidez evolua de forma saudável também. Quando surgir o positivo, você poderá continuar a fazer exercícios físicos, contudo, será necessário um acompanhamento personalizado, pois agora você faz parte de um grupo de risco (Eu sei que você não está doente. Mas seu corpo está trabalhando por dois, melhor prevenir qualquer situação)

Boa alimentação

gestação saudável com alimentação saudável

Para isso é recomendado uma consulta à nutricionista, pois ela lhe passará muitas dicas de como ter uma vida saudável, sem exageros e ganhar peso dentro do recomendado para você. Dieta restritiva somente sob recomendação médica. Porém existem alimentos que se ingeridos em excesso podem fazer com que você desenvolva diabetes e pressão alta.

Nessa fase de planejamento da gravidez, é ideal já excluir alguns hábitos como o cigarro e o álcool em excesso. Esses dois fatores podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Visite seu dentista

visita ao dentista gravidez

Você sabia que grande parte dos partos prematuros em bebês são ocasionados por problemas na saúde bucal da mãe? Para prevenir isso, o ideal é fazer sua consulta ao dentista e tratamentos necessários antes da gravidez. Durante o período gestacional, é recomendado o retorno ao dentista, para passar por uma nova avaliação, visto que com as oscilações hormonais todo corpo passa por transformação.

Você pode ser uma tentante. Mas é uma tentante que planeja a gravidez ardentemente como planejou seu casamento. Faça o melhor que puder. Você tendo as informações na sua mão poderá fazer as melhores escolhas. Você pode até ter o parto que você não queria, mas de qualquer jeito se permitiu conhecer os dois lados da moeda.

Você se permitiu planejar e estudar cada aspecto do que você irá viver durante uma jornada de 9 meses, de uma vida inteira. Você demonstrará amor pelo seu filho, desde esse momento, que você deita na sua cama e sonha com seu sorriso.

Você já é a melhor mãe que seu filho poderia ter. Afinal de contas, você já deu o primeiro passo e está em busca de como ter uma gestação saudável! Se você já recebeu seu positivo: Parabéns!!!!

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente

Confira também