skip to Main Content

Cuidados com a pele e cabelo requerem ajuda profissional

Nos últimos anos, tanto mulheres quanto homens começaram a se preocupar ainda mais com a sua beleza e bem-estar, a fim de se sentir melhor e preservar a saúde física e mental. Diante desse cenário favorável, muitas clínicas de estética surgiram, trazendo diversos tratamentos e métodos que visam cuidar da pele e do cabelo do paciente de forma extremamente eficiente.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Quando procurar um profissional?

O ideal é sempre fazer um acompanhamento para manter a saúde em dia, porém é bastante comum que os pacientes procurem a ajuda de um especialista apenas quando o problema já está em estágio avançado, dificultando o tratamento e podendo implicar em sérias consequências. Por isso, o recomendado é buscar atendimento o mais rápido possível ao notar algum sinal ou alteração na pele ou cabelo, a fim de conseguir saná-lo de forma rápida e eficaz.

Para que o profissional possa entender o quadro e identificar o melhor tratamento para o cliente, é preciso que ele faça uma análise aprofundada e peça os exames específicos. Existem algumas situações recorrentes e que precisam da atenção dos pacientes, tais como:

Queda de cabelo

Um dos problemas mais frequentes entre a população, a queda de cabelo pode estar relacionada com o estilo de vida do paciente, sendo uma situação muitas vezes desencadeada pela deficiência de nutrientes, pelo estresse ou por complicações hormonais.

Por isso, caso você note alguma mudança na quantidade de cabelos perdidos, procure por um especialista para que ele identifique a razão e invista no tratamento adequado para recuperar os fios perdidos.

Cravos e espinhas

Mesmo sendo considerados normais e comuns na adolescência, os cravos e espinhas podem trazer marcas permanentes, como manchas e cicatrizes. Essas manifestações podem surgir por causa da alimentação, exposição ao sol, excesso de maquiagem, tipo de pele ou devido a produtos de beleza. Quando elas surgem em excesso, independentemente da faixa etária, é preciso procurar um médico para que ele identifique o problema e trate-o da forma mais adequada.

Coceira, vermelhidão e descamação

Diversos fatores podem ocasionar esses problemas, tais como uma picada de pernilongo ou uma alergia ou irritação, conhecidas como dermatites ou eczema. Esses problemas devem ser tratados da melhor forma possível, uma vez que ambos podem formar feridas e abrir caminho para infecções e problemas sérios na pele do paciente.

Pele seca ou oleosa em excesso

A hidratação ideal está relacionada ao tipo de pele e ao ambiente. Sendo assim, é muito importante procurar um médico especializado para avaliar qual é o seu caso e entender quais produtos e procedimentos são mais indicados para você, podendo assim reequilibrar a pele e evitar o surgimento de acnes ou a descamação.

É preciso entender que vários fatores podem desencadear esses problemas citados, assim como o biotipo da pessoa, alteração hormonal e idade, e são estes aspectos que irão influenciar no tipo de tratamento ao qual o profissional irá prescrever.

Principais cuidados e tratamentos para pele e cabelo

Pele

Hoje podemos encontrar diversos tratamento tanto para prevenção como para tratamento da pele. Um deles é a limpeza de pele profunda, que deve ser realizada periodicamente: o ideal é realizá-la em uma clínica de estética profissional, pois eles utilizam os produtos adequados e aprovados pelos agentes fiscalizadores e contam com profissionais altamente qualificados para a realização do procedimento.

Outro tipo de tratamento é o peeling, que ajuda na renovação mais profunda da pele por meio da retirada das células mortas. Geralmente os dermatologistas recomendam que o procedimento seja feito uma vez por mês.

Os sinais do envelhecimento, como o aparecimento de rugas, também podem ser amenizados com aplicações de produtos em pontos estratégicos. Um dos principais produtos é a toxina botulínica, que inibe temporariamente as contrações musculares. Contudo, antes de realizar qualquer um desses cuidados e tratamentos, é essencial procurar um especialista.

Para cuidar e evitar qualquer problema com a pele é recomendado:

  • Utilizar diariamente protetor solar;
  • Evitar exposição ao sol em horários inadequados
  • Retirar a maquiagem antes de dormir;
  • Evitar água muito quente na pele;
  • Tomar bastante água;
  • Ter uma dieta equilibrada;
  • Utilizar produtos específicos para sua pele.

Cabelo

Os tratamentos capilares são diversos, existem muitos produtos aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde), que ajudam a fortalecer e dar o brilho ideal aos fios. Muitos deles contam com vitaminas em sua composição, que são absorvidas pelo couro cabeludo e servem para fazer a hidratação do cabelo.

Porém, é preciso procurar uma clínica médica quando for notado algum tipo de disfunção ou distúrbio capilar, como queda de cabelo acentuada, aparição de calvície, descamação, inflamação e doenças do próprio fio.

Geralmente os médicos solicitam a tricoscopia para avaliar o couro cabeludo e os fios do indivíduo, identificando uma alteração possível no local. Outras avaliações podem ser solicitadas pelo tricologista para completar o diagnóstico dos pacientes como:

  • Tricograma: estuda microscopicamente o cabelo por meio da coleta de uma amostra;
  • Biópsia do couro cabeludo: remove uma pequena amostra do couro cabeludo para análise laboratorial.

Após o diagnóstico, o especialista pode identificar o problema — que muitas vezes está relacionado a questões hormonais ou de estresse — e indicar um produto manipulado ou algum medicamento específico.

Assim como na pele, é preciso ter alguns cuidados especiais com os fios, tais como:

  • Lave os cabelos corretamente colocando apenas o shampoo no couro cabeludo, massageando apenas essa parte. O condicionador deve ser aplicado a 4 dedos de distância da raiz para que ele feche as cutículas e faça a hidratação necessária;
  • Não utilize água muito quente para lavar o cabelo, opte sempre por utilizar água morna;
  • Tenha cuidado ao secar os fios, usando toalhas com um tecido macio. É recomendado sempre deixar os fios secarem naturalmente;
  • Aposte em tratamento capilares, como o cronograma capilar que ajuda a nutrir reconstruir e hidratar os fios;
  • Proteja os fios do sol utilizando chapéus e bonés ou leave-ins e óleos que possuem filtro UV em sua composição;
  • Aposte em alimentos saudáveis;
  • Tenha atenção redobrada com o couro cabeludo, evitando banhos quentes, retirando muito bem os produtos e evitando o uso de produtos químicos.

Como citado, é recomendado procurar um especialista sempre que notar algum tipo de alteração em sua pele ou cabelo para garantir um diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado.

Back To Top