skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

UBER: a criança precisa utilizar a cadeirinha?

UBER: A Criança Precisa Utilizar A Cadeirinha?

Confesso que sou usuário assídua do aplicativo, até porque ele proporciona flexibilidade para nosso lar. Por exemplo: Não precisamos ter dois carros, consequentemente é menos imposto, um seguro a menos e também gasto zero com manutenção. Talvez os motivos que te levem a utilizar da UBER podem ser diversos desde ter levado o carro para o conserto, fazer um passeio com a família ou a dificuldade de estacionamento, principalmente nas praias e até mesmo a economia doméstica.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Mas quando se tem filhos, precisamos pensar primeiramente na segurança delas, certo? É fato que a maior parte dos carros que prestam serviços com a UBER não tem cadeirinha para levar as crianças. Na verdade, em nenhuma das viagens com a UBER os motoristas estavam preparados para receber crianças em seus carros, ou seja, não havia assento de nenhum modelo. Você sabia que pela lei, eles estão infringindo uma resolução que obriga o uso de equipamento apropriado para a  faixa etária da criança e por isso podem ser autuados?

Se você tem um bebezinho, é imprescindível o uso do bebê conforto, e na verdade é bem fácil carregar, até mesmo para utilizar o serviço. Mas se você tem uma criança de 1-4 anos, é bem mais complicado desacoplar a cadeirinha e colocar no carro da UBER. Não é nada prático. O ideal é que todos que prestam esse serviço tivessem disponível para seus clientes a cadeirinha.

Antes que você me diga que os táxis não tem cadeirinhas apropriadas para transportar crianças, saiba que eles funcionam em uma modalidade diferente da UBER, que é considerado um serviço privado. Eu também não sabia disso, mas segundo a Resolução 277 da Conatran (Conselho Nacional de Trânsito) há exceções. 

Segundo essa resolução, as  exigências relativas ao uso das cadeirinhas para as crianças não se aplicam aos veículos de transporte coletivo (como ônibus), transporte escolar, veículos de aluguel, táxis e aos demais veículos com peso bruto total acima de 3,5 toneladas.

Contudo, o motorista da UBER que forem flagrados transportando crianças de modo irregular, podem ser autuados com uma multa no valor de R$ 293,47 (valor de 2016), além disso, o motorista irá ganhar 7 pontos na carteira de habilitação e ainda pode ter seu veículo apreendido.  Dito isso, saiba que o motorista da UBER pode recusar sua corrida por não ter assento apropriado para seu filho, caso você também não disponibilize.


E antes de você reclamar comigo que isso parece ser injusto, o Brasil não é único país que tem esse tipo de lei, viu! Na Austrália, as mães que utilizam o serviço da UBER também passam pela mesma situação.

 

Lembre-se que estamos falando sobre a segurança do seu filho. A mesma punição você irá receber se transportar seu filho seu o equipamento de segurança apropriado para a idade dele. Eu já ouvi várias vezes sobre como antigamente não havia essa questão das cadeirinhas, contudo, você sabia que o trânsito é a principal causa de morte de crianças até 14 anos no Brasil? Todos os dias, 3 crianças morrem no trânsito!

Da próxima vez que você utilizar os serviços da UBER já não pode dizer que não sabia dessas informações, não é mesmo?

Você costuma utilizar a UBER como meio de transporte? Compartilhe conosco alguma situação inusitada que aconteceu com você:

Back To Top