skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Criança com TDAH, saiba como estimular o aprendizado

Criança Com TDAH, Saiba Como Estimular O Aprendizado

Segundo a Associação Brasileira do Défict de Atenção (ABDA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atinge de 3 a 5% das crianças em idade escolar¹. A síndrome, que acomete mais meninos que meninas, ocorre devido a uma baixa concentração de dopamina e/ou noradrenalina em regiões sinápticas do lobo frontal, e leva a criança à falta de atenção, inquietude e impulsividade e, consequentemente,  dificuldade no aprendizado.

Para estimular o desenvolvimento destas crianças é necessário um tratamento  multidisciplinar com a combinação de medicamentos e orientação de diferentes profissionais, como neuropsicólogos, psicopedagogos, além do suporte familiar. Mas, como os pais podem colaborar para que esse processo seja enriquecedor e sem traumas para a criança? A pediatra Denise Katz (CRM 63548-SP) explica que o passo a passo é simples. Confira:

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Crie uma relação de confiança, mas imponha regras


É importante que a criança confie em seus pais e professores e que a relação não seja baseada no medo, para que ela tenha total liberdade para se desenvolver à sua maneira.  Estabeleça regras objetivas e as reforce constantemente. Crianças com TDAH têm mais dificuldade do que as outras de assimilação. Uma boa maneira de fixar conhecimentos específicos é escrevendo bilhetinhos que permaneçam sempre no campo visual da criança, além de repetir as instruções sempre que necessário.

 

Reforce comportamentos positivos com elogios

 

Pais, fiquem atentos ao seu filho para elogiá-lo sempre que ele tiver bons comportamentos. O reforço positivo proporciona um aprendizado mais rápido para a criança e dá segurança na realização de suas atividades, melhorando a autoestima da criança.

 

Evite comparações com outras crianças

 

A criança com TDAH pode realizar algumas tarefas de forma diferente de outras crianças e com algumas dificuldades causadas pela falta de atenção. Podem reincidir nos mesmo erros, não terminar a atividade que começou ou demorar mais tempo para concluí-las. Tenha paciência e evite compará-las com outras crianças que realizem suas tarefas de modo diferente. Respeite o tempo do seu filho!

Crie o hábito de fazer lições e atividades escolares com seu filho

 


A interação dos pais com as crianças ao realizar as atividades escolares em casa é fundamental no aprendizado de qualquer criança. Àquelas que têm TDAH é ainda mais importante.  Ajude seu filho nas tarefas; divida os assuntos por blocos; selecione dúvidas para levar ao professor e o estimule sempre mostrando sua capacidade.

Uma boa dica para que este momento flua com tranquilidade é optar por lugares calmos e longe de distrações.  Mas fique atento, não sobrecarregue demais seu filho. Isso pode tornar o processo de aprendizado e atenção mais difícil.


“O TDAH é desafiador. A criança com o distúrbio tem dificuldade de lidar com os diversos estímulos e controlar impulsos. O tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, uma combinação medicamentos que aumentem os níveis de neurotransmissores, terapia, treinos cognitivos com neuropsicólogos, psicopedagogos, pediatra e auxílio familiar.

 

Pais e professores, que têm contato diário com a criança, devem entender o potencial e limitações dos pequenos para traçarem juntos e com outros profissionais a melhor maneira de ajudá-los a se desenvolver”, explica a especialista infantil.

 

Suplemento de Ômega 3 pode ajudar a criança com  TDAH

A Mantecorp Farmasa trouxe ao mercado o Ommax, uma opção de complemento alimentar composto de Ômega 3, com DHA e EPA – ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa –, que tem importante papel na formação cerebral e desenvolvimento das funções cognitivas das crianças. O Ômega 3 ajuda significativamente no domínio de atenção e comportamento, melhoria nas habilidades de aprendizagem e desempenho escolar e redução dos sintomas do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), além de benefícios para o sistema imunológico e cardiovascular das crianças. 3-10.  Importado da Noruega, Ommax possui cápsulas mastigáveis no sabor de tutti frutti, sem açúcares, corantes, o que proporciona fácil adesão. A embalagem possui 90 cápsulas de 500 mg e é recomendada a ingestão de 2 cápsulas por dia. NÃO CONTÉM GLÚTEN

 

Compartilhe conosco quais são as suas principais dificuldades que a criança com TDAH te proporciona. De que maneira esse conteúdo te ajudou a (re)pensar sobre o estímulo que você pode proporcionar ao seu filho?

Back To Top