skip to Main Content

Treinamento do sono para bebês: Saiba como funciona a técnica

treinamento do sono para bebês

Conseguir que o bebê durma durante uma noite inteira pode gerar muitos questionamentos e conflitos para a maioria dos pais. Quem assistiu a série Turma de Peito da Netflix tem uma pequena ideia de como isso pode ser cansativo.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A busca para promover bons hábitos de sono na criança deve se dar desde os primeiros meses de vida, auxiliando em um desenvolvimento mais saudável. Porém, existem muitas dúvidas relacionadas ao sono da criança. Devemos correr imediatamente ao quarto ao primeiro sinal de choro? Embalá-lo até adormecer? Ou seguir outras técnicas, como a de deixar a criança chorar até pegar no sono?

Segundo a consultora do sono materno-infantil, Ana Paula Franz, de Blumenau (SC), o treinamento de sono é um método no qual o bebê aprende a adormecer por conta própria. Mas, atenção, é preciso ter alguns cuidados antes de iniciar o processo.

Anúncio

O que é o treinamento do sono para bebês?

“É preciso destacar que o procedimento de ensinar o bebê a dormir é diferente do treinamento do sono. Ensinar a criança a ter bons hábitos de sono, significa se adaptar e agir de acordo com as diferentes fases de desenvolvimento e capacidade da própria criança. Já o treinamento de sono é uma intervenção realizada por um profissional especializado, após alguns sinais de que a aprendizagem de sono já foi comprometida”, alerta a consultora.

Existem muitas teorias que pretendem auxiliar os pais neste processo de desenvolvimento do sono. Uma delas explica que é preciso deixar a criança chorando sem consolo para que ela adormeça por contra própria. “Ao submeter a criança a essa prática, os pais causam um grande estresse emocional no filho. Além disso, pode causar insegurança e desconfiança, visto que o processo de sono requer exatamente o contrário”, finaliza Ana.

O treinamento do sono é recomendado quando a criança apresenta um desenvolvimento físico e emocional comprometido, e deve ser realizado por meio de muito carinho e acolhimento. A consultora alerta que o processo de aprendizado para bebês é de no máximo até o décimo oitavo mês de vida.

Anúncio

Após esse período, a intervenção é considerada uma reeducação de sono, podendo ser algo mais complexo e de duração a longo prazo. Para que o treinamento seja realizado da forma correta, é preciso estar atento a alguns requisitos necessários:

  • A criança deve ter mais de 6 meses de vida;
  • É preciso fazer um estudo da saúde pediátrica e emocional do bebê;
  • Verificar os padrões alimentares do bebê:
  • Modificar a rotina ou a abordagem seguida anteriormente;
  • Possuir um acompanhamento de um profissional qualificado e saber distinguir um treinamento do processo de ensinar a criança a dormir;
  • Estar atento às respostas de comportamento e desenvolvimento do bebê.
Anúncio

Compartilhe conosco, quais são os desafios que você sente em relação a rotina do sono do seu filho? E como você conseguiu superar as dificuldades?

Anúncio
Back To Top