skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Ganhar peso na gravidez, por que é tão importante?

Ganhar Peso Na Gravidez, Por Que é Tão Importante?

A última coisa que uma grávida quer ouvir é sobre o tamanho da sua barriga, ou sobre como ela está com cara de grávida, inchada, etc. A gente sabe que é natural o ganho de peso e que também vamos nos sentir enormes, não importa quantos quilos nós ganhemos na gravidez. Mas as pessoas não precisam falar sobre o ganho de peso, ou sobre nosso quadril estar mais largo, ou que nossos peitos parecem que vão explodir, não é mesmo?

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

O fato é que nosso corpo está se adaptando para gestar e parir o bebê. Essas mudanças são normais da gravidez e conviver com elas é preciso. Mas você sabe porque ganhar peso na gravidez é importante? Continue lendo para descobrir!

 

Quantos quilos você pode ganhar na gravidez?

Essa é uma curiosidade bem comum das grávidas, há aquelas que não querem ganhar nenhuma grama e outras que já pensam que podem comer de tudo e ganhar quantos quilos quiserem. Mas não é bem assim!

Durante a gravidez é importante que a mulher tenha uma alimentação saudável, faça uma atividade física regularmente e tenha o aumento de peso sob controle, para garantir uma boa recuperação pós-parto e a saúde do bebê também. Portanto, nada de restrições alimentares desnecessárias, viu.

Uma avaliação nutricional é recomendada pois o especialista irá analisar seu biotipo e ainda recomendar um plano alimentar de forma a atingir as necessidades nutricionais suas e de seu bebê.

A maioria dos especialistas estima que um banho de 11 a 18 quilos é essencial, contudo, vai depender muito do seu índice de massa corporal pré-gestacional (IMC). Sendo que gestantes abaixo do índice podem adquirir um pouco mais de peso e gestante com excesso de peso precisam um pouco mais de atenção e cuidados alimentares.

Se você está grávida de múltiplos, seu ganho de peso na gravidez, obviamente, será maior.

As vantagens para o ganho de peso na gravidez

 

Algumas gestantes relatam a perda de peso no início da gravidez por conta dos enjoos matinais, mas nada que nos próximos meses não consiga ser recuperado. O ganho de peso na gravidez acontece principalmente nos últimos meses de gravidez.

 

  1. É importante para o bebê

Seu bebê em crescimento precisa desses quilos para que aconteça o seu desenvolvimento e que ele possa crescer e ficar forte. As mulheres que não ganham peso suficiente durante a gravidez têm um risco maior de ter um bebê prematuro ou com baixo peso ao nascer. Isso pode causar problemas de saúde para o bebê, incluindo problemas respiratórios, cardíacos e digestivos, no nascimento e mais tarde na vida.

 

  1. Você pode culpar os hormônios

Quando você está grávida, seus hormônios ligam os desejos, fazem com que certos alimentos tenham um sabor incrível, enquanto outros nem tanto. O seu corpo entra em modo de armazenamento, leia-se: estocagem mesmo! Ele começa a armazenar as calorias extras em reservas de gordura para serem usadas depois para nutrir o bebê.

 

  1. Seus seios parecem fantásticos.

À medida que os hormônios da gravidez aumentam, o mesmo acontece com o tamanho do seu sutiã. Sabia que você pode ganhar até dois quilos em seus seios devido ao aumento de líquidos, inchaço dos tecidos e produção de leite precoce? Aproveite para experimentar as alegrias do decote! Eu nunca tive peito grande, mas na gestação e amamentação é uma alegria que só! Rsrs

 

  1. Fique tranquila ou triste! Mas esse bumbum grande não é permanente.

Saiba que as mudanças físicas que você está enfrentando não durarão para sempre. Isso talvez te ajuda a ficar mais tranquila com relação às suas curvas gestacionais e passar a curtir mais esse período.

 

  1. Você pode voltar ao seu peso pré-gestacional

No momento em que o bebê nasce, você já perde alguns quilos. Afinal de contas, sai de você o peso do bebê, da bolsa, todo o líquido amniótico e da placenta. Algumas semanas mais tarde, os hormônios de produção de bebês se nivelam, permitindo que seu corpo liberte os líquidos retidos e comecem a atacar as gordurinhas acumuladas.

Após a liberação do seu médico, poderá voltar (ou começar) a rotina exercícios físicos e moderados, o que vai te ajudar a perder o peso restante. Em breve, você estará fechando aquela sua calça jeans pré-gravidez, acredite!

Me conta, qual a mudança física que mais te incomodou durante a gravidez?

Back To Top