skip to Main Content
Sexualidade Na Gravidez – Quebrando Tabus

Sexualidade na gravidez – Quebrando tabus

Quando o assunto é gravidez, as dúvidas são muito comuns e surgem facilmente os questionamentos e receios, inclusive, sobre o sexo nesse período. Provavelmente, você já passou por isso ou, talvez, conheça alguém que tenha tido algumas dúvidas. É importante compreendermos que são muitos aspectos que circundam o período gestacional e que estão envolvidas na diminuição da frequência sexual, como crenças, mitos, tabus, a própria cultura, além dos aspectos hormonais e físicos e que, consequentemente, podem gerar afastamentos e possíveis conflitos entre o casal.

As perguntas mais comuns são relacionadas à prática sexual, ou seja, se pode, deve ou não ter relações sexuais na gestação, se o sexo pode machucar o bebê e questionamentos até sobre o desejo, do motivo para não ter vontade ou estranhamento por tê-lo. As dúvidas também se estendem a respeito do casal: como é possível lidar com todas essas mudanças sem afetar a relação e/ou casamento.

O interesse sexual pode variar no período gestacional e as alterações são justificadas devido às grandes mudanças emocionais, biológicas, fisiológicas e comportamentais. Essa fase inclui novas formas de sentir prazer, sendo muito importante que o casal busque adaptações, pois são tão precisas, quanto possíveis nesse período.

É muito importante que o casal esteja próximo e ligado emocionalmente para melhor passar por essa fase. Devido a tantas mudanças, os conflitos e estresse, às vezes, são inevitáveis, mas, mesmo assim, é possível manter ou resgatar a união do casal para que possa se adaptar e aprender as necessidades um do outro. Dessa forma, o caminho e o percurso se tornam mais fáceis. No entanto, quando isso não é suficiente, torna-se importante buscar orientação de um profissional especializado.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Unimed promove palestra sobre sexualidade na gravidez e no pós-parto

A sexualidade durante a gestação e no pós-parto ainda é envolta em dúvidas e cercada de mitos. Por isso, a Unimed Jaraguá do Sul vai promover, no próximo dia 4, às 19h, uma palestra específica sobre o tema.

Aberta à população em geral, a inciativa tem como objetivo mostrar aos participantes que a gravidez pode ser uma oportunidade para o casal fortalecer a intimidade e melhorar a vida sexual. A palestra será ministrada pela psicóloga e terapeuta sexual Andreia A. Fiamoncini, na sede da Unimed, instalada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro.

As inscrições são limitadas e gratuitas. Para participar, também é solicitada a doação voluntária de um quilo de alimento não-perecível por pessoa. As doações serão repassadas ao Serviço de Acolhimento Institucional Centro. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (47) 2106-2202 ou pelo e-mail enfermagemnaps03@jaragua.unimedsc.com.br.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top