skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Sete enigmas e um tesouro – Resenha

Sete Enigmas E Um Tesouro – Resenha

O primeiro livro que li, pelo menos que me lembre, foi A Turma da Rua XV, de Marçal Aquino. Com um enredo cheio de mistérios, polícia, dinheiro e uma turma de adolescentes que resolvem bancar os detetives do bairro. E por que eu começo falando sobre esse livro que não é o livro da resenha? Simples, porque a obra do jornalista Maurício Zágari os “Sete enigmas e um tesouro” cativou da mesma forma como o do Marçal Aquino e porque pode ter o mesmo efeito em que ler.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Na trama de Zágari, Daniel e seus amigos estão envolvidos com uma gincana em sua igreja. O seu melhor amigo, Marcos, é o responsável por espalhar as pistas pela cidade para que os outros encontrem o tesouro. Porém, tudo muda quando os pais de Marcos ligam para Daniel à procura de seu filho, que não havia retornado para casa o dia todo. Eles estavam preocupados com ele, pois ele precisava tomar sua dose diária de insulina, caso contrário passaria mal por conta da diabetes. É aí que a grande aventura começa!

Cada um dos enigmas pode ser entendido como uma lição ou a experiência da busca pela resposta se tornam valiosos aprendizados para Daniel, e como consequência para quem mergulha na leitura de “Sete enigmas e um tesouro”.


 

3 aprendizados do livro Sete Enigmas e um tesouro

 

1. Não tenha vergonha de seus valores

O livro tem como base valores bíblicos a partir da perspectiva do que Deus planejou para o homem quando o criou. Aborda questões sobre namoro santo, preconceitos, discernimento espiritual. O personagem principal é um adolescente e seus hormônios colocam em prova sua fé. O que um garoto é capaz de fazer para agradar uma menina linda que dá em cima dele todo momento?

É bem comum que para se encaixar em determinados grupos seja na escola, trabalho, faculdade e até mesmo na igreja o comportamento se adapte àquele lugar, às regras e talvez até a maneira de falar seja diferente. Quem sabe quando alguém fala algo que vai contra seus valores você fique calado para preservar a amizade? Afinal de contas, existe muito medo da rejeição social. Na obra, o autor mostra as consequências de esconder sua fé por medo de parecer “careta”.

 

2. Distrações podem ser perigosas

Quando temos um alvo para atingir, inicialmente, estamos com pique total e nosso pensamento é todo voltado para a conquista dele. Nossos esforços são para torná-lo real e até é fácil dizer “não” para outras coisas.

Contudo, à medida que o tempo passa e os obstáculos se tornam maiores e mais desafiadores, nossa energia tende a desvanecer e as distrações começam a ocupar a nossa mente. No caso do Daniel é uma menina ruiva, muito bonita, por sinal. Mas poderia ter sido a tecnologia, os amigos e outras inúmeras possibilidades. 

A parte mais importante é lembrar a “Big Picture” ou ter um quadro visual mesmo que o ajude a ter mente seu alvo. Para se certificar que isso esteja sempre à vista, na mente e no coração. Para que quando o desânimo bater ou as distrações tentarem ser mais fortes, aquilo motive a continuar e superar mais uma dificuldade da vida.

 

3. Valorize o que realmente importa

 

Em uma corrida pelo tesouro é natural que o objetivo seja conquistá-lo. Ser o primeiro a abrir o baú.. Afinal de contas, Daniel superou várias adversidades, decifrou todos os enigmas, resistiu às distrações, nada mais justo do que receber a recompensa, certo?

… Bem, depende!

E essa é uma das mais valiosas lições do livro “Sete enigmas e um tesouro”. Daniel apernde que há coisas na vida que não há dinheiro ou tesouros que seja tão significante quanto a vida de uma pessoa.

 

Além dessas lições preciosas, durante o enredo o autor traz algumas curiosidades bíblicas e as charadas são bem interessantes, complexas e todas baseadas em passagens do livro vendido no mundo todo, a Bíblia. Isso desperta a atenção do leitor, fazendo com que ele permaneça com o livro aberto na tentativa de ajudar Daniel a decifrar os enigmas.

O livro é também um ótimo recurso para os pais, professores e líderes de adolescentes e jovens que podem usar a obra como excelente material para a promoção de debates, discussões e palestras

sete enigmas e um tesouro - Maurício Zágari

Ficha técnica:

Editora: Mundo Cristão

ISBN: 978-85-433-0317-8

Páginas:144

Formato: 14X21

Preço: R$ 26,90

Back To Top