skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Estilo de vida saudável para o corpo, mente e espírito

Estilo De Vida Saudável Para O Corpo, Mente E Espírito

Atualmente, grande parte da população busca alternativas para viver com mais plenitude, garantindo longevidade e, consequentemente, mais saúde. O estilo de vida saudável ganhou milhares de adeptos nos últimos anos, seja com foco em emagrecimento ou apenas para assegurar uma rotina mais equilibrada.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Engana-se quem pensa que, para isso, é necessário grande investimento financeiro. Segundo a médica nutróloga Cristiane Molon, a vida saudável está acessível a todos. “Conquistar mais qualidade de vida não é algo inatingível. Pequenos hábitos podem gerar grandes transformações de dentro para fora”, indica.

A especialista explica que, para alcançar a melhora da qualidade de vida, é necessário encontrar formas de estabelecer a harmonia de todos os pilares, não apenas da alimentação e da atividade física. “Além disso, é preciso gerenciar o sono e o estresse e estabelecer equilíbrio emocional e espiritual”, destaca.

Hábitos essenciais para estilo de vida saudável

Sono de qualidade

Dormir mais cedo, antes das 23h, garante um sono reparador e relaxante. O ideal é optar por um quarto bem escuro e se desconectar de equipamentos luminosos, como TV e celular. É fundamental se desligar, deixar as preocupações de lado. Outra indicação é usar técnicas respiratórias para esvaziar a mente antes de dormir.

 

Redução de açúcar

Esse ingrediente altera os neurotransmissores cerebrais relacionados ao bem-estar, deixando quem consumiu agitado e inquieto. A nutróloga recomenda substituí-lo pelo açúcar natural das frutas, assim como diminuir a quantidade no café e no chá e a ingestão de guloseimas.

Corpo em movimento

Quando se pratica algum exercício, o organismo é estimulado a liberar endorfina, relacionada à energia e disposição. A sugestão da especialista é encontrar uma atividade que seja prazerosa e incluí-la na rotina cinco vezes por semana com, no mínimo, 20 minutos de duração.

Gerenciar o estresse

A médica nutróloga indica que o primeiro passo é identificar a origem do transtorno e buscar medidas para amenizá-lo. Fazer pausas durante o dia ajuda a relaxar. Deve-se evitar levar trabalho para casa e trabalhar nos fins de semana. É preciso tirar um tempo também para o lazer e o descanso.

Saúde emocional e espiritual em foco

Não existe saudabilidade se a mente não está em ordem. Meditar ajuda a enxergar situações desagradáveis com mais clareza. Tentar ver o lado positivo e conversar sobre as emoções minimizam as dificuldades. A médica ainda ensina outros truques para acalmar a mente, como observar a respiração, silenciar e tirar o foco do problema.

Sair para se divertir, ter um hobby, dançar, ter amigos e criar o hábito de agradecer fortalecem o equilíbrio corpo e mente. O contato essencial com a natureza também auxilia as pessoas a se conectarem consigo mesmas.

Sobre a Dra. Cristiane Molon

Médica especializada em nutrologia com pós-graduação em Prática Ortomolecular e em Saúde da Família. Para conferir outras dicas, basta segui-la nas redes sociais. www.cristianemolon.com.br

Back To Top