skip to Main Content
Sentar Sozinho: Quando O Bebê Vai Ganhar Essa Nova Habilidade?

Sentar sozinho: Quando o bebê vai ganhar essa nova habilidade?

Assistir o bebê ganhar a independência é emocionante. Uma das principais realizações que todo pai ou mãe aguarda é quando ele poderá se sentar sozinha. O mais legal de tudo é que vocês como pais, podem ajudar o bebê a ganhar essas habilidades motoras e ajudá-lo a sentar-se sozinho. Veja como.

Antes que ele aprenda a sentar sozinho

Saber o que procurar e como ajudar seu bebê a aprender a sentar-se sozinho é importante. Seu bebê pode começar a sentar-se a partir dos 4 meses de idade ou até aos 9 meses de idade. Não tente apressar. Tenha certeza de que seu bebê tem algumas habilidades motoras específicas, como: ele deve ser capaz de manter o pescoço erguido, ter algum equilíbrio nos músculos do tronco.

Preparando-se para se sentar

Desde a concepção, seu bebê passou o tempo brincando dentro da barriga, o que ajuda a fortalecer os músculos do pescoço, estômago e costas do bebê. Em geral, os músculos dos bebês se fortalecem da cabeça aos pés, assim, depois que os músculos do pescoço ganham força, a parte superior das costas e a parte inferior das costas são os próximos.

Você saberá que os músculos estão ficando mais fortes quando ele começa a levantar a cabeça do chão para olhar horizontalmente. Para ajudar o bebê a obter essas habilidades motoras, mude sua posição com frequência. Por exemplo, coloque-o de costas para a barriga e do berço para o chão. Certifique-se de que ele está ficando com a barriga apenas quando estiver acordado e quando você estiver na sala para supervisioná-lo.

Tempo de barriga para baixo

No começo, seu bebê pode não gostar de ficar de barriga para baixo. Mas é muito importante para ela ter esse tempo. É como ela vai ganhar os músculos necessários para sentar e para os futuros marcos. Você pode tentar aliviá-lo, colocando-a em seu peito com a barriga para baixo e seu rosto olhando para você. Então você pode tentar colocar um travesseiro em forma de C, sob suas axilas, apoiando seu peito e permitindo que sua cabeça fique um pouco mais longe do chão.

Checando a evolução

Uma vez que seu bebê pode manter a cabeça sozinha (geralmente em torno de três a quatro meses), você pode sentá-la em uma cadeira de apoio como o assento que a Tutti Baby tem, é importante você sempre estar por perto para supervisionar seu bebê. A escola da minha filha também  esse tipo de assento para os bebezinhos, e eles ficam lindos e super confortáveis nele. Você também pode usar travesseiros para apoiar seu bebê e ajudá-la a se sentar.

Bebe sentar sozinho com o Tutti baby sauro

Ajudar o bebê a sentar sozinho com o Tutti Baby Sauro



Quando o bebê ficar mais forte, ela poderá ficar sentada por alguns segundos quando você a colocar na posição sentada. No começo, ele ficará cambaleando. Ele pode manter a cabeça reta e equilibrar um pouco, mas geralmente isso dura poucos segundos. Contudo, a prática leva à perfeição, então seja paciente. Por volta dos 6 meses, a maioria dos bebês deve ficar sentada por um segundo ou dois sozinhos.

É no balanço da rede… ops… do corpo

Os bebês precisam aprender o equilíbrio antes de poderem se sentar sozinhos. Apesar de ter bons músculos do tronco ajuda isso, não é tudo que eles precisam. O equilíbrio é neuromuscular, portanto, antes que seu bebê possa se sentar, ela precisará desenvolver um  poder cerebral específico.

Para ajudá-la a conseguir isso, você pode colocá-la em cantos de cadeiras ou sofás para que ela possa começar a sentir como é sentar-se. Se você quiser trabalhar em conjunto, sente-se no chão com as pernas cruzadas e deixe-o sentar-se entre as pernas, na certeza de que o bebê estará seguro.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Produto que ajuda

Pescoço forte, parte superior das costas e músculos das costas inferiores são todos necessários para se sentar sozinho. Além de apoiá-lo com o apoio de travesseiros ou apoiá-lo em algo macio, use cadeiras de tamanho infantil para que o bebê pratique sentado, como o assento da Tutti Baby é uma boa maneira de incentivar o crescimento muscular.

O que você pode fazer

Coloque seu bebê de costas para que você possa puxá-la lentamente para a posição sentada. A  melhor maneira de aprender: sedução. O bebê adora se olhar em espelhos, tente colocar um pouco alto demais para ele ver; isso vai encorajá-lo a se sentar.

Outra ideia de fortalecimento muscular: segure seu bebê sob os braços para que ela possa colocar os pés no chão. O bebê não pode ficar sozinho ainda, mas segurá-la nessa posição ajuda a ganhar mais força central.

Esteja preparado

Uma vez que seu bebê possa se sentar sozinho, você precisará fazer alguns ajustes em seu quarto. Aos 6 meses, seus braços são muito fortes e ela estará pegando tudo. Verifique os arredores do berço e coloque objetos perigosos fora de alcance.

Por exemplo, você deve remover os celulares para que o bebê não agarre o celular enquanto estiver puxando. Além disso, abaixe o colchão do berço para que ela não pule do berço.

Cuidados

Embora seu bebê seja forte o suficiente para manter a cabeça erguida e agora esteja sentado sozinho, ele não está pronto para sentar-se sozinho no carro. Ainda há um alto risco de lesões por desaceleração rápida do veículo, portanto, mantenha-o em um bebê conforto, voltado para trás.

Em seguida, rastejando!

Depois que seu bebê tiver a capacidade de se sentar, ele continuará a ganhar força na parte inferior do corpo. Ele ganhará força suficiente para girar seus quadris ao mesmo tempo ou logo depois de aprender a se sentar sozinho. Não muito tempo depois de se sentar, seu filho poderá se rastejar pela casa. E aí, empolgada para a próxima etapa?

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top