skip to Main Content

Pré-natal odontológico: quais os cuidados necessários?

Durante a gestação é importante manter as consultas com dentista em dia para preservar a saúde bucal da mãe e garantir que o bebê nasça com saúde

A maioria das mulheres quando descobre que está grávida, rapidamente marca todas as consultas médicas necessárias para manter controlada a sua saúde a de seu bebê. No entanto, grande parte das gestantes se esquece ou dá pouca importância para o pré-natal odontológico. “A maior parte das pessoas não têm consciência da importância do acompanhamento do dentista durante a gestação. E não sabem que quando a gestante tem cáries ou doenças nas gengivas, as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea, causando danos ao feto e podendo provocar partos prematuros”, afirma Paulo Zahr, dentista e fundador da OdontoCompany.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Segundo ele, o pré-natal odontológico é um acompanhamento que a gestante faz para evitar que problemas de saúde bucal já instalados se agravem. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças. “O acompanhamento também é importante para que possamos orientar a futura mamãe sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal de seu bebê”, salienta Zahr.

Vale salientar ainda que, durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries.  “É importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer”, reforça o especialista. “A periodontite, por exemplo, é uma doença grave que destrói os tecidos em volta do dente e os osso responsáveis pelo suporte deles, o que é especialmente perigoso para as gestantes, pois as bactérias presentes na infecção podem cair na corrente sanguínea, o que pode até acelerar o parto”, explica.

Zarh explica que a gestante deve marcar a consulta com o odontopediatra o quanto antes, de preferência até o segundo trimestre da gestação.

 

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do país e segunda do mundo, com mais de 800 unidades espalhadas em todos os estados brasileiros, exceto Acre. Há 30 anos no mercado e 10 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia. Mais informações: https://odontocompany.com/

Back To Top