skip to Main Content

Pão caseiro: o mais gostoso e macio que você vai fazer!

Pão Caseiro: O Mais Gostoso E Macio Que Você Vai Fazer!

Na minha infância comia pão caseiro assado pela minha madrinha, o cheirinho e a maciez conquistaram o meu paladar. Há um tempo atrás tinha feito uma receita aqui em casa e foi suficiente para o Cauê se apaixonar pelo meu pão. Nesta quarentena, Cauê tem sido meu principal incentivador a voltar a assar pães, segundo ele esse é o melhor pão.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Quero compartilhar nossa receita de pão caseiro, no caso rendeu três pães porque não queria aquele pão alto. Agradeci imensamente ao Cauê pelo incentivo, porque eu já não lembrava mais como ficava macio e delicioso.

 

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo

1 copo de açúcar

1 colher de sopa de sal

½ copo de óleo

+/- 700 ml de água morna

10 gramas de fermento biológico

 

Segredinho:

O segredinho do pão caseiro para que ele fique bem fofinho é preparar o fermento antes de misturar com os outros ingredientes. Em um recipiente, coloque 10 gramas do fermento biológico, a mesma quantidade de açúcar e um pouco de água morna. Deixe descansar por 10 a 15 minutos.

 

Modo de preparo do pão caseiro:

Misture o trigo com o açúcar, faça um buraco no meio e despeje o óleo. Mexa tudo, depois acrescente a mistura do fermento biológico e vá acrescentando água aos poucos. Quando você ver que não consegue mais misturar com a colher, é hora de colocar a mão na massa. Depois que a massa começar desgrudar da mão, é hora de sovar o pão caseiro. Sove com vontade, rs! Quanto mais sovado seu pão, mais macio ficará.

Deixe crescer até dobrar volume, mais ou menos por duas horas, depende muito do clima. Se o clima estiver frio, o pão tende a demorar mais para crescer. Então, você pode dividir os pães em dois ou três partes e abrir com o rolo. Deixou ele no “formato de pão” é só colocar assar. Em forno aquecido de 180º, asse por uma hora.

 

Faça a receita e me marque no Instagram para contar o resultado!

Back To Top