skip to Main Content
Padrinhos: O Papel Deles Na Vida Dos Seus Filhos

Padrinhos: O papel deles na vida dos seus filhos

Em muitas denominações do cristianismo, um padrinho é uma pessoa que ajuda a garantir que o bem-estar espiritual de uma criança seja realizado. Um padrinho masculino é referido como um “padrinho” e um padrinho feminino é referido como uma “madrinha”. Tradicionalmente, os pais cristãos selecionam uma madrinha e um padrinho para patrocinar o batismo de uma criança e continuam a guiar a criança espiritualmente por toda a vida. Eles também são frequentemente designados como guardiões de uma criança, caso sejam órfãos, embora nem sempre seja esse o caso.

Responsabilidades de um padrinho

Aqui estão algumas responsabilidades típicas de um padrinho. Estas são responsabilidades gerais, uma vez que os papéis variam um pouco dependendo dos pais e da religião da criança. 

  • Construa um relacionamento espiritual com a criança;
  • Seja responsável pelo aprendizado espiritual da criança;
  • Patrocine o batismo da criança;
  • Entre como doador de cuidados primários se a criança for órfã (somente se também for legalmente designada);
  • Fornecer uma fonte confiável para a criança, caso necessite de orientação ou consolo;
  • Seja um provedor constante de conselhos para a criança;
  • Orar consistentemente pelo caminho espiritual da criança;
  • Se você planeja que seu filho seja batizado, o padrinho normalmente está envolvido na cerimônia. Fale com seu pastor, sacerdote, ministro ou líder espiritual sobre papéis específicos para sua fé.

Selecionando o padrinho certo

Para ter certeza de que você está fazendo a escolha correta ao escolher uma madrinha ou padrinho, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Os pontos de vista da pessoa sobre religião, espiritualidade e moralidade são semelhantes aos seus? Se não, eles respeitariam suas opiniões e valores?
  • A pessoa está pronta para ajudá-lo em seu dever como pais fiéis?
  • Eles terão o desejo e tempo para construir um relacionamento com seu filho e vê-lo com frequência?
  • Eles têm interesse no bem-estar de seu filho?

Um padrinho também é um guardião?

Um guardião é uma pessoa que tem a autoridade legal e o dever de cuidar dos interesses pessoais e de propriedade de outra pessoa, como o seu filho. É importante notar que padrinhos não são necessariamente os guardiões de seus filhos se algo acontecer com você. Um guardião deve ser legalmente nomeado para o seu filho através de um testamento ou documento legal de alguma forma.

Embora você possa desejar que seu padrinho também seja o guardião legal de seu filho no caso de sua morte, você precisará certificar-se de documentar esse desejo através dos canais legais apropriados.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Quando selecionar um padrinho

Para alguns o melhor momento de escolher um padrinho e madrinha é no momento em que a mãe ainda está grávida, já outros preferem esperar para saber que pessoas vão desempenhar papel fundamental na vida da criança.

Nós escolhemos os padrinhos dos nossos filhos quando eu ainda estava grávida, preferimos escolher os nossos parentes mais próximos e aqueles que temos mais afinidades, mas tudo depende do relacionamento de cada família. Isso não é uma via de regra.

O papel dos padrinhos nos dias hoje

Ser um padrinho é uma grande responsabilidade e também uma grande honra. Contudo, parece que o papel dos padrinhos está se tornando cada vez menos frequente na sociedade de hoje. A importância do papel do padrinho na vida do seu filho dependerá do significado que você aplicar. Se você enfatizar o quão especial é o papel do padrinho selecionado e da criança, você ajudará a fornecer uma fonte adicional de amor e apoio para a duração da vida do seu filho.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top