skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Música clássica e os benefícios para as crianças na era digital

Música Clássica E Os Benefícios Para As Crianças Na Era Digital

Talvez você já tenha ouvido falar sobre os benefícios específicos da música clássica para o desenvolvimento da mente do bebês e que eles podem ser relaxantes. Talvez você já tenha visto alguma imagem de uma gestante com fones de ouvido esticados sobre a barriga ouvindo alguma música clássica. Mas na era digital, qual a importância da música clássica para as crianças?

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

As crianças estão se desenvolvendo rodeadas de estímulos que proporcionam a distração, são tablets, celulares, televisão, tudo ligado e conectado ao mesmo tempo. É uma notificação que chama a atenção e já distrai do tempo de estudo, por exemplo.
Segundo Marc Neikrug, renomado compositor, há um movimento quase corporativo e agressivo para diminuir o tempo de atenção das pessoas, de modo que seu cérebro realmente não possa se concentrar por mais de meio minuto em qualquer coisa sem precisar de algum outro estímulo. Isso é assustador. Como você absorve e aprende as coisas? Como você espera que as crianças se saiam bem na escola? ”
Com o aumento constante da audiência, inclusive entre crianças muito pequenas, alguns estudos sugeriram que assistir televisão freqüentemente com crianças pequenas ou bebês pode prejudicar a atenção mais tarde na infância.

Onde a música clássica se encaixa nesse cenário?

As peças clássicas são calmas, bonitas e simples, o tipo de música que não irrita e nem cria distrações constantes. Assim como a leitura em voz alta de uma criança, as composições clássicas calmas envolvem uma criança em uma forma de entretenimento de baixo estímulo e substancial.

Quando você ou seu filho ouve música, várias áreas de seu cérebro estão se acendendo ao mesmo tempo em que processam o som, desmontam-no para entender elementos como melodia e ritmo e, em seguida, reúnem tudo em uma experiência musical unificada. E nossos cérebros fazem todo esse trabalho em uma fração de segundo entre a primeira vez que ouvimos a música e quando o nosso pé começa a tocar.


Além disso:

  • De acordo com um estudo, crianças que ouvem música clássica têm melhoras em sua concentração e autodisciplina;
  • Melhora a escuta geral e as habilidades sociais;
  • As crianças expostas às obras de Beethoven e Mozart, por exemplo, são mais propensas a apreciar uma faixa mais ampla de música nos últimos anos;
  • Alguns professores envolvidos em um programa de envolver crianças de sete a 10 anos de idade à música clássica relataram ter visto uma melhora em seu inglês;
  • Outro estudo descobriu que os músicos têm mentes mais afiadas e são menos propensos a sofrer um declínio mental;
  • Instrumentos de masterização como piano, flauta ou violino melhoram a capacidade das pessoas de captar erros e consertá-los rapidamente.

Todos nós nos baseamos em nossas próprias experiências ao longo da vida. Os adultos comentam frequentemente que a sua própria experiência musical e compreensão derivam do interesse dos seus filhos ou da falta deles.
As crianças absorvem idéias e entendimentos com facilidade e música é algo que as crianças compreendem com facilidade. Uma criança é atraída pelo som, o tom, um estilo particular de música ou instrumento. Nutrir essa curiosidade leva a criança a uma maior compreensão e interesse pela música.

Você sabia dos benefícios da música clássica para crianças? Seus filhos, costumam ouvir? Deixe seu comentário, é muito legal ter seu feedback sobre os assuntos aqui do blog, vou amar responder!

Back To Top