skip to Main Content

Livro “Pais Saudáveis = Filhos Saudáveis” serve como roteiro para que pais consigam ensinar boa saúde a seus filhos

Obra escrita pelo casal de médicos Thanguy e Patrícia Friço parte do princípio que pais servem como espelho para as atitudes dos filhos, mas que nem sempre têm informações confiáveis ou prestam atenção nos inúmeros motivos que tem para serem bons exemplos

A preocupação com a saúde das crianças estava no coração do casal de médicos Thanguy e Patrícia Friço bem antes de seus filhos nascerem. Mas foi em uma reunião descontraída com um grupo de parentes e amigos – onde se debatiam entre outros assuntos a educação dada a seus filhos – que nasceu o livro “Pais Saudáveis = Filhos Saudáveis – 4 passos fundamentais para tornar-se um exemplo para seus filhos, transformar o seu cotidiano e revolucionar a saúde da família”, publicado pela Editora Gente.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Nessa confraternização, Thanguy e Patrícia perceberam uma preocupação comum entre os participantes: a saúde física, emocional e mental de seus filhos. Alimentação pouco saudável, falta de atividade física, excesso de estímulos visuais que culminavam em baixa qualidade de sono e problemas como estresse e ansiedade eram as principais queixas das pessoas. Havia também uma inquietação a respeito do que poderiam fazer para melhorar as vidas de seus filhos.

Dessa forma, o livro foi criado como espécie de roteiro para que pais conseguissem ensinar hábitos de saúde a seus filhos crianças e adolescentes de maneira prática e fácil. “A nossa grande missão com o livro é levar informações relevantes de saúde estruturadas em um método de ensino baseado em quatro elos de saúde: atividade física; alimentação equilibrada baseada em comidas de verdade; sono restaurador e de qualidade; e controle emocional, equilibrando razão e as emoções”, explica Thanguy.

Anúncio

Conforme Thanguy, o método apresentado no livro tem como fundamento a “Medicina do Estilo de Vida”, uma abordagem baseada em evidências científicas que visa a ajudar crianças, adolescentes e suas famílias a adotar e manter hábitos saudáveis que afetem a saúde e a qualidade de vida. Thanguy relata que o interesse por esse tipo de medicina surgiu após um episódio em que seu pai esteve perto de falecer após um infarto do coração, mesmo com os exames periódicos de saúde em dia. “Naquela ocasião, eu comecei a questionar o modelo de medicina que havia aprendido até aquele momento, modelo esse focado em doença, com indicação de medicamento para tudo”, diz.

Médico ortopedista e cirurgião de coluna, a partir desse momento Thanguy passou a estudar uma medicina cujo foco fosse a prevenção e não apenas o tratamento, fazendo cursos em áreas diversas como medicina do estilo de vida, fisiologia do esporte e nutrição, fisiologia do envelhecimento, medicina do sono, programação neurolinguística, etc.

Já o interesse de Patrícia por outras formas de medicina aflorou quando suas filhas cresceram e passaram a escolher o que queriam fazer e comer – escolhas nem sempre saudáveis. Especializada em Pediatria e Dermatologia, fez cursos em áreas distintas, como hebiatria (especialidade médica que cuida de adolescentes), programação neurolinguística, entre outros. “Fiz todos esses cursos com o objetivo de superar a dificuldade em educar minhas filhas em relação aos hábitos de saúde”, explica.

Anúncio

Pais saudáveis = Filhos saudáveis

O livro se inicia a partir de uma constatação: as crianças e adolescentes estão cada vez mais com a saúde em risco e isso está relacionado principalmente a hábitos alimentares ruins (ricos em alimentos industrializados e pobre em comida de verdade); ao uso excessivo de equipamentos eletrônicos; a distúrbios de sono; e ao desequilíbrio da saúde mental e emocional. Na obra, os autores também concluem que os pais devem ser os grandes responsáveis para que os filhos desenvolvam hábitos saudáveis. Isto porque servem como modelos de conduta.

Os autores compreendem a difícil tarefa dos pais de atuarem como exemplos, já que historicamente não foram instruídos a respeito da relevância da boa saúde. “Ninguém nunca nos explicou a importância de comer com equilíbrio, sobretudo frente a todo o marketing da poderosa indústria alimentícia. Ninguém nunca nos ensinou que precisamos ter horário para dormir e horário para acordar, sendo que o sono é muitas vezes o elo perdido entre a saúde e a doença”, afirma Patrícia.

A falta de informação relacionada ao assunto não exime os pais da responsabilidade de capitanearem a transformação dos hábitos de seus filhos, o que deve ser feito através da busca ativa de informações. Tal é a tarefa do livro. Desse modo, são apresentados elementos valiosos sobre a obesidade: como vem se espalhando entre adultos, crianças e adolescentes brasileiros; quais são suas múltiplas causas; e como está relacionada ao estilo de vida da família, principalmente aos hábitos alimentares (que priorizam comidas industrializadas em detrimento de comida de verdade).

Também é destacada a importância da atividade física para as crianças e adolescentes no sentido de favorecer o seu crescimento e desenvolvimento. Conforme Thanguy, um estilo de vida sedentário pode acarretar problemas musculares, ósseos, metabólicos e imunológicos. “Promover a prática regular de exercícios físicos na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução do sedentarismo na idade adulta, contribuindo para uma melhor saúde e qualidade de vida”, afirma.

Do mesmo modo, o livro traz informações relevantes para que os pais entendam como um sono de alta qualidade é essencial para o desenvolvimento cognitivo, regulação do humor, atenção, comportamento e qualidade de vida de crianças e adolescentes. Os leitores aprendem sobre tipos de insônia para cada faixa etária; fatores e estratégias para tratamento da insônia, tais como higiene do sono, terapia comportamental e terapia farmacológica; riscos e benefícios da cafeína; e a relação entre o sono e transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

A importância da saúde mental e emocional não deixa de ser destacada na obra. Os autores explicam primeiramente que uma criança ou adolescente emocionalmente saudável não é quem não chora, frustra-se ou se irrita, mas aquele que aprimora constantemente a compreensão sobre as próprias emoções. Para dar mais subsídios aos pais para detectarem possíveis desequilíbrios emocionais e saberem lidar com eles, o livro informa os principais sintomas para os quais devem prestar atenção (problemas para se concentrar; irritabilidade; insônia; e até dores de cabeça e muscular etc.) e assegura que o diálogo e compreensão, além de alimentação, exercícios e ajuda profissional, são as melhores maneiras de ajudá-los a enfrentar esses desafios.

Thanguy e Patrícia salientam a importância de que os problemas envolvendo os hábitos de saúde de crianças e adolescentes se iniciam na família e que devem ser resolvidos, sobretudo, em família. Conforme Thanguy, os pais devem se questionar o que estão fazendo de errado no que diz respeito aos quatro elos que constroem uma vida saudável: alimentação, atividade física, sono e controle emocional. Detectados os problemas, devem partir para a solução que deve incluir toda a família.

No que se refere à atividade física, para que os pais estimulem os filhos a deixarem os aparelhos eletrônicos de lado e praticarem exercícios regularmente, os autores dão uma série de dicas como: incentivar através do exemplo; caminhar com os filhos até a escola ou para atividades próximas de casa; deixar os filhos escolherem as atividades físicas; programar as atividades físicas da família; estimular atividades ao livre; e envolver toda a família na atividade física. “Para que o projeto seja bem-sucedido, precisamos explicar para nossos filhos que é necessário que a família toda esteja comprometida a realizar os exercícios ou a se dedicar a algum esporte”, diz Patrícia.

A fim de que crianças e adolescentes se alimentem de forma saudável, a família toda precisa mudar seus hábitos alimentares. Nesse sentido, o livro dá algumas sugestões aos pais, tais como: ser um bom exemplo; manter uma rotina alimentar saudável, servindo as refeições sempre no mesmo horário; identificar o porteiro nutricional da casa (pessoa responsável pelas compras); ser criativo na apresentação dos pratos; evitar distrações nas horas das refeições; e envolver os filhos desde a compra dos alimentos até o preparo das refeições.

Com relação ao sono, os autores afirmam que a família toda deve estar mobilizada para haver um horário de dormir, sem brigas ou discussões, e com muita paciência e acolhimento. Além de dar dicas individuais para facilitar a indução de sono (acalmar e esvaziar a mente, preparar o local de dormir, liberar a tensão do corpo, respirar profundamente etc), Thanguy e Patrícia indicam alguns passos para serem seguidos em família, como: definir horários para que todos possam estar na cama para dormir; estimular a preparação de uma lista de prioridades do outro dia; e fazer com que todos iniciem o processo de higiene do sono meia hora antes de dormir.

Sobre a saúde mental, os autores orientam algumas ações que podem ser tomadas pelos pais para ensinar os filhos a desenvolverem habilidades emocionais. “Em primeiro lugar, ajude seu filho a reconhecer seus próprios sentimentos” afirma Thanguy. É muito importante também, segundo ele, reservar alguns dias na semana para conversar com seu filho a respeito das emoções dele e estimulá-lo a falar sobre sentimentos difíceis, ensinando-o a identificar e neutralizar os diferentes gatilhos emocionais que o fazem perder o controle, assim como estratégias para que se acalme.

Com o intuito de que toda a família adquira melhores hábitos de maneira mais rápida e eficiente os autores recomendam que os pais façam um planejamento de saúde estratégico, compartilhem-no com os familiares, solicitando apoio para a sua concretização. Segundo Patrícia, para que esse planejamento seja bem feito, é preciso, em primeiro lugar, definir e detalhar cada meta que cada indivíduo ou toda a família pretende atingir em relação aos hábitos de saúde, gerando atividades a serem realizadas e organizando como serão feitas. Por conseguinte, é preciso identificar a motivação, as metas a serem atingidas, as atividades que precisam ser realizadas, o local onde serão executadas e os horários e quantidade das atividades.

 

Ficha técnica do livro: Pais saudáveis = Filhos saudáveis

Subtítulo: Os 4 passos fundamentais para tornar-se um exemplo para seus filhos, transformar o seu cotidiano e revolucionar a saúde da sua família

Autor: Thanguy Friço e Patrícia Friço

ISBN: 978-65-88523-24-7

Formato: 16x23cm

Páginas: 208

Preço de capa: R$49,90

Preço eBook: R$34,90

Selo: Gente Autoridade

Anúncio

Gênero: Saúde e Desenvolvimento pessoal

Anúncio
Back To Top