skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
O Que é Placenta E Quais São Suas Funções?

O que é placenta e quais são suas funções?

A placenta é um órgão que desempenha um papel importante durante a gravidez, pois mantém seu bebê em seu ventre saudável e vivo. Ela desacopla do útero materno logo após o nascimento do recém-nascido e se assemelha muito ao fígado. Eu lembro de ouvir e ler relatos sobre essa semelhança e após o nascimento do meu primeiro filho, a curiosidade falou mais alto e solicitei ao médico para que eu pudesse ver como ela era e realmente se parece com um fígado.

Por que a placenta é importante?

O placenta possui três funções principais, a primeira é manter o feto ligado à mãe, segundo prover nutrientes e oxigênio para o desenvolvimento do embrião e terceiro, permite que o feto transfira resíduos para o sangue materno.

Curiosidade: Durante a gravidez, a cada minuto quase 550 mililitros de sangue são bombeados para o útero para trocar nutrientes da placenta para seu bebê.

A placenta desempenha um papel vital em todos os trimestres da gravidez e garante que seu bebê nasça com segurança. Ele executa uma série de funções, como:

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

 

Outras funções da placenta

  1. A principal função da placenta é fornecer uma nutrição adequada ao seu bebê.
  2. Ela funciona como o rim, ou seja, ela filtra o sangue para eliminar as substâncias nocivas que podem ser perigosas para a saúde do seu bebê.
  3. Ela também serve como pulmão do bebê e permite a transmissão de oxigênio para o bebê.
  4. A placenta traz de volta os resíduos biológicos do seu bebê para o seu sistema circulatório, que é posteriormente descartado do seu corpo através da urina.
  5. Ela salva seu bebê de possíveis infecções, separando o seu sangue do seu bebê, agindo assim como um filtro.
  6. A placenta também decompõe as partículas de alimentos consumidas por você para permitir que a nutrição alcance seu bebê mais rapidamente.
  7. Ela faz com que o oxigênio inalado por você se difunda no sangue para ajudá-lo a alcançar o sistema circulatório de seu bebê, passando-o através do cordão umbilical.
  8. Durante os estágios da gravidez, ela se move enquanto o útero de você se expande e cresce. É a função comum da placenta permanecer baixa nos primeiros estágios da gravidez, mas ela se move para o topo do útero em fases posteriores da gravidez para manter o colo do útero aberto para o parto.

Fatores que afetam a função da placenta na gravidez

Vários fatores podem afetar o estado de saúde da placenta durante os trimestres da gestação, o que coloca a mãe grávida e o bebê mais propensa à riscos. Embora alguns desses problemas possam ser tratados e modificados, a medicina moderna ainda precisa encontrar respostas para condições como:

  1. Trauma no abdômen: trauma causado ao abdômen da mãe grávida, como uma queda ou qualquer outro tipo de golpe que machuque o abdômen.
  2. Problemas de coagulação do sangue: Algumas condições clínicas da gestante podem dificultar a capacidade do sangue de coagular.
  3. Altos níveis de pressão arterial: Quando os níveis de pressão arterial estão elevados demais pode prejudicar a sua saúde placenta.
  4. Idade Materna: Mães que concebem após os 40 anos podem ter problemas relacionados à ela.
  5. Gravidez de múltiplos: Mães que estão grávidas de gêmeos ou mais bebês geralmente desenvolvem placenta fraca.
  6. Ruptura prematura da membrana: A membrana que é preenchida com fluido conhecido como saco amniótico pode se romper em um estado inicial.
  7. Cirurgia Uterina: Quaisquer cirurgias feitas anteriormente no útero.
  8. Uso de substâncias nocivas: Este é um erro humano; se você é um viciada em alguma substância nociva, infelizmente pode ter um efeito ruim tanto em você quanto em seu bebê.

Nos acompanhe em nossas redes sociais e fique por dentro dos conteúdos do Mamãe & Cia: Instagram | Facebook | Twitter 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top