skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Problema de visão e baixo rendimento escolar

Problema De Visão E Baixo Rendimento Escolar

O ano letivo já começou, aquela correria com a compra dos materiais e uniformes já passou. Garanto que na mente de poucas pessoas passou a necessidade de marcar um oftalmologista nesse início de ano, não é mesmo? Não é algo costumeiro do brasileiro trabalhar com prevenção, normalmente só procuramos ajuda quando percebemos que há necessidade. Mas como identificar se seu filho está com problema de visão? 

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

As crianças crescem e mudam de ano para ano, assim de seus olhos e visão. A escola exige um intenso envolvimento visual, incluindo leitura, escrita, computador, etc. Até mesmo a educação física e os esportes exigem uma visão forte. Se os olhos dos seus filhos não estiverem à altura da tarefa, podem sentir-se cansados, terão dificuldade em se concentrar e  problemas na escola.

Às vezes os pais podem perceber que se seu filho está com um problema de visão. Por exemplo, o filho pode apertar os olhos, segurar o material perto do rosto ou reclamar que as coisas estão embaçadas. No entanto, existem alguns outros sinais óbvios de problemas de visão.

 

4 sinais de que seu filho pode estar com problema de visão

 

1. A criança tem um curto período de atenção

Seu filho pode parecer perder rapidamente o interesse em jogos, projetos ou atividades que exigem o uso de seus olhos por um longo período de tempo.

2. A criança se perde na leitura

À medida que seu filho lê (em voz alta ou silenciosamente), ele pode ter dificuldade para acompanhar onde está na página

3. Evitando ler e outras atividades próximas

Sejam sutis ou óbvias, o seu filho pode optar por evitar ler, desenhar, jogar ou fazer outros projetos que requeiram focar de perto.

4. Virando a cabeça para o lado

Uma criança pode virar a cabeça para o lado quando olha para algo na frente deles. Isso pode ser um sinal de um erro de refração, incluindo astigmatismo. Virar a cabeça ajuda a criança a enxergar melhor.

 

O sucesso na escola está intimamente ligado à saúde dos olhos. É por isso que é tão importante que as crianças realizem exames oftalmológicos regulares com um oftalmologista ou outro profissional devidamente treinado para avaliar a visão em crianças em idade escolar. Quanto mais cedo um problema de visão for encontrado e tratado, melhor será o seu filho – dentro e fora da escola.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e faça com que mais pais se tornem conscientes sobre o problema de visão que seu filho pode estar enfrentando!

Back To Top