skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Férias! Como aproveitar melhor a folga das crianças

Férias! Como Aproveitar Melhor A Folga Das Crianças

Férias! Crianças sem aula. Reunião de primos, amigos, vizinhança. Brincadeiras, correria, energia. Barulho, gritaria, confusão. Brigas, choro, discussão. Resolução, risadas, diversão. Toda essa movimentação também acontece ou já aconteceu por aí, não é verdade?! E é fundamental que nossas crianças tenham convívio com outras crianças de diversas faixas etárias. No brincar em conjunto elas aprendem a compartilhar, a dividir, a esperar sua vez, a perder e ganhar, a negociar. Aprendem sobre empatia e cuidado com o outro. Mas nem sempre essa interação é sem percalços, não é mesmo?!

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Pensando nisso, trago algumas dicas para tornar esse período mais leve, para as crianças e para os adultos!

  • No planejamento das férias, escolha destinos que proporcionem vivências e experiências significativas;
  • Destine um período diário de dedicação exclusiva para suas crianças, sem outras obrigações, sem tecnologias; procure se conectar e interagir com seus pequenos!
  • Priorize brincadeiras ao ar livre! Um passeio no parque, um piquenique na grama, um banho de mangueira. Se o tempo não ajudar, saia da zona de conforto e ofereça opções educativas, como quebra-cabeças ou jogos de tabuleiro, antes de recorrer imediatamente à televisão ou aos jogos eletrônicos;
  • Inclua as crianças em alguma atividade da casa ou da família, como preparar um lanche, arrumar a cama ou guardar a louça;
  • Possibilite que as crianças conduzam as brincadeiras por conta própria, quanto menos influência de adultos na condução, mais elas podem desenvolver sua imaginação e criatividade!
  • Estimule brincadeiras cooperativas, ao invés das brincadeiras competitivas;
  • Utilize recursos simples – não precisa ser sofisticado para ser divertido!
  • Permita que as próprias crianças resolvam seus conflitos: Interfira apenas quando for realmente necessário!
  • As brincadeiras ficam ainda mais divertidas se os adultos se permitem voltar a serem crianças e também participam delas!

Aproveite o período de férias para afinar a comunicação, melhorar a conexão, estreitar os laços! Boas férias!


Se quiser, compartilhe conosco outras ideias para aproveitar melhor a folga das crianças, afinal de contas, toda criatividade é bem vinda!

Back To Top