skip to Main Content

7 Maneiras de encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a maternidade

7 Maneiras De Encontrar O Equilíbrio Entre A Vida Profissional E A Maternidade

Nunca houve tantas mães inseridas no mercado de trabalho do que antes. De acordo com o Centro para o Progresso Americano, “as mulheres agora representam metade de todos os trabalhadores nos Estados Unidos. Ser mãe trabalhadora em tempo integral pode levar a sentimentos de culpa e estresse por causa da atenção dividida entre trabalho e família.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A chave é se concentrar em um plano, se organizar e encontrar o equilíbrio certo entre profissão e maternidade. Eis 10 dicas para ajudar a garantir que sua carreira profissional e sua família prosperem.

Deixe a culpa

Em vez de pensar em como você não está com seu filho, pense em como o seu papel na empresa está beneficiando a família. Talvez você possa pagar algumas aulas ou oportunidades educacionais para seus filhos, ou você pode economizar na faculdade.

As mães de carreira mais bem-sucedidas encontraram maneiras de serem eficientes em ambos os mundos – e isso requer poder chegar a um acordo com as escolhas e focar nas prioridades que estão no momento.

Aceite que haverá bons e maus dias. As mães devem saber que não estão sozinhas e devem discutir seus sentimentos com seu marido ou grupos de apoio.

Encontre cuidados infantis de qualidade

Pergunte à sua rede de amigos e familiares por referências a babás e creches. Crie uma lista de critérios que são importantes e, em seguida, agende o horário para entrevistar os potenciais  cuidadores infantis ou para visitar creches locais.

Para contratar babás, o ideal é que tenha um histórico de trabalhos de longo prazo com as famílias. Isso mostra que eles têm excelente experiência e são adaptáveis ​​a várias faixas etárias, cuidando de recém-nascidos e crianças mais velhas que precisam de ajuda na lição de casa.

Um bom cuidador infantil deve ter uma vasta experiência, excelentes referências e um registro para provar isso. Uma boa creche deve ter horários flexíveis, uma baixa proporção professor / aluno, espaço ao ar livre, licenças atualizadas e funcionários que tiveram seus históricos verificados.

Torne as manhãs mais fáceis

Evite começar o dia com uma nota esgotada organizando-se na noite anterior. Arrume os almoços das crianças, arrume suas roupas (além das suas) e faça com que todos tomem banho.

Você também deve decidir o que fazer no café da manhã. As mochilas, bolsas ou sacolas de trabalho a serem colocadas perto da porta, bem ao lado das suas chaves, para que você possa pegá-las e trancá-las.

Examine a lista de afazeres do dia seguinte e divida a programação, determinando qual dos pais deve vestir as crianças, comprando mantimentos necessários e cozinhando as refeições. Este também é um bom momento para discutir quaisquer alterações na programação familiar. Sabendo que muitas das tarefas estão concluídas, você poderá passar alguns minutos tomando o café da manhã com as crianças, sem sair correndo de casa.

Crie e organize um calendário familiar

Descubra as prioridades da sua família. Um calendário pode incluir datas em que as contas são devidas, um gráfico de tarefas para as crianças, uma lista de eventos escolares e familiares, atividades extracurriculares, aniversários e muito mais. Uma ideia é utilizar o calendários do Google, que podem ser facilmente compartilhados e sincronizados em smartphones, eles são codificados por cores e se sobrepõem uns aos outros, para que você possa estar sempre à par dos agendamentos.

Uma outra dica é reservar 15 minutos todos os domingos para revisar e se preparar para a programação da semana seguinte. Isso ajuda a eliminar surpresas durante a semana. As famílias devem compartilhar o calendário com a babá também, para que todos estejam atualizados sobre as atividades.

Estar organizado também é ter um ambiente limpo. Opte por ter uma “estação de comando familiar” perto da entrada, onde documentos são colocados, juntamente com chaves, carregadores, pilhas e dinheiro, isso irá melhorar a eficiência em sua casa.

Comunique-se com o seu empregador

Antes de falar com seu empregador ou representante de RH, construa um plano por escrito detalhando o que você precisa. Uma pequena pesquisa se outros funcionários têm acordos flexíveis e anote essas informações para sua vantagem.  Essas informações ajudarão a adaptar sua proposta aos termos que seu empregador já adotou com seus colegas de trabalho.

Todo empregador é diferente e só você saberá o quanto compartilhar, mas tente ser o mais aberto e honesto possível. Esteja preparado para apresentar soluções alternativas, como um período de avaliação do seu cronograma de trabalho projetado, para que você possa mostrar como o acordo não restringirá a produtividade.

 

Fique conectado durante o dia

Fique conectado com seus filhos mesmo quando você não estiver junto. Para mães com crianças mais novas, considere gravar a si mesmo falando ou cantando em um vídeo ou grave sua voz ao ler um livro infantil. Se você vai perder ou se atrasar para o evento de uma criança mais velha, dê algo especial para ela de manhã, como um amuleto de boa sorte ou uma nota pessoal.

Procure opções para filmar o evento para que você possa assisti-lo mais tarde e não perder um momento. Pendure fotos de você mesmo e do seu parceiro para que as crianças possam ver seus rostos. Durante seus intervalos no trabalho, ligue para seu filho; ouvi-la pode ajudá-lo a passar por um dia difícil, e ela se sentirá confortada ao saber que você está por perto.

 

Limitar distrações e desperdiçar tempo

Seja disciplinado e defina limites de tempo ao verificar e-mails ou fazer chamadas telefônicas, coisas que você pode fazer quando as crianças estão dormindo. Reduza a TV assistindo uma vez por semana para maximizar o tempo com ao seu marido durante a noite.

Tente evitar ser multitarefa, especialmente quando passar tempo com seus filhos. No seu local de trabalho, tente evitar perder tempo. É claro que você quer ter um relacionamento com colegas de trabalho, mas várias trocas de e-mail, navegar casualmente na Internet, fofocas e almoços longos são distrações que o tornarão menos produtivo. Concentre-se em suas tarefas no trabalho e converse com colegas de trabalho durante os intervalos ou na hora do almoço.

 

Espero que essas dicas lhe ajudem a ser mais produtiva no trabalho e ainda conciliar a maternidade sem culpa. Lembre-se que todo momento que você está com seu filho é importante. Por isso, deixe as redes sociais para outro momento. Encontre seu equilíbrio e aproveite enquanto eles ainda são crianças, porque o tempo passa muito rápido.

Back To Top