skip to Main Content
Como Criar Uma Criança Criativa?

Como criar uma criança criativa?

As crianças são criativas por natureza, a curiosidade típica dessa idade faz com que suas mentes trabalhem a todo vapor criando estórias, desenhos, brincadeiras e até mesmo ficam sonhando acordadas com tantas possibilidades. Seus olhinhos brilham a cada projeto novo que surge em suas mentes.

A criatividade é a maneira pela qual as crianças de hoje poderão ter empregos no futuro. Na verdade, como vai ser daqui a 10 ou 20 anos, ninguém sabe ao certo. A verdade que as coisas irão mudar muito. A inteligência artificial não é mais uma fantasia, ela já é real para nós usuários, por exemplo, quando você faz uma pesquisa na internet e vem o autopreenchimento do que você estava buscando, ou quando você acessa o Instagram e aparece a timeline das pessoas que você mais gosta de ver. Esses são os algoritmos de inteligência artificial trabalhando, aprendendo e respondendo ao que você mais gosta ou gostaria de ver.

Recomendo vocês lerem a matéria do site O futuro das Coisas para compreenderem como as nossas crianças precisam ser estimuladas a criarem, imaginarem e a pensar em possibilidades. Precisamos incentivar a criatividade em nossos filhos, mas que de maneira podemos contribuir para isso?

A curiosidade e o potencial criativo frequentemente são erodidos pela educação convencional nas escolas. O Teste de Torrance do Pensamento Criativo mostra que o pensamento divergente das crianças diminui com o tempo. Enquanto 98% das crianças no jardim de infância são “gênios criativos” – elas podem, por exemplo, pensar em infinitas possibilidades de como usar certas coisas – essa capacidade é reduzida drasticamente à medida que as crianças passam pelo sistema de ensino formal. Aos 25 anos, apenas 3% permanecem com sua genialidade criativa.” Fonte: O futuro das Coisas

Se a educação tradicional não vai contribuir para isso, cabe à nós pais organizar atividades criativas para que eles possam desenvolver, pelo menos uma vez na semana com essa finalidade. E não estamos falando apenas de pintar quadros, mamães. A criatividade é estimulada em diversos lugares e das formas mais variadas.

Como criar uma criança criativa?

Estudos dizem que a criatividade é fruto da combinação de várias características, comportamentos e influências sociais em uma única pessoa. Existem dois lados do cérebro e existia uma teoria de que o lado esquerdo do cérebro = pensamento racional e analítico e o lado direito = pensamento criativo e emocional.

Na verdade, segundo uma matéria publicada no Huffington Post, acredita-se que a criatividade seja bem mais complexa e engloba vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções e mesmo assim não temos toda a dimensão de como a mente imaginativa funciona.

Uma coisa é importante termos em nossa mente materna, que não necessariamente nossos filhos irão expressar a criatividade da maneira que nós imaginamos e está tudo bem! Eles podem se sentir mais propensos a uma estilo de atividade do que outro, por exemplo você gosta de pintar e desenhar, mas ele prefere fazer maquetes ou brincar de bola no jardim.

Então vamos lá, de que maneiras você pode criar uma criança criativa:

Crie um cantinho especial para as crianças exercerem a criatividade

Você pode disponibilizar, para as crianças, uma mesinha e cadeiras onde elas tenham acesso fácil a massinhas, giz de cera, lápis de cor, tesouras, tintas, glitter, lantejoulas revistas e jornais, por exemplo. Neste cantinho, eles poderão criar o que vier na imaginação, coloque um lixeirinho também para ensinar-lhes o lugar certo de descartar os lixinhos.

Permita que eles desenvolvam brincadeiras não guiadas, mas também se programa para participar da brincadeira. Procure no Instagram ou no Pinterest ideias de brincadeiras, jogos e outros objetos como fantoches e bonecos para recriar com eles. Confira o texto Brinquedos recicláveis para se inspirar

Você pode aproveitar e criar um mural para que as crianças exponham suas obras de artes. Com certeza, elas se sentirão valorizados ao verem suas artes sendo apreciadas pelas pessoas da família e convidados.

Dia da culinária

Institua um dia em que seu filho irá para cozinha para preparar um prato para a família. Você pode ensiná-lo a fazer as receitas de família ou pegar na internet mesmo. Além de ser uma forma de estimular seu filho a comer coisas diferentes, também estará estimulando a criatividade. Pode parecer que não, porque a receita segue uma ordem, mas o fato deles estarem vendo um alimento ou a junção de vários se tornar algo gostoso.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Você pode apostar nas receitas de cupcakes e bolachas de natal, porque são alimentos que permite que a criança decore e deixe do jeitinho dela.

Programação cultural da cidade

Aproveite a programação cultural da sua cidade, seja o teatro, visitar um museu, uma contação de histórias na praça ou na biblioteca ou um concerto musical. Essas são maneiras da criança ter contato com diferentes tipos de artes e assim, também replicar e aprender que ela pode fazer coisas novas. As histórias da criança ganharão uma nova dimensão.

Não exija perfeição

Isso é bem importante termos em mente, as crianças irão rabiscar muito e isso é realmente importante porque estarão desenvolvendo a coordenação motora fina. Não tente dar um nome para o que ela está desenhando. Permita que a criança imagine e conte por si só. Quando queremos dar “nomes aos bois” (entenda rabiscos) estamos querendo colocar ela dentro de uma caixinha de padrões pré-estabelecidos. A criatividade não existe dentro de uma caixa, ela é livre!

Aqueles livros de pintura são muito bons, mas ao mesmo tempo não são! Eles ensinam que existe um limite para que o desenho fique “bonito”, mas sempre que eles fizerem algo, ficará bonito. Como mães e pais, sempre iremos admirar cada criação deles.

Incentive a escrita

As crianças que já estão alfabetizadas podem gostar de escrever suas ideias e histórias. Recentemente li três livros de uma autora que publicou seu primeiro livro aos 12 anos de idade, aos 18 anos ela já tem cinco livros publicados e dois deles irão se tornar um filme. Detalhe: ela é uma escritora brasileira! O nome dela é Ana Beatriz Brandão e os livros que vão virar filme são: O Garoto do Cachecol Vermelho e A Garota das Sapatilhas Brancas.

Nós nunca sabemos o que nossos filhos serão no futuro se não os incentivar a colocar o talento deles na prática é uma excelente forma de exercitar os talentos.


 

Tempo ao ar livre

Crianças têm energia de sobra e faz muito bem que elas possam descontar essa energia correndo, brincando, pulando corda, explorando a praia, a natureza ou um parque. Permita que seus filhos tenham esses momentos de brincadeiras, porque essa é uma das formas de criar uma criança criativa. Quando ela está em contato com o natural, explora sua imaginação e cria brincadeiras, seja sozinha ou com os amigos.

Brincar de faz de conta

Outro dia escrevi um texto sobre a importância de brincar de faz de conta. Esse é um momento onde a criança pode exercer a criatividade através do seu cotidiano, brincando de corrida (imitando a uma fórmula 1) ou então brincando de bonecas fingindo que é sua professora ou mãe. Quando a criança pedir para você brincar junto com ela, deixe que a criança guei a brincadeira, você vai ter a oportunidade de penetrar no mundo dela, em seus pensamentos e na maneira que ela percebe o exterior que vive.

Criar uma criança criativa é um desafio, porque exige paciência da nossa parte quando eles fazem aquela bagunça na sala, ou deixam cair massinhas e saem pisando pela casa recém limpa. Contudo também é uma paixão, ver o desenvolvimento deles e como eles podem ser criativos nas coisas que fazem.

E aí, de que maneira vocês percebem que os seus filhos gostam de usar a criatividade? E o que você considera importante, na rotina de vocês, para criar uma criança criativa?

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top