skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Crianças na cozinha: Diversão ou bagunça?

Crianças Na Cozinha: Diversão Ou Bagunça?

Sem dúvidas, um dos momentos mais especiais é para toda família é quando tem a possibilidade de estar todos reunidos ao redor da mesa. Além disso, é uma maneira de ensinar e incentivar que as crianças comam alimentos diferentes, não sei como é na sua casa, mas aqui tenho uma que ama experimentar coisas novas e um que já é resistente ao novo. Uma outra maneira que encontrei de fazer com que eles comam alimentos diferentes é com as crianças na cozinha, ou seja, quando eles têm a oportunidade de colocar a mão na massa.

A primeira coisa que vem na cabeça de qualquer mãe quando pensa em colocar as crianças na cozinha é que a bagunça que isso dá! É ou não é? Realmente, dá mais bagunça do que quando é apenas a gente fazendo. Entretanto, eles AMAM!!!

Há também a possibilidade da criança ficar toda hora querendo experimentar os ingredientes, a massa crua e ficar perguntando se já está pronto para comer. Sim, faz parte do processo.

Contudo nenhum desses motivos de não levar as crianças para a cozinha é uma boa desculpa para quem se preocupa em criar momentos incríveis na companhia dos seus filhos, daqueles que vão ficar registrados na memória para sempre.

Crianças na cozinha se divertem e aprendem!

De verdade, comecei a fazer isso aqui em casa para ampliar o paladar das crianças, mas de quebra virou algo tão prazeroso que procuramos fazer uma receita todo fim de semana. Eu fico triste quando temos um fim de semana agitado que não estamos em casa para ter esse nosso momento. As crianças aguardam e já ficam imaginando e palpitando o que a gente pode inventar de comida. Pode ser um almoço diferente ou então para o lanche da tarde.

Às vezes abro meu caderno de receitas (sim, eu ainda tenho o meu guardado) e puxo uma receita da minha tia ou alguma que era da internet e de tanto que fiz e gostei ela mereceu entrar para meu caderninho. Pode parecer bobo, mas vejo ele como uma espécie de herança para meus filhos, quando eu não estiver mais aqui, eles poderão fazer as receitas para seus filhos – os meus netos!

Perguntei ao Cauê – meu filho de 9 anos – Por que você gosta de ajudar na cozinha?  A resposta dele foi direta, porque eu gosto de comer a massa! E também porque é legal, completou. A Catarina fica só de botuca para poder lamber algum utensílio ou ganhar pedaços da massa também.

crianças na cozinha - direito autoral blogmamaeecia

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A Catarina também gosta de me ajudar na salada. Costumo lavar as saladas e secar (sabia que tem um utensílio doméstico que ajuda a secar a salada? Sou apaixonada por ele!!!). Ela acha muito divertido ficar girando o negocinho para secar a salada, então basicamente é tarefa dela – Claro que eu antes de guardar eu sempre giro um pouco mais para garantir que a salada vai sair realmente seca. Hoje em dia, até brócolis consigo que ela coma, mesmo que seja um talinho.

Ela não comia saladas verdes antes, agora ela está se arriscando e comendo uma folhinha pequena de rúcula e de alface. Sim, ela experimenta tudo e quase sempre diz que gosta. Não costuma comer na quantidade que gostaria que ela comesse, mas fico bemmmm feliz que pelo menos o paladar dela já está se acostumando a comer vegetais.

Quando não tenho companhia deles, mas ganho elogios pela comida que preparei, gosto sempre de explicar sobre os temperinhos que coloco e que fazem a comida ficar sempre gostosa. Dessa forma, eles entenderam que alho, cebola, salsinha e cebolinha são itens fundamentais de qualquer receita deliciosa. Mas não me limito ao uso apenas delas, tirando pimenta e pimentão, utilizo o que tiver em casa, porque realmente gosto de temperos.

crianças na cozinha - direito autoral menina blogmamaeecia

Com toda certeza, quando as crianças estão na cozinha, vai haver bagunça contudo vai haver muita diversão. As crianças amam colocar a mão na massa, seja para fazer um pão, um bolo ou até mesmo o purê do almoço, ensine seus filhos agora de pequenos a terem prazer em preparar os alimentos, para que quando forem grandes tenham a ousadia na culinária e saibam se virar muito além de miojo e pizza congelada!

E vocês costumam levar as crianças na cozinha para ajudar? O que vocês ou eles mais gostam de inventar? Se ainda não conta com a ajuda das crianças, o que te impede? Compartilhem conosco, trocando ideias enriquecemos a maternidade uma das outras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top