skip to Main Content
20 Dicas De Comidas “finger Foods” Para Você Servir Em Uma Festa Infantil

20 dicas de comidas “finger foods” para você servir em uma festa infantil

Você está está começando a se preparar para a festa de aniversário do seu filho e não sabe o que ser? Fique tranquila! Você não é única que sente esse dilema. Afinal de contas, os anfitriões querem agradar a todos, tanto adultos quanto as crianças em uma festa infantil. Para isso, precisamos elaborar um cardápio com todo carinho.

Flávio Frenkel é chef na Anis Gastronomia e conta com um serviço Petit Anis, dedicado para o público infantil. Ele diz que “quando estamos lidando com crianças, precisamos imaginar todo o nosso serviço de forma mais lúdica e colorida. Desde a escolha dos insumos que vão compor o cardápio até a apresentação, que faz muita diferença quando estamos falando do público infantil”.

Como preparar o buffet de festa infantil?

Uma festa infantil pode ter os mais variados temas como personagens de super-heróis, princesas, futebol, bailarina, festa junina, etc. O que vale é a imaginação de quem está organizando e  o desejo da criança, claro! Sempre há um acordo entre as partes, né? Além das brincadeiras, equipe de recreação ainda temos que nos concentrar em algo que não pode faltar: a comida.

O chef diz que para montar o cardápio, é necessário, primeiramente, entender o tipo de festa que será realizada. “A decoração, o local e até o horário influenciam o cardápio e a apresentação do serviço de alimentação.”

Destaca que é muito importante levar em conta a qualidade dos produtos que serão servidos, saber se eles são frescos e de boa procedência. “quando servimos crianças, nós redobramos a atenção, pois se trata de um público que está aprendendo a comer e nós, como profissionais da área, nos preocupamos em fazer com que eles comam coisas naturais e de boa procedência. Por exemplo, no nosso menu temos a coxinha. Por mais que se trate de algo frito, ela é feita manualmente, com frango caipira orgânico e massa de batata, sem adição de nenhum tipo de conservante ou aditivo químico. Isso é fundamental”, ressalta.

Um cardápio inspirador para festa infantil

Quando você estiver selecionando os itens do buffet dê preferência aqueles sabores que mais agradam o paladar das crianças. Sabores exóticos ou muito elaborados não recomendaria para uma festa infantil.

Aposte em comidas estilo finger foods já que as crianças não param muito quietas em festas de aniversário e logo querem sair correndo/comendo. Elas são perfeitas para aquelas mãozinhas pequenas e práticas porque não precisam de talheres.

Talvez você nunca tenha ouvido falar de finger foods”, o conceito é comida que pode ser saboreada com as mãos. Algumas bem conhecidas e você nem sabia:  pastéis, coxinhas e brigadeiros. Aproveite para inovar com algumas dicas:

1. Milho cozido no palito

milho no palito - festa infantil

Gente! Milho cozido é tudo de bom! É bem prático e rende várias porções, porque a ideia é realmente dividir a espiga em três ou quatro pedaços e colocar um palito no sabugo. Você pode colorir um isopor ou forrar ele com EVA na cor do tema da festa de aniversário, para ser o suporte dos milhos.

2. Legumes cozidos

Você pode cozinhar mini cenouras e alguns outros legumes, servir em copinhos com um molho mais caseirinho.

3. Canapés com patê

Existem vários estilos de canapés: barquinhos, quadradinhos, com folhas. A ideia é aproveitar esses recipientes mastigáveis e bonitinhos para servir alguns tipos de patês como atum, ovo, frango, carne. Você pode criar receitas diferentes e ir testando previamente com seus filhos. Aproveite para envolvê-los nessas experiências culinárias, assim eles estarão mais acostumados com o paladar e também irão incentivar outras pessoas/crianças comerem.

4. Esfihas

As esfihas podem ser abertas ou fechadas, o que for mais prático. Mas é uma excelente opção porque além de ser prática para fazer, é super saborosa. E os recheios, é só deixar a imaginação rolar.

5. Mini hamburgers

Eles são super gostosos e práticos. Os adultos também gostam dessa opção fácil de pegar com as mãos para comer.

6. Salgadinhos

Eles não podem ficar de fora de uma festa infantil, não é mesmo? As minhas crianças amam o pastel de carne, mas estão começando a experimentar os outros sabores como o de frango e o de queijo. Já meu marido, vai direto no de palmito. Cada um tem um gosto e por isso é bom, a diversidade faz agradar todos os paladares.

7. Kibes

Gentemm… os kibes são absurdamente deliciosos, não é mesmo? Para quem gosta de carne, combinar com alguns molhos como mostarda, ketchup e maionese pode ser uma opção interessante. Mas não fique preocupada em colocar muitos talheres. Opte por embalagens práticas que as pessoas possam apertar e sair o molho.

8. Pirulito de pizza

Pizza, todo mundo ama né? Que tal inovar na festa infantil e disponibilizar pizza enroladinha no palito para a criançada comer e se deliciar? #ficadica

9. Mini churros

festa infantil milho no paliTO

Uma opção doce e absurdamente deliciosa é o churros. As opções mini são um encanto e você pode colocar eles dentro de um copinho com doce de leite e um palito para facilitar que a criança pegue essa gostosura.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

10. Cupcakes

Eles já tomaram conta dos aniversários infantis! Os bolinhos confeitados fazem sucesso com a garotada, principalmente porque eles vem super recheados de coisas gostosas como o brigadeiro, não é mesmo?

11. Mini Quiche

Os quiches também são muito bons. Normalmente os adultos curtem mais essa opção porque normalmente eles tem uns sabores mais exóticos como alho poró e mushrooms. Mas nada impede de você ter os salgadinhos e quiches na mesma festa infantil, viu!

12. Docinhos tradicionais

Por favor, lembre-se dos tradicionais docinhos!!! As crianças são simplesmente maluquinhas pelo brigadeiro. Tanto é que os buffets de festa infantil, recomendam encomendar muito mais brigadeiro do que outros docinhos como o cajuzinho, olho de sogra, beijinho, etc.

13. Espetinhos de frutas

Espetinho-de-frutas

Uma boa ideia é você aproveitar as frutas para oferecer um cardápio mais saudável para as crianças e os adultos. Eu já fiz festa com fruta e que foi sucesso, as pessoas nunca tinha pensado nessa possibilidade.

Você pode usar morangos e uvas, pois são as frutas prediletas dos pequenos. Mas ainda pode colocar abacaxi, laranja, tangerina, goiaba. Enfim, as frutas da estação da festa. Para tornar o doce ainda mais apetitoso, cubra com uma camada de chocolate.

14. Pop Cake

Você já ouviu falar no pop-cake? Se trata de um bolo no palito revestido com uma cobertura de chocolate e decorado com confeitos coloridos. Dão aquele charme na mesa de doces e um toque a mais na hora das fotos.

15. Gelatinas

Essa sobremesa tão simples mas que faz a cabeça da criançada. Você pode fazer ela com arco-irís (exige um pouco mais de paciência) ou então vários potinhos coloridos dos mais variados sabores. Dica: Se for verão, espere para colocar a gelatina um pouco antes do parabéns, para não correr o risco dela derreter muito rápido.

16. Pipoca

Um salgadinho tão tradicional para comer assistindo filme também pode ser o maior atrativo da sua festa. Eu lembro que no aniversário de dinossauros do Cauê, eu coloquei e foi sucesso. Era adultos e crianças comendo. Prático e gostoso, você pode optar por colocar em copinhos coloridos, canudos diferentes ou nas embalagens tradicionais de pipoca.

17. Canudinhos

Eles também são super tradicionais nas antigas festas infantis, são queridinhos de todos. Com certeza vale a pena colocar ele no seu cardápio, muita gente vai comer saudosa de uma época que não volta mais e a nova geração vai poder conhecer o sabor desse, maravilhoso, quitute.

18. Sucos

Eu sei que a maioria das festas infantis costuma servir refrigerantes, mas nada impede de você oferecer uma bebida mais saudável. Particularmente eu gosto daqueles sucos integrais, porque é possível diluir e eles rendem mais. Com 1,5 litros litros, dá para fazer total de três litros de suco, ou seja, acrescenta mais 1,5 litros de água.

Uma opção para servir é colocar suqueiras com as bebidas em um lugar que as crianças possam se servir sozinhas, assim elas se hidratam bastante e não precisam pedir toda hora para o pai ou para a mãe que pegarem suco.

19. Bebidas aromatizadas

Além da água, que é essencial para qualquer tipo de festa. Uma ideia é servir água aromatizada com limão, laranja, hibisco, gengibre, hortelã, cidreira, etc. Elas são refrescantes e uma opção para quem não quer simplesmente a água.

20. Chocolate quente

Se for inverno, você pode colocar o tradicional cafézinho, mas uma ideia bem gostosa é servir chocolate quente. Você pode até incrementar com chantilly. Nesse caso, é bom ter aqueles copos de isopor para não queimar as mãos dos convidados.

 

Uau… deu fome só de escrever sobre tantas coisas gostosas. Praticidade é a palavra-chave para comidas de festa de aniversário estilo “finger foods”, concordam? Para vocês, o que não pode faltar em uma festa infantil? Lembre-se de compartilhar esse post nas redes sociais para que mais mamães se inspirem com essas dicas.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top