skip to Main Content
Vasectomia: Saiba Como Funciona Esse Método Contraceptivo

Vasectomia: Saiba como funciona esse método contraceptivo

Os métodos contraceptivos mais comuns são aqueles utilizados pela mulheres como comprimidos, DIU ou injeções. A camisinha deve ser sempre utilizada para evitar não apenas a gravidez, mas também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Em um relacionamento estável, onde o casal já possui dois filhos os mais, pode surgir a conversa sobre um método definitivo planejamento familiar. Algumas mulheres, já optam pela laqueadura ao ter o filho de cesárea. Enquanto para os homens existe a cirurgia de vasectomia.

Para esclarecer algumas dúvidas com relação a esse procedimento, o médico urologista Raphael Lahr, respondeu algumas perguntas.

Como funciona a cirurgia de vasectomia?

A vasectomia é uma pequena cirurgia que faz o fechamento dos canais dos canais deferentes no homem. Ao fazer o procedimento, o homem recebe uma anestesia no local  no qual será cortado. É importante saber que esse canal é o responsável para levar os espermatozóides até o testículo. Anatomicamente falando, é no testículo que é produzido o esperma. Dessa forma, a vasectomia não interfere na ejaculação, o líquido continuará sendo produzido, porém não terá mais a presença dos espermatozóides.

Não é necessária a internação. Esse procedimento geralmente é realizado em uma clínica especializada e em média pode levar até uma hora.

Quem pode fazer vasectomia?

Raphael Lahr – Todo homem com mais de 25 anos e/ou dois filhos vivos.

Quais os casos mais indicados para a realização da cirurgia?

Raphael Lahr – Todo homem com prole constituída e bem decidido que não quer mais ter filhos pode fazer o procedimento. Além disso, nos casos em que uma nova gestação pode trazer risco à mãe e ao bebê há indicação do procedimento.

Existe a possibilidade da reversão da vasectomia ou ela é permanente?

Raphael Lahr – A vasectomia pode ser reversível, no entanto, é importante que o homem esteja bem consciente do procedimento que está fazendo. Quanto mais tempo após a realização da vasectomia, menor a chance de sucesso (no caso, uma gestação). Além disso, muitos planos de saúde não cobrem o procedimento.

Em média, qual o custo dessa cirurgia?

Raphael Lahr – Em média, o custo do procedimento é de R$ 1500.

Quais os procedimentos necessários para realizar esse procedimento?

Raphael Lahr – O procedimento é realizado com anestesia local. Devido a isso, são poucos os exames necessários para este tipo de cirurgia.

Como funciona o procedimento?

Raphael Lahr – O procedimento é realizado com anestesia local e o paciente vai para casa logo após realizá-lo. Dependendo o tipo de trabalho realizado, é interessante em torno de três dias de afastamento das tarefas profissionais. Para trabalhos mais administrativos, dois dias já são suficientes.

Cirurgia de vasectomia deixa os homens impotentes? Verdade ou mito?

Raphael Lahr – Mito. É importante ressaltar que a vasectomia não deixa o homem impotente, não altera o desejo sexual e nem o desempenho sexual.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica, inaugurada em julho de 2017, funciona no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fan page Uro Centro Jaraguá no Facebook.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top