skip to Main Content
7 Benefícios De Tirar A TV Do Centro Da Sua Sala De Estar

7 benefícios de tirar a TV do centro da sua sala de estar

Antigamente, as casas tinham uma configuração diferente. Existia a sala de estar, onde o objetivo maior era estar presente e se relacionar, havia um espaço voltado para o entretenimento, denominado sala de televisão, até mesmo as refeições tinham um espaço diferenciado, sendo a sala de jantar.

Contudo, as novas moradias foram ampliando, e também derrubando as paredes da casa. Não que isso seja uma coisa ruim, pelo contrário, acredito que possibilita que a casa seja mais arejada, aparente ser maior e essa integração entre os cômodos também possibilita que as crianças tenham mais espaço para brincar.

A questão que quero abordar nesse texto é que a sala de estar foi criada com o propósito, de que as pessoas que estejam no recinto, o ocupem para estar uma com as outras. Utilizem desse momento para dialogar sobre a vida, seu anseios e problemas, em resumo: possam conviver.

As salas de estar hoje em dia, tem como principal objetivo, entretenimento. É raro você entrar em uma casa sem TV, se isso acontece, parece que as pessoas não são deste planeta e já perguntam se é uma questão de religião. Sei disso, porque por muito tempo preferimos não ter TV em casa, por livre e espontânea escolha.

Com a TV por assinatura e agora com a Netflix, podemos escolher o que nossos filhos assistem e principalmente quando assistem. Da mesma forma, que podemos nos regular quanto ao uso da mesma.

 

Conheça 7 benefícios de desligar a TV da sua sala de estar:

 

  1. Seu filho não vai acordar pedindo para ligar o desenho favorito dele

No início pode até ser um pouco complicado a aceitação, mas a medida que eles acordam e podem brincar com os brinquedos ou ajudam você a preparar a mesa para o café, eles entendem que pode ser muito mais divertido do que ficar alienado na telona logo cedo. Isso não quer dizer que não haverão dias que você vai querer ficar na cama um pouco mais, e seu filho “caiu da cama” às seis horas da matina. Quem sabe negociar com o seu marido seja uma boa ideia, no sábado um levanta mais cedo do que o outro e no domingo é a vez de quem ficou dormindo mais no sábado, justo?

 

  1. Os brinquedos são mais utilizados ao invés de ficarem guardado no armário

Os blocos de montar, castelos, jogos de chá parecem estar apenas acumulando poeira. Todo esse dinheiro parece jogado fora. Quando a TV fica ligada sem estar sendo regulada, eles não dão tanta importância para os brinquedos porque logo se distraem com os desenhos. E quando o aparelho está desconectado, ela também estará e poderá se conectar com seus brinquedos, com seu mundo e com sua criatividade, podendo passar horas brincando da mesma coisa.

 

  1. O jogo imaginativo ganha um grande impulso.

Crianças são criativas por natureza e essa é a melhor idade para explorar isso. Ao se conectarem com o ambiente ao seu redor haverá muito mais possibilidades para eles explorarem. Por exemplo: utilizar os materiais reciclados para fazer brinquedos, ou uma cabaninha de lençol debaixo da mesa de jantar. As possibilidades são inúmeras para aguçar a criatividade deles, desde que nós permitamos que eles possam explorar isso e de fato, deixar a TV desligada pode contribuir para isso.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

 

  1. Começamos a cozinhar juntos como uma família.

Sabe aquele momento que você quer cozinhar em paz e liga a TV para ser babá das crianças? Bom eu sei! É aquela coisa, aproveitar que eles estão distraídos para poder agilizar o almoço e sem ninguém no pé. Mas que tal chamar eles para ajudar nessa hora também? Percebi que quando convido o meu filho mais velho para me ajudar, além dele se sentir útil e importante para a nossa família, ele come bem mais fácil as coisas diferentes que ele faz para o nosso almoço. Claro, dá bem mais bagunça e também leva um pouco mais de tempo, mas a satisfação deles de colocar a mão na massa, não tem preço.

 

  1. Comecei a me envolver mais no tempo de brincadeira

As crianças têm todo tempo para brincar, depois de fazer as lições de casa. E eles gostam muito que seus pais os façam companhia durante as brincadeiras. Não apenas para postar no Instagram, mas sim despender horas a fio na brincadeiras deles. Eu sei que a roupa para passar está te chamando (porque ela sempre está me chamando), também sei que você trabalhou fora a semana inteira  a última coisa que quer é brincar. Mas eu garanto que depois que você dar atenção aos seus filhos, eles lembraram a semana inteira sobre a tarde de sábado que vocês ficaram juntos.

 

  1. A sala de estar tornou-se um lugar para se reunir, conversar e jogar jogos.

Faça dos momentos em família, momentos de diversão. Traga os jogos de tabuleiro e os jogos de cartas para a sala. Na nossa casa, gostamos muito de brincar de UNO, e outras três brincadeiras de cartas. A Catarina, com seus 3 anos, já joga junto, está aprendendo a lógica das brincadeiras e olha, muitas vezes ela até ganhou (sem a ajuda da mamãe).

 

  1. O tempo de TV se torna mais especial

Controlar o tempo de televisão não quer dizer que vocês nunca vão assistir, mas que vão fazer esse momento uma ocasião para família. Preparar aquela pipoca e brigadeiro gostoso para se sentarem na sala e assistir um filme, todos juntos e que seja bacana para todos. Vale negociar para não ser o desenho da Frozen pela milésima vez. Lá em casa, estabelecemos que eu escolho os filmes, que normalmente são aqueles estilo Sessão da Tarde, sabe?

 

E vocês, fazem essa regulagem de tempo na frente da TV? Vocês percebem algum benefício para seus filhos quando aproveitam mais a sala de estar para conviver em família do que apenas para assistir aos desenhos? E quais as principais dificuldades vocês sentem com relação a TV em sua casa?

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top