skip to Main Content
Bebê Prematuro: Entenda Mais Sobre O Que é E Quais São Os Cuidados Necessários

Bebê prematuro: Entenda mais sobre o que é e quais são os cuidados necessários

Você sabia que cerca de 11% dos partos que acontecem no Brasil são prematuros? Esse percentual representa mais de 300 mil nascimentos prematuros a cada ano e colocam o país na décima colocação no ranking de nações onde mais nascem crianças antes das 37 semanas de gestação.

O Hospital Municipal Jaraguá (HMJ) promoveu uma caminhada na cidade tinha o objetivo enfatizar a necessidade da prevenção e, além disso, comemorar a superação das dificuldades ocasionadas pela prematuridade. A ação contou com a participação de pais, crianças, familiares e profissionais da unidade.

A Adriana Cardoso, coordenadora da UTI neopediátrica do HMJ, respondeu algumas perguntas ao blog Mamãe & Cia a fim de esclarecer algumas dúvidas sobre a prematuridade. Confira:

O que é considerado um bebê prematuro?

Os bebês que nascem antes das 37 semanas são considerados bebês prematuros.

Há alguma indicação que o parto será prematuro?

Nem sempre tem indicação. Normalmente, estavam aguardado para o tempo certo, mas, de repente, algo acontece e a gestação acaba sendo interrompida antes do esperado.

Quais os primeiros cuidados com um bebê prematuro?

Os primeiros cuidados dependem muito do tempo que esse bebê tem. Temos registros de bebês que nasceram com 24 e até 20 semanas de gestação e ficaram três meses na UTIN e mais um tempo na UCIN e, por fim, no quarto canguru para, então, receber alta para casa.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Por quanto tempo o bebê fica na UTI?

Tudo depende de cada bebê e família, quanto tempo antes o bebê nasceu e quais são os cuidados que ele está precisando, os protocolos são diferentes de um bebê para o outro. Em média, um prematuro fica na UTI de dois a três meses e mais um mês na UCI e mais duas ou mais semanas no quarto canguru.

Porque o bebê vai para UCI? Quais os cuidados que mudam com relação a UTI?

Normalmente, eles saem da UTI quando acabam os antibióticos. Quando o bebê vai para a UCI, é o momento que precisa aprender a mamar e, principalmente, para ganhar peso.

Quando poderei levar meu bebê prematuro para casa?

Sem dúvida, essa é uma das primeiras perguntas que os pais fazem é exatamente esta. Infelizmente não existe uma regra pré-estabelecida que vai dizer quando seu filho poderá ir para casa, na verdade, tudo depende da evolução clínica.

Existe algum cuidado especial com um bebê prematuro depois que ele ganha alta no hospital?

Sim, todos os cuidados na ida para casa são muito importantes. Por isso, explicamos detalhadamente ponto a ponto e esses pais devem voltar com o bebê na primeira semana, pelo menos três vezes para ele ser pesado e avaliado. Depois, vamos diminuindo os retornos, mas, em tese, eles devem ser acompanhados pelo pediatra até os dois anos de idade.

Caminhada do Prematuro – Promovida pelo Hospital Municipal de Jaraguá

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top