skip to Main Content

8 dicas essenciais para mamães de primeira viagem

A maternidade e a paternidade são sempre desafiadoras, afinal, trata-se da responsabilidade de cuidar e educar um ser humano durante os primeiros e mais frágeis anos da vida.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Mesmo um casal que esperou muito por um filho, como aqueles que realizam tratamentos de reprodução humana, ou casais que são surpreendidos com a notícia, vão passar por desafios semelhantes quando são mamães e papais de primeira viagem.

Confira a seguir 8 dicas de como tornar a maternidade de primeira viagem um pouco mais tranquila e organizada, o que é importante para o bem-estar de toda a família.

1. Planeje o parto

O planejamento do parto é reconfortante à gestante, pois ela ganha confiança de que tem um hospital com infraestrutura apropriada, médicos e profissionais experientes. Além disso, conhecer os passos ajuda no controle da ansiedade e inseguranças normais do momento.

Portanto, escolha com o médico qual o tipo de parto, onde ele será realizado, qual a equipe responsável e todos os pormenores desse dia tão especial.

2. Organize a casa

Uma dica é que antes do parto seja feita uma organização geral da casa tanto para comprar e arrumar as coisas do bebê, como também para doar ou jogar fora tudo aquilo que não é necessário.

Pode parecer um trabalho demasiado, mas ele pode ser feito gradualmente,  durante vários meses ajudando a abrir espaço para as coisas do bebê e também evitando a desorganização posteriormente que surge pelo excesso de pertences.

3. Crie uma rotina

Os bebês adoram rotina e estabelecer uma desde o começo vai ajudar tanto as mamães de primeira viagem quanto o bebê no seu dia a dia. Estabeleça horários para algumas atividades centrais, como amamentar, dar banho e descansar.

4. Crie uma divisão de tarefas

A divisão de tarefas do casal é fundamental para não sobrecarregar a mamãe de primeira viagem, visto que, ela tem mais compromissos com o bebê devido à amamentação. Assim, as tarefas da casa e também do próprio bebê precisam ser equilibradas entre o casal.

5. Aceite ajuda

Esteja predisposta a aceitar ajuda de familiares, amigos, profissionais da saúde e outros, principalmente durante os primeiros meses do bebê serem os mais difíceis de administrar.

6. Converse com seu médico

O diálogo aberto com o médico é muito importante para auxiliar algumas etapas, como identificar os diferentes sinais emitidos pelo bebê, tornar a amamentação mais prazerosa e também cuidar da saúde para evitar problemas no puerpério.

7. Cuide de você

Para poder cuidar do bebê é essencial que a mamãe de primeira viagem também adote cuidados consigo mesma, como ter uma alimentação adequada diariamente, tentar fazer algum exercício físico conforme as possibilidades físicas do momento, hidratar-se e manter uma interação social.

8. Durma sempre que puder

Durante os primeiros meses, mesmo com a rotina organizada, a mamãe verá ser desafiador conseguir horários apropriados para dormir.

É normal ter o sono mais leve e também dormir menos, mas é importante aproveitar para dormir sempre que puder, como quando o bebê estiver dormindo ou quando ele estiver sob os cuidados do pai e familiares.

Com essas dicas simples é possível tornar a experiência da primeira maternidade um pouco mais calma e previsível, garantindo o bem-estar da mãe e também do bebê, o que se reflete positivamente em toda família.

Back To Top