skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Sororidade: O que é e qual a importância de se praticar?

Sororidade: O Que é E Qual A Importância De Se Praticar?

Confesso que eu não conhecia esse termo. Em menos de um mês me deparei três vezes com esse tema: Sororidade. Sabe quando você se reúne com seu grupo de amigas, além de dar boas risadas você encontra apoio, compreensão e até mesmo incentivo para continuar fazendo o que você está fazendo. Elas acreditam em você, acreditam que você é uma boa mãe e que está fazendo o que é melhor para seu filho. Pois saiba que isso é sororidade!

 

O que é sororidade?

A sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Termo tipicamente feminista, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres.

A definição de  companheirismo é o comportamento que caracteriza o modo amistoso, cordial, bondoso e leal de convívio entre duas pessoas.

Já a definição de empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções.

Ser mãe é uma das coisas mais difíceis de hoje em dia. Precisamos conciliar tantos papéis em nossa vida de mulher que muitas vezes fazemos um verdadeiro malabarismo para dar conta de tudo. Vivemos uma rotina frenética!

Ainda outro dia, encontrei uma gravidinha que exclamou: “Que raiva do chá de bebê! Está todo mundo dando opinião!” Eu ainda brinquei com ela: “Bem vinda a maternidade. É só o começo!” Infelizmente, é assim.

Sabemos que as opiniões chegam, os julgamentos acontecem e que seria bem melhor se nada disso acontecesse. Não adianta se iludir, não vamos conseguir mudar todas as mulheres do mundo e fazer com que elas pratiquem sororidade. Entretanto, se a partir do conhecimento do que é a sororidade, nós podemos mudar nossa atitude perante outras mulheres e aprender a ser companheiras e empáticas, mesmo com pessoas desconhecidas.

A sororidade no filme 8 mulheres e um segredo

A sororidade ainda é um termo pouco conhecido e difundido na maternidade. Quando o companheirismo e a empatia dominarem as redes sociais e as rodas de conversas, provavelmente a maternidade poderá se sentida e caminhada com mais leveza.

No filme 8 mulheres e um segredo, um elenco de mulheres poderosas que conseguiram atingir sucesso profissional e que encararam a maternidade também. A atriz Anne Hathaway, havia ganho seu filho a poucos meses e estava fora dos padrões de corpo de Hollywood, além disso, ela ainda amamentava seu pequeno.

As outras atrizes deram apoio moral à elas, Beyoncé brincou que o bumbum da Anne estava bem parecido com o dela, frase que a fez se sentir o máximo. Porque Beyoncé é Beyoncé, né amigas!

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Outras ainda disseram que os seus peitos de amamentação contribuíram para deixar os looks ainda mais arrasadores. Sem contar que as gravações eram interrompidas para que Anne pudesse retirar o leite materno para dar para seu filho.

Isso é sororidade minha gente!

 

Sabemos que as mulheres têm dificuldade de se encaixar o mercado de trabalho, enfrentamos culpas, preconceitos e discriminação. E pior, que estamos sujeitas à tudo isso das nossas “colegas”.

O companheirismo quer dizer que você vai estar ao lado da pessoa, independente da decisão que ela tomar sobre como vai parir seu filho ou se vai dar leite artificial para o bebê. Empatia é compreender a outra, como se fosse você na situação vivenciada por ela.

Na maternidade não existem respostas prontas e só Deus sabe por todos os desafios que iremos passar. Precisamos encontrar apoio e um ombro amigo que podemos chorar nos momentos de desespero, um abraço que acolha e palavras que sinalizem que vai dar tudo certo no final.

Para que melhor acolhimento do que em outras mulheres que sentiram na própria pele sobre as dificuldades

 

E você já conhecia sororidade? Já vivenciou alguma vez a prática dela? Compartilhe conosco sua experiência:

Back To Top