Dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019) revelam que oito em cada…
Sobrepeso infantil – Como evitar e promover hábitos saudáveis
Eu tenho uma filha de quatro anos e confesso que eu acho ela muito engraçada. Isso porque de vez em quando ela vem com alguma história diferente. Outro dia perguntei o que havia para o almoço (ela estuda no período integral) ela comentou que tinha salada e que ela comeu tudinho. E sem parar para respirar continuou: “Mas o meu amiguinho, não come nada.” Ingenuamente perguntei, ele não gosta de salada? Não mãe, ele não gosta de comida. A prô teve que tratar dele para que ele comesse um pouquinho.
Anúncio
Algumas crianças podem até ter um paladar bem seletivo, e claro, com certeza elas sempre vão querer comer guloseimas se nós deixarmos. A questão é que tudo precisa ser feito com moderação. Já escrevi um texto no blog falando sobre os altos índices de obesidade infantil e como isso é realmente preocupante. Ressalto: Nós pais somos aqueles que fazemos e pagamos a conta do supermercado.
Essa é uma pergunta que sempre precisamos nos fazer: O que temos colocado no carrinho de compras? Os índices, seja da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde ou os da coleta de sangue das crianças, refletem diretamente a qualidade nutricional do alimento colocado à mesa ou na frente do sofá.
Anúncio
Mas a grande questão é como os pais podem melhorar os hábitos alimentares da família. Uma pesquisa divulgada no livro “O Peso das Dietas” da escritora e nutricionista Sophie Deram dá dicas para promover comportamentos alimentares positivos e assim evitar o sobrepeso infantil.
Promova comportamentos alimentares positivos
- Servir comida caseira;
- Deixar as crianças escolherem o alimento e a quantidade desejada no prato;
- Sentar-se com as crianças durante as refeições e comer com elas;
- Ajudar as crianças a reconhecerem os sinais de fome e saciedade. Faça perguntas como: “Você almoçou o suficiente? Ou você quer um pouco mais?”
- Não praticar restrições ou dar incentivos para consumir mais
- Dar o exemplo de uma alimentação equilibrada
- Caprichar no equilíbrio e na variedade dos alimentos
Rotinas que ajudam a prevenir o sobrepeso infantil
Um artigo publicado no jornal Pediatrics valida a importância das rotinas familiares e mostra que três rotinas foram associadas a um menor risco de sobrepeso infantil e como consequência a obesidade.
- Jantar regularmente em família – estar em família, conversar, fazer o alimento em casa, promove interação entre pais e filhos, ainda auxilia a fortalecer o vínculo familiar.
- Dormir cedo e o suficiente – As crianças precisam dormir pelo menos 8 horas de sono todos os dias. Se você percebe que seu filho acorda irritado, é sinal de que ele precisa descansar mais, proporcione uma rotina que lhe permita isso.
- Tempo limitado de TV ou computador – use a tecnologia ao seu favor, hoje existem aplicativos que “te mandam dormir” você estimular quanto tempo de sono precisa e ele fica avisando que já está na hora de ir para cama. Isso vale para as crianças também.
Anúncio
Gostaram das dicas de como promover comportamentos alimentares positivos a fim de diminuir as chances de sobrepeso infantil e obesidade? Vocês já praticam algum desses hábitos na sua casa? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários abaixo!
Anúncio
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio