skip to Main Content
Conscientização Do Câncer Infantil: Setembro Dourado

Conscientização do câncer infantil: Setembro Dourado

O mês de setembro tem um significado muito importante para o Instituto do Câncer Infantil (ICI).  A campanha Setembro Dourado, iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, alerta para a conscientização da primeira causa por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, em todas as regiões do país.  Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, mais de 12 mil crianças e adolescentes serão diagnosticados de câncer em 2018.

De acordo com o Dr. André Brunetto, coordenador médico das Pesquisas Científicas do ICI, não é possível prevenir o câncer infantil através de controle da exposição a fatores de risco conhecidos. “Notadamente, verifica-se que o diagnóstico realizado nas fases iniciais da doença permite um tratamento com maiores chances de cura”, explica. Por isso, o acesso rápido de pacientes a centros de atendimento especializados contribui para a eficácia do tratamento.

Adicionalmente, a oncologia pediátrica ainda carece de recursos financeiros para a descoberta de novos medicamentos através de pesquisas científicas. Dr. Brunetto aponta que as causas são multifatoriais e passam por escassez de recursos públicos e privados, mas esbarram também em fatores culturais. “O conhecimento científico no País ainda não consegue chegar à sociedade de maneira objetiva e clara. O cidadão geralmente desconhece o que é realizado dentro dos centros de pesquisa e dos laboratórios das universidades por falta de informação”, finaliza.

Em setembro, o movimento pela causa ganha força para mobilizar e engajar a sociedade. Durante todo o mês, o ICI irá realizar palestras, ações em parques, escolas, empresas e shoppings, além da distribuição de material informativo e do laço dourado, símbolo da campanha. Escolas e empresas também podem entrar em contato com a instituição solicitando uma atividade neste mês de conscientização.

 

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Sobre o Instituto Câncer Infantil

Criado em 1991, o ICI é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infanto-juvenil com sede em Porto Alegre. O ICI atua em campanhas de diagnóstico precoce em todo Estado através da capacitação de agentes comunitários.  É também referência na assistência multidisciplinar de crianças e adolescentes com câncer e proporciona todo o auxílio complementar necessário para a continuidade do tratamento. Através do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos.

 

O ICI luta contra a doença e compartilha novos conhecimentos

O ICI também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infanto-juvenil. Atualmente a instituição conta com um laboratório de pesquisa próprio, o que possibilita a descoberta de novas informações sobre a doença no Brasil e América Latina. Além disso, conta com bolsas de formação acadêmica e pós-graduação.

Uma das áreas inovadoras para contribuir no desenvolvimento de novos medicamentos é a bioinformática. Segundo Dr. André, dentro do ICI estão sendo desenvolvidas ferramentas que utilizam a inteligência artificial para auxiliar na descoberta de informações inovadoras na luta contra o câncer. “Estas informações também podem ser importantes para direcionar a melhor estratégia de pesquisa no laboratório”.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top