skip to Main Content

Saúde mental: quatro dicas para não pirar na quarentena

Saúde Mental Durante A Quarentena

Em dias de quarentena decretada, governo de SC ordenou mais sete dias de reclusão. Não sabemos ao certo quantos dias ficaremos em casa e vejo que há muitas lives falando sobre a importância da saúde mental. Outro dia recebi um vídeo, que talvez você também tenha visto até porque ele viralizou, de uma brasileira morando na Itália, Sabrina relatou as fases da reclusão: 

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
  • Clima de férias. Durante a primeira semana, as prateleiras do supermercado ficaram vazias, mas as crianças que já haviam sido dispensadas pelas escolas brincavam nos parques e os idosos faziam suas caminhadas. A maioria das pessoas queriam aproveitar o ar livre e o clima gostoso da primavera.
  • Tédio: Sem muitas opções para se fazer, os vizinhos começaram a cantar nas sacadas e gravar vídeos engraçados para entreter uns aos outros.
  • Estado deprimido: quando a ficha caiu, os números começaram a preocupar e o silêncio predominou. Já não era mais importante cantar nas sacadas e uma tristeza profunda pairou. Começou a pesar mentalmente e vivendo o 25º de reclusão, ainda estava sem perspectivas de quando o decreto irá acabar.

Uma das principais coisas que ela aconselhou é cuidar da saúde mental. Aqui em casa, temos procurado manter uma rotina normal de horários para acordar, estudar e trabalhar. Mas ainda assim sobra tempo para fazer muitas outras coisas.

4 dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Organização

Faça uma planejamento do seu próximo dia. Você não precisa limpar TODA casa num só dia. Tire a primeira hora para colocar em ordem as coisas que estão bagunçadas, varrer e passar um pano. Dar uma geral no banheiro, mas nada de ficar esfregando nada.

Você já sabe que precisará fazer almoço, quem sabe já pode deixar na geladeira para descongelar a carne do outro dia. Se precisar sair para fazer uma feira, faça uma pequena lista de alimentos para os próximos três a quatro dias, já pensando nas principais refeições e lanches.

Procure se alimentar corretamente e evite as guloseimas. Se assim não fizer, ao final da quarentena terá que passar muitas horas na academia, rs!

Você pode criar uma lista de planejamento semanal tanto para alimentação quanto para a limpeza da casa, porque querendo ou não essas tarefas sempre caem mais sobre os ombros femininos, não é mesmo?

A autora Rafaela Oliveira, em seu livro Organize-se sem frescuras traz um cronograma de limpeza da casa bem útil para que você não vire a “louca da limpeza”. Veja quais são os horários mais tranquilos para que você faça a limpeza da casa e procure envolver os filhos para lhe ajudar. 

cronograma de organização_rafaela oliveira

Rotina

Procure seguir sua rotina! Sim, eu sei que você está em casa, muitos trabalhando no formato home office —  como eu! Acordar no mesmo horário, tomar um banho, fazer o café da manhã e depois estudar com as crianças. Uma vez que elas estão em casa e com atividades escolares para realizar, precisam do nosso apoio e incentivo para também manterem suas próprias rotinas. Além disso, estabeleça horários de lanches, assim você evita beliscar fora de hora. 

Manter a rotina, por mais diferente que seja esse período é importante para sua sanidade mental. Não fique somente no sofá assistindo à Netflix e muito menos de olho nas notícias mundiais. 

Se você não está trabalhando no momento, procure otimizar o seu tempo, vou trazer algumas dicas no tópico: ative seu cérebro.

Atividade física

Aproveite o tempo de confinamento para colocar o condicionamento em dia! Às vezes ficamos protelando algo que gostaríamos muito como fazer atividade física. No Instagram tem vários personais trainers ensinando exercícios que é possível fazer a partir de casa. São muitas as aulas online e gratuitas. A SmartFit disponibilizou treinos através do aplicativo. 

Quando a minha filha era bebezinha, foi uma época que eu não fazia academia e me utilizei da tecnologia para me movimentar em casa. É possível suar e queimar algumas calorias com a aula da Samantha Clayton. São exercícios simples e ao mesmo tempo bem intensos. Separe esse tempo para cuidar de si mesma! 

Ative seu cérebro

A sanidade mental se perde quando desperdiçamos muito tempo nas redes sociais e de olho nas notícias. Para que isso não aconteça com você sugiro que se ocupe e realize coisas que muitas vezes deixou para depois e literalmente, para quando tivesse tempo.

Desenvolva novas habilidades:

  • Aprenda a fazer crochê ou tricô;
  • Faça uma horta caseira —  tem terra e sementes nos supermercados;
  • Coloque as leituras em dia;
  • Escreva um livro;
  • Faça um curso online —  há várias opções gratuitas!
  • Faça experiências com seus filhos;
  • Faça caça-palavras.

Ao estimular nosso cérebro estamos ajudando-o a manter a saúde mental. “Nunca é muito cedo ou muito tarde para começar a proteger seu cérebro“, diz Gary Small, MD, professor de psiquiatria e diretor do Centro de Longevidade da UCLA no Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano. É importante fazer isso por você e por seus filhos. Torne esse período de maior aprendizado, dedique-se a um projeto que sempre sonhou tirar da memória, idealize e planeje como conquistá-lo. Foque nas oportunidades que surgirão após essa temporada de confinamento.

 

Minha dica primordial ainda é: diminuir o tempo de telas, seja celular ou TV. Elas entorpecem o nosso cérebro e quase não produzem nada de positivo. Ative sua mente e corpo para viver dias melhores com aqueles que você ama!

Ligue para pessoas distantes e que há muito tempo você não fala com elas, faça bolachas de Páscoa, pintem casquinhas e façam amendoim para colocar dentro delas. Brinquem de caça a cesta, leiam livros para seus filhos e estejam unidos como nunca. Seu filho vai lembrar da quarentena como a melhor época da vida deles! Ocupe sua mente e a de seus filhos com coisas positivas, com esperança e amor. Essa é a melhor forma de manter o coração aquecido e a saúde mental!

Back To Top