skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Vai reformar a casa? Confira 5 dicas imperdíveis

Vai Reformar A Casa? Confira 5 Dicas Imperdíveis

Pintura de paredes, troca de piso, ampliação dos espaços ou a chegada de um baby… São diversos motivos que levam as pessoas a renovarem seus ambientes, promovendo mudanças de design para deixarem seus cantinhos mais confortáveis e usuais. Além disso, não podemos deixar de citar que muitas vezes reformar a casa também é necessária para resolver problemas estruturais, como infiltrações, fissuras e vazamentos.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Entretanto, os períodos de reforma normalmente vêm acompanhados de sujeira, bagunça e muito estresse (sinto muito, mas é pura verdade!). Lembro de uma vez que meu marido e eu fizemos uma reforma elétrica, a sujeira foi tanta e nós não estávamos preparados para ela, fugimos para um  hotel dormir aquela noite, porque por mais que nós limpássemos, parecia que nunca ficava limpo. Coisas inesperadas podem acontecem, seja pela contratação do profissional correto ou cuidados com seus pertences, algumas dicas são importantes para reduzir a dor de cabeça e garantir o sucesso da obra. Confira:

5 dicas para reformar a casa sem estresse

  1. Cautela na escolha do profissional e(ou) empresa

As indicações são muito válidas na hora de escolher o profissional que vai fazer a reforma de sua casa. Pegue referências com amigos que realizaram serviços com a pessoa ou a empresa que se deseja contratar e busque encontrar um equilíbrio entre investimento e resultados. Você também pode aproveitar as mídias sociaisreviews do Google para entender como é o funcionamento da empresa e quais as qualificações que os consumidores dão para os serviços realizados. Também é importante listar que, com nota fiscal e contratos, fica mais fácil resolver os conflitos caso seja necessário fazer reclamação no Procon ou em outros órgãos.

Uma boa sugestão é contratar um arquiteto ou engenheiro para desenvolver o projeto e acompanhar a obra – como ele assume a responsabilidade legal e civil, as chances do trabalho ser bem executado são maiores.

  1. Planejamento é tudo

Nem sempre é possível realizar todas as reformas necessárias ou desejadas de uma vez. Por isso, priorize o que é mais importante conforme a funcionalidade e benefícios. Será que trocar o azulejo é mais emergencial do que construir um novo banheiro? Esse balanço é necessário para ter mais sucesso na reforma e evitar extrapolar o orçamento (mesmo que dê vontade de copiar todas as novas tendências!).

Uma boa dica é, antes de iniciar a reforma, fazer um levantamento de todos os custos e tempo necessário para as atividades, dessa forma, você não se assusta com o total gasto da obra e além disso, saberá exatamente o que vai executar. Quem nunca se empolgou com a reforma e quis fazer só mais um pouquinho??? Para evitar que os materiais fiquem entulhados, a sugestão é fazer a aquisição por partes ou verificar se a entrega pode ser agendada.


  1. Preste atenção aos detalhes

O revestimento é um elemento muito importante em uma reforma sendo que, além de proteger pisos e paredes, também atua como uma elemento de decoração. Um dos materiais mais escolhidos para essa função é a madeira: além de ser elegante, ela promove um maior conforto térmico. Hoje, o piso laminado é uma das opções mais procuradas pela facilidade de instalação e manutenção – entretanto, vale ressaltar que esse piso não deve ser molhado, sendo que talvez não seja a melhor opção para quem tem filhos pequenos ou animais. Outra opção são os pisos de vinílicos, a durabilidade deles é bem interessante e ainda são fáceis de limpar no dia a dia. A dica aqui é para escolher uma cor que não apareça muito a sujeira!

  1. Cuide bem de seus pertences

Muitas vezes, reformar a casa significa ter que trocar os móveis de lugar e, também, deixá-los à mercê de marcas de tintas e outros danos. Caso não seja possível remanejar com tranquilidade os objetos dentro de casa, uma opção é recorrer aos self storages, que também funcionam como depósitos temporários. Segundo a gerente comercial da Espaço A+ Self Storage, Rousy Rojas, uma das vantagens desse tipo de espaço é o acesso direto aos pertences na hora que quiser, além do contrato mensal, que reduz gastos nesse período para que os móveis sejam guardados com segurança.

  1. Limite o modismo e exalte seu gosto

A área de design sempre está com novidades, as quais nos deixam com vontade de renovar a casa o tempo inteiro. Entretanto, pisos, paredes e outros itens são mais complicados de serem alterados do que objetos de decoração, estes que podem atuar como aquele plus para sua decoração. Por isso, invista em ambientes claros e funcionais, evitando customizações exageradas. Para quem deseja diferenciar paredes, o papel de parede pode ser uma boa opção já que é mais fácil de instalar e ser alterado. Independentemente de qualquer reforma e da sugestão de estilo dos profissionais envolvidos, nunca se esqueça de que a casa é sua e você que irá frequentar o espaço todos os dias. Avalie seus gostos e escolha o que te fará mais feliz!

 

Compartilha conosco como foram suas experiência de quando você quis reformar a casa. Quais foram os pontos cruciais? O que deu certo e o que deu errado? Suas experiências podem acrescentar na vida de muitas de nós aqui!

Back To Top