skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Principais cuidados com a saúde do seu bebê

Principais Cuidados Com A Saúde Do Seu Bebê

Quando um bebê nasce, tudo é novo para ele, mas também para quem precisa cuidar dele.  É necessário ter muita atenção, pois não é fácil. Por isso existem diversos cuidados cruciais que não devem ser deixados de lado, principalmente o acompanhamento médico.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Um bebê é recém-nascido até ter 28 dias de nascimento. Ficou surpreso? Pois é, poucas pessoas sabem disso. Porém, as dicas de cuidados que serão passados aqui neste texto vale para muitos anos da vida da criança. Vamos lá!

Aprenda alguns os principais cuidados com a saúde do seu bebê

O que não vai faltar são pessoas dando palpites nos cuidados do bebê, desde uma pessoa mais íntima, até um completo desconhecido. O fato é que você não deve se deixar levar por eles. Isso porque, algumas coisas são necessárias, mas outras são apenas costumes que variam de pessoa para pessoa. 


Bom, com o tempo você verá que as dicas a seguir são as necessárias:

Fraldas

Isso é uma das coisas que você mais vai precisar dar atenção por muitos anos, mas com o recém-nascido é cerca de 8 trocas de fralda por dia. Caso contrário, se deixar de fazer as trocas com frequência, o bebê pode ficar com assaduras. 

Também evite utilizar lenços umedecidos, pois alguns podem irritar a pele do bebê, o indicado é utilizar algodão molhado em água morna e fazer o movimento de frente para trás.

Banho

A hora do banho deve ser sempre bem planejada, com o mesmo horário e tempo de duração se possível, com a água morna, mais ou menos na temperatura de 36 graus. Além disso, é recomendado que prepare tudo que vai utilizar antes de começar. Ou seja, deixe do lado da banheira o sabonete (neutro, para não irritar o bebê), a toalha, fralda e roupa.

Entretanto, é necessário seguir as recomendações do pediatra do bebê para saber qual a melhor frequência para dar banho, já que alguns recomendam 2 vezes na semana apenas.

Umbigo

O bebê fica com o chamado coto umbilical, que é o resquício do cordão umbilical cortado na hora do nascimento. Ele cai sozinho até o 15º dia de vida. Com isso, é preciso fazer a limpeza dele até três vezes por dia com algodão e cotonetes embebidos em álcool 70%.

Pediatra 

A primeira visita ao pediatra acontece logo na primeira semana que o bebê estiver em casa, para que seja avaliado como ele está lidando com a amamentação e qual seu estado de saúde. Após isso, a frequência de visitas é definida pelo pediatra, que pode ser de 15 em 15 dias ou 1 vez ao mês.

Odontopediatra

Algumas pessoas acreditam que devem levar os bebês ao consultório odontológico apenas quando começam a nascer os primeiros dentinhos, mas é aí que se enganam. Isso porque o recomendado é levar antes do nascimento dos dentes, para que o dentista possa analisar se está tudo normal com a estrutura da boca.

Além disso, ele também ensinará para os pais como fazer a introdução alimentar conforme o nascimento dos dentes e como realizar a higiene bucal. A frequência de visitas deve ser decidida pelo profissional, mas levando em consideração que o normal é 2 vezes ao ano, o melhor é aderir a um plano odontológico infantil.

A saúde bucal

A saúde bucal do bebê é muito importante, pois nessa fase eles consomem quase somente leite, que contém açúcar, sendo então indispensável a limpeza da boca. Além disso, a chupeta e a mamadeira podem atrapalhar. Então o acompanhamento de um profissional que saiba instruir o uso desses objetos será importante. 

E caso o bebê tenha problemas, o convênio pode oferecer um dentista 24 horas para ajudar a qualquer momento. 

Orelhas, olhos, nariz, unhas e mãos

São partes sensíveis até mesmo para adultos, imagina então como é para os bebês! É essencial que estejam sempre limpas. 

Para isso, as orelhas (não os ouvidos) devem ser limpas com uma toalha macia e muito cuidado; os olhos no banho com a ajuda de um algodão úmido; o nariz com soro fisiológico; as unhas devem ser mantidas curtas; e as mãos também podem ser com algodão úmido. 

Banho de sol

É normal que bebês, após nascer, fiquem com icterícia, que é uma coloração amarela na pele e/ou olhos  por ter alta concentração de bilirrubina no sangue.

Com isso, é recomendado que os bebês tomem banhos de sol diariamente, entre 10 a 15 minutos em horários específicos que o sol não está tão forte, nem emitindo tantos raios ultravioleta, sendo antes das 9h da manhã e após as 17h. Entretanto, sempre proteja o rosto do bebê.

Esteja sempre atento

Neste conteúdo você pode entender a importância de seguir os principais cuidados com a saúde do seu bebê para que ele fique longe de problemas. 

Por isso, é indicado que siga as dicas, ou pelo menos algumas, como utilizar sabonete neutro no banho, trocar a fralda com regularidade, contratar um plano de saúde odontológico.

Entretanto, o acompanhamento com um médico que seja especialista com crianças, ou seja, um pediatra, é o ponto inicial. 

Tome as melhores atitudes e veja seu bebê crescer feliz e saudável!

 

Qual desses principais cuidados com a saúde do seu bebê você sentiu mais dificuldade e por quê? Compartilha conosco!

Back To Top