skip to Main Content
Proteja Seus Filhos Desses Perigos Domésticos

Proteja seus filhos desses perigos domésticos

Mães normalmente são bem precavidas e algumas até demais. Mas quando se trata da segurança e da vida dos nossos filhos, é bom realmente estar bem antenada nos perigos domésticos que podem causar mal aos nossos filhos. Coisas simples como o carregador de celular ou então um vidro de esmalte podem colocar em risco nossos pequenos.

Eis uma lista de perigos domésticos e também a solução de como você pode garantir a segurança das crianças com alguns simples cuidados.

Perigos domésticos no banheiro

Lâminas e tesouras

As crianças podem cortar, raspar ou mais gravemente ferir-se em objetos afiados. Mantenha cosméticos, lâminas de barbear, tesouras de limpeza e medicamentos (mesmo vitaminas) em um armário ou gaveta trancada.

Solução: coloque itens afiados em um armário trançado ou gavetas.

Cosméticos e Medicamentos

As crianças pequenas provavelmente engolirão os objetos pequenos que deixarem ao alcance, podendo levá-las a um envenenamento ou overdose.

Solução: Certifique-se de que as tampas estejam bem protegidas em garrafas medicinais – mesmo vitaminas – e produtos de beleza. Eles estarão mais seguros dentro de um armário ou gaveta trancados.

Vaso sanitário

Crianças pequenas podem se afogar em apenas alguns centímetros de água.

Solução: Coloque uma trava no assento do banheiro e mantenha-o fechado.

Produtos minúsculos

Bolas de algodão, cotonete, elásticos e outros itens pequenos – uma criança pode sufocar em pequenos produtos.

Solução: Mantenha itens perigosos fora do alcance, em embalagens bem protegidas ou até mesmo trancados.

 

Perigos domésticos na sala

Móveis

Reclináveis e almofadas de sofá – peças soltas e outros pequenos riscos de asfixia podem acontecer se a criança for empurrador sob os móveis, mas ainda estarão ao alcance de crianças pequenas.

Solução: Verifique consistentemente sob móveis da sala de estar – especialmente depois que os hóspedes sairem.

Decoração de mesa

Uma fruta artificial para sua criança pode representar um perigo doméstico, visto que para as crianças essas frutas parecem um delicioso buffet.

Solução: Evite alimentos decorativos – bem arranjos com vidros, pedras ou mármores – melhor ainda mantenha-o fora do alcance, mesmo que seja só por um tempo.

Estantes

Pequenos bebês podem derrubar uma estante de livros simplesmente alcançando um livro ou escalando em uma prateleira.

Solução: parafuse prateleiras e estantes na parede, como forma de garantir a segurança de seu filho desses perigos domésticos. Verifique periodicamente para garantir que eles sejam resistentes.

Persianas

Eu sei que pode ser chocante, mas o estrangulamento pode ocorrer com um pequeno pedaço de cordão ou corda.

Solução: corte os cabos cegos da janela ou prenda-os fora do alcance das crianças. Além disso, remova pequenos puxões de plástico ou lâminas de metal dos cabos das janelas para evitar o engasgamento.

Fios elétricos e tomadas

As crianças podem facilmente se eletrocutar brincando com tomadas ou fios expostos, e até se tiver fios soltos as crianças podem tropeçar. 

Uma coisa bem comum é utilizar o carregador de celular e não desconectar ele da tomada. As crianças pequenas podem colocar a parte que conecta o celular, na boca, e então tomarem um choque.

Solução:: Esconda os fios elétricos por trás dos móveis – nunca esconda debaixo de carpetes. Cubra todas as saídas expostas com tampas roscadas ou tampões. Nunca deixe carregador conectado nas tomadas.

 

Perigos domésticos na cozinha

Imãs de geladeira

As crianças podem agarrar pequenos ímãs baixos na geladeira e colocá-los em suas bocas, causando asfixia.

Solução: Evite pequenos ímãs ou coloque-os fora do alcance das crianças.

Aparelhos de cozinha

Crianças podem ser ferir por uma variedade de utensílios de cozinha. As máquinas de lavar louça contêm objetos afiados e os fornos podem queimar.

Solução: bloqueie as portas em máquinas de lavar louça, fornos, secadores de carga frontal ou qualquer outro aparelho em que uma criança possa entrar.

Utensílios de cozinha

As crianças podem facilmente usar a louça e podem ferir-se com os utensílios mais afiados.

Solução: Mantenha os conjuntos de facas afastados das bordas da bancada e feche outros utensílios de cozinha em gavetas ou armários.

Fogão

Perigo: o fogão – as crianças podem gravemente se queimarem pegando potes do fogão – ou apenas tocando.

Solução: durante a cozedura, coloque as alças do pote na frente do fogão para evitar derrames perigosos e observe as crianças de perto se estiverem perto do fogão.

Produtos de limpeza

As crianças podem queimar a pele ou engolir toxinas nocivas se os produtos de limpeza forem derramados ou deixados ao alcance deles.

Solução: Mantenha todos os produtos de limpeza fora do alcance ou trancados.

Sacos plásticos

As sacolas de compras ou sacos de acondicionamento de alimentos, as crianças podem sufocar colocando plástico sobre a boca e/ou nariz.

Solução: Coloque os sacos de plástico fora do alcance ou feche-os.

Papel alumínio

Crianças podem cortar seus dedos em bordas afiadas e serrilhadas de papel alumínio ou outros itens de embalagem.

Solução: Mantenha o papel de alumínio em uma gaveta trancada.

 

Perigos domésticos no escritório

Materiais de escritório

Materiais de escritório afiados, como tesoura ou abridor de cartas, podem cortar os pequenos dedos das crianças.

Solução: Mantenha os objetos afiados fora do alcance, mas não os coloque tão alto que você possa soltá-los quando você for pegá-los

Régua de energia

Se uma criança puxa cabos, tiras de força ou peças com tomadas, elas podem ser eletrocutadas.

Solução: Cubra as tiras de força e outros objetos elétricos – não só para evitar que as crianças sejam eletrecutadas, mas também para evitar que o seu filho acabe desligando o computador enquanto você trabalha.

Móveis

Móveis como cadeiras e mesas com bordas afiadas podem machucar crianças pequenas, pode ser de raspão, mas ao mesmo tempo podem bater a cabeça em uma quina.

Solução: Compre móveis com bordas arredondadas e cantos, ou cubra áreas afiadas com almofadas adesivas.

Teclado

Os teclado podem beliscar os dedos de uma criança, se ela apertar entre os espaços das teclas. Além disso, as gavetas onde são colocadas os teclados são deslizantes e pode fazer com que prenda o dedo da criança.

Solução: Evite usar uma mesa com uma gaveta de teclado que se deslize. Se você usar um, encontre uma bandeja que feche no lugar.

Ponto cego

As crianças podem escapar da vista e entrar em perigo quando estiver trabalhando intensamente.

Solução: instale um espelho na parede acima do monitor do seu computador para que você veja seu filho brincando na área atrás de você.

 

Perigos domésticos em geral

Cestos de lixo

O lixo está cheio de bactérias e objetos prejudiciais que as crianças podem entrar se estiverem ao alcance.

Solução: Esconda as lixeiras debaixo da pia ou em um armário trancado. Se esta não for uma opção, compre um recipiente com uma tampa segura.

Bolsas

Os visitantes podem transportar medicamentos ou artigos de higiene perigosos para o seu pequeno em suas bolsas.

Solução: Coloque as bolsas fora do alcance – em uma prateleira, porta-casacos ou em um armário – não só para manter as crianças seguras, mas também para manter os itens pessoais dos visitantes ilesos.

Quartos vagos

Perigo: Quartos – As crianças podem se esgueirar para os quartos fora de sua vista e acabar em perigo.

Solução: Instale travas de gancho ou protetores de portas para crianças nas portas da garagem, lavanderia e banheiros, por exemplo.

 

E ai, gostou de saber como proteger seus filhos desses perigos domésticos? Compartilhe nas suas redes sociais! Nunca sabemos quem vamos ajudar, não é mesmo?

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top