skip to Main Content

Cuidados necessários com a baixa umidade do ar

Cuidados Necessários Com A Baixa Umidade Do Ar

Você sabia que a irritação e ressecamento dos olhos, lábios e narinas são causados pela temperatura seca? E que garganta seca, voz rouca e dores de cabeça fazem parte das complicações causadas pela baixa umidade do ar¹.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

No Brasil, o ar seco não é mais sinônimo de estações de tempo mais ameno e frio. As grandes cidades do país vivenciam a condição, mesmo fora da temporada, por conta da poluição. O índice ideal da umidade relativa do ar é de 60% mas, em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é comum chegar até 30%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e, quando a porcentagem é baixa há grandes incidências de complicações na saúde².

Para a médica Denise Katz (CRM 63548-SP), alguns cuidados são fundamentais para evitar complicações e manter a saúde em plena forma durante todo o ano. Confira algumas dicas da especialista para hidratar o corpo corretamente:

  • Durante os dias de tempo seco o corpo perde muito líquido e se manter hidratado é imprescindível, para isso, beba água. É recomendado consumir cerca de 2 litros por dia;
  • A ingestão de chás sem açúcar também são ótimas opções para os climas secos e mais frios;
  • Manter a casa limpa, arejada e livre de poeira evita os incômodos causados pela baixa umidade do ar, principalmente para pessoas que possuem algum tipo de alergia. Tirar a poeira dos móveis e estofados e limpar o chão com pano molhado pode ser a solução;
  • Com ar os locais totalmente fechados, como o quarto durante a noite, há maiores chances de complicações respiratórias, para evitá-las mantenha um recipiente com água ou um pano molhado;
  • Higienizar o nariz com solução salina, como Rinosoro, evita a incidência de doenças respiratórias e mantêm as narinas limpas e hidratadas³;
  • Devido aos poluentes dissolvidos no ar, a pele também sofre durante este período. Para evitar o ressecamento, é recomendado, além de beber água e evitar banhos muito quentes, usar hidratante corporal todos os dias, como Hydraporin Al.

“Hidratações parciais podem amenizar sintomas pontuais causados pelo ar seco, mas não é eficiente de forma completa. Para manter o corpo hidratado por inteiro é preciso não só tomar água, mas também lavar o nariz com solução salina e hidratar o corpo diariamente. O conjunto de ações contribui para que o ar seco cause menos mal-estar ao corpo e o mantenha funcionando da melhor maneira”, explica a especialista.

 

Sobre Rinosoro

Rinosoro SIC 3%. cloreto de sódio. Indicações: descongestionante nasal, indicado para congestão nasal, obstrução nasal e nariz entupido. MS 1.7817.0081.

Rinosoro SIC / Rinosoro SIC Infantil / Rinosoro Jet/ Rinosoro XT Jet /Rinosoro Jet Infantil. cloreto de sódio. Rinosoro Gotas/ Rinosoro XT. cloreto de sódio e cloreto de benzalcônio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2020

 

Referências consultada:

  1. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado da Saúde. SP alerta para cuidados com a saúde no tempo seco http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2011/maio/sp-alerta-para-cuidados-com-a-saude-no-tempo-seco Acesso em: mar., 2020.
  2.  Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Umidade Relativa do ar. Disponível em:< http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/cuidados-com-a-saude-tempo-seco-pode-causar-problemas-respiratorios/>. Acesso em: mar., 2020.
  3. .Mion O, Mello Júnior JF. O uso das soluções salinas no nariz e seios paranasais. Rev Bras Med. 2007,2(3):77-83.

Back To Top