skip to Main Content

Cozinha do HMJ inova oferecendo pratos divertidos a pequenos pacientes

Convencer uma criança a se alimentar corretamente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente, naqueles momentos em que os pequenos estão adoentados. A empreitada fica ainda mais complicada dentro do ambiente hospitalar, quando, além da renúncia normal aos alimentos saudáveis ou desconhecidos, ainda há o desconforto da doença.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Por tudo isso, a equipe de nutrição do Hospital e Maternidade Jaraguá, em parceria com os profissionais da cozinha da unidade, encontrou na criatividade uma maneira de mudar essa situação. Com pratos divertidos, as refeições oferecidas aos pacientes da ala infantil estão estimulando a alimentação saudável e, ao mesmo tempo, distribuindo alegria.

Conforme a nutricionista Tatiana Schena Bandeira, a ideia tem gerado resultados bastante positivos. Ela explica que crianças pequenas, com problemas sérios de saúde, incluindo pacientes com autismo, acabam tendo dificuldades de se alimentar e ficando suscetíveis à oferta de guloseimas. “Eles ficam preocupados, mas se os filhos não comerem corretamente, também não ficarão saudáveis, não vão se curar mais rápido”, esclarece.

Anúncio

De olho nessa dificuldade, a cozinha passou a criar pratos diferentes, decorados com arroz, feijão, frutas. “Pesquisamos e, agora, a equipe está fazendo preparações em forma de borboletas, palhaços, peixe, tudo para trazer o lúdico à alimentação”, complementa. Paralelamente, a nutricionista também vem conversando com as famílias para sensibilizá-las em relação à importância das boas escolhas à mesa, buscando, assim, melhorias que podem ser levadas para fora do hospital, garantindo mais saúde ao longo de toda a vida.

De acordo com Sara Constantino Zanoni, mãe da menina Nicole Constantino Santos, paciente de apenas um ano e 11 meses internada há cerca de três semanas por causa de uma pneumonia, a novidade vem fazendo diferença na recuperação da filha. “Ela começou a comer por causa disso”, comentou.

Já o médico Rodrigo Ferreira de Souza, destaca que a alimentação é parte do tratamento. Por isso, na opinião dele, iniciativas que incentivam os pequenos a comer melhor aumentam as chances de uma alta precoce, fortalecendo o organismo mais rapidamente.

Anúncio

Criatividade na cozinha

A rotina na cozinha do HMJ é intensa. Todos os dias, a cozinheira Avanilda Moreira Zimmermann prepara cerca de cem refeições. Mas, nem a correria impede a criatividade. Desde que a ideia de oferecer pratos lúdicos às crianças surgiu, ela vem se dedicando a aprimorar os desenhos, sempre com novos formatos pesquisados na internet, após o expediente. “É tão gratificante saber que estamos ajudando, fico emocionada quando uma mãe diz que o meu trabalho fez a diferença na recuperação”, confessa. Atualmente, três cozinheiros do hospital são responsáveis pelas preparações especiais.

Sobre o Hospital e Maternidade Jaraguá

Anúncio

A busca por melhores condições de vida move a história do Hospital e Maternidade Jaraguá e começa bem antes de sua fundação. A aquisição da unidade pela Comunidade Luterana aconteceu em 1966. Ao longo dos anos, surgiram grandes conquistas: ampliações da estrutura, nos anos de 1976 e 1992, criação do primeiro Centro de Imagem da região, em 1994, a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica, em 1999, o título Amigo da Criança recebido pelo UNICEF, em 2001, e, o prêmio SANTÉ, ligado ao MCE e o prêmio Criança ABRINQ 2012. Buscando oferecer à comunidade maior conforto e bem-estar, o Hospital Jaraguá conta com um novo e moderno prédio assistencial, oferecendo as melhores tecnologias e tratamentos na área da saúde.

Anúncio
Back To Top