skip to Main Content

Como seu filho deve se comportar na aula virtual?

Aula Virtual - Quarentena

O grande desafio imposto pelo coronavírus, sem dúvidas, é a aula virtual. De fato, muitas escolas tiveram que se adaptar a esse novo formato, professores aprenderam novas tecnologias e meios de comunicar o conteúdo educacional. Pais precisaram voltar à época da escola e reviver de pertinho todos os conteúdos aprendidos pelos seus filho.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Ao refletir sobre os desafios que o aluno enfrenta na aula virtual, o professor de informática, Renan Wilhem Lescowicz do Colégio Evangélico Jaraguá, que acompanha as webaulas da instituição elaborou um texto que vai auxiliar aos pais a como instruir o comportamento dos seus filhos durante a transmissão de conhecimento dos professores para os alunos.

Saiba como se comportar numa aula virtual

Evite interrupções

Avise às pessoas da casa que você não poderá ser interrompido. Interferências atrapalham qualquer linha de raciocínio e chegam a comprometer o andamento dos trabalhos.

Diminua o som ambiente

Certifique-se de que você escolheu um lugar tranquilo e silencioso para estudar. Cães latindo, crianças brincando, caminhões passando, televisões ligadas em volume alto e outros barulhos do dia a dia comprometem a captação do áudio. 

Enquanto estiver se arrumando para a aula virtual mantenha o seu microfone desligado, pois pode gerar ruídos e incômodo para quem está do outro lado da tela, até mesmo a digitação excessiva pode incomodar. Escreva somente o necessário.

noise

Capriche no cenário

Estude em um lugar com boa iluminação para que você possa realizar anotações e fazer leituras em seu caderno ou livro Anglo.

typing

Deixe seu material acessível 

Antes de iniciar a aula se organize e mantenha próximo a você seus materiais de estudos habituais e principalmente os materiais solicitados previamente pelo professor.

 

Atue como em toda aula presencial / identifique-se corretamente

  • O bom senso se aplica em qualquer ocasião, seja on-line ou presencialmente. Cumprimente os participantes quando for a hora e espere sua vez de falar – isso é muito importante para evitar conversas cruzadas, especialmente se o grupo for grande.
  • Identifique-se para o seu professor, mesmo que você entre na chamada utilizando o perfil de seus familiares (pai e mãe) ou algum outro que você tenha que não utilize o seu verdadeiro nome, identifique-se para o professor, isso evitará que você receba uma falta na aula virtual.
  • Respeite os acordos feitos pelo Professor(a) no início da aula virtual.
  • Evite retirar-se no meio da aula. Caso você tenha um compromisso inadiável, peça licença e saia. Se houver muita gente, ou se o assunto for importante demais para ser interrompido, envie uma mensagem escrita para o professor pelo chat, para que ele fique ciente.

Usar o chat apenas quando necessário/solicitado

O chat da sala de aula virtual, também fica gravado, por isso evite utilizar o chat para escrever palavras impróprias e fazer brincadeiras desnecessárias.

Obs: Preferencialmente durante o andamento da aula mantenha o microfone fechado, para evitar ruídos e microfonia. Utilize a comunicação por microfone quando solicitado pelo professor.

Final da aula

Ao término da aula virtual é necessário sair da sala e fechar a sala. Caso o aluno tenha uma aula na sequência deverá acessar o link enviado pelo professor.

Back To Top