skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Câncer de testículo: Cuide da saúde dele!!!

Câncer De Testículo: Cuide Da Saúde Dele!!!

Ela é uma doença silenciosa, mas que corresponde a 5% dos casos de tumor entre os homens no mundo. Normalmente, assintomático no estágio inicial, o câncer de testículos exige cuidados que passam pela prevenção e atenção aos mínimos sinais do corpo.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

De acordo com o urologista Raphael Lahr, a maneira mais comum de perceber que algo está errado é apalpando ou verificando um aumento incomum de volume. O diagnóstico precoce melhora as chances de cura, mas, devido à sutileza dos sintomas, na maioria das vezes, a descoberta do tumor ocorre quando a neoplasia já está disseminada.

O principal fator de risco associado à patologia é a criptorquidia, ou seja, quando os testículos estão posicionados fora da bolsa escrotal. “Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver o câncer. Outro grupo com maior propensão são os homens portadores de infertilidade. Nesses casos, a presença de tumor pode ser a causa da diminuição da produção de espermatozoides”, explica.

O diagnóstico precoce é a chave para a cura da doença. O urologista Lucas Galdino revela que, apesar de pouco difundido, o autoexame é a melhor conduta de prevenção.  “O quadro clínico se caracteriza pelo aumento do volume do órgão ou pela presença de nódulo testicular indolor à palpação. Ao menor sinal de qualquer uma dessas deformidades, o paciente deve procurar imediatamente um médico especialista”, alerta.

Segundo Lahr, a ultrassonografia do testículo tem papel fundamental no diagnóstico, pois caracteriza a presença do tumor e a relação com as estruturas vizinhas, além de diferenciar de outras doenças, como a torção de testículo e a inflamação testicular. “Outra vantagem do ultrassom é a capacidade de mostrar tumores não palpáveis, sendo estas lesões diagnosticadas em fases iniciais, facilitando o tratamento desses pacientes”, revela.

A tomografia de abdômen é outro exame indispensável na avaliação pré-operatória e no acompanhamento da investigação de metástase, que ocorre, principalmente, no retroperitônio (espaço anatômico atrás da cavidade abdominal).


Tratamento para câncer de testículo

O tratamento para câncer de testículo é um dos mais bem-sucedidos dentro da oncologia e consiste na retirada do testículo adoentado. A taxa de sucesso da cirurgia é de mais de 90%. Os especialistas orientam, ainda, o congelamento dos espermatozoides antes da cirurgia e o uso de prótese testicular no ato operatório.

 

Como mulheres, sabemos que os homens podem ser bem teimosos ao procurar ajuda profissional. Mas com nosso jeitinho especial (que todas têm!) podemos incentivá-los a se cuidarem mais e melhor. Se ele se sentir à vontade, visite o médico com ele e independentemente do diagnóstico, demonstre seu amor, carinho e respeito por ele. Apoie-o!

 

Back To Top