skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
8 Benefícios De Caminhar Durante A Gravidez

8 benefícios de caminhar durante a gravidez

As caminhadas mantém você saudável e em forma, e caminhar durante a gravidez é um momento propício para experimentar os muitos benefícios que ela pode proporcionar. Andar a pé é seguro durante todo o período de gravidez, desde que você não exagere e seu médico lhe deu autorização para tal.

 

Conheça os benefícios de caminhar durante a gravidez

Não necessariamente você precise caminhar. Exercícios físicos de modo geral como hidroginástica, pilates, yoga são adequados e seguros durante o período da gestação, bem as caminhadas. Os benefícios da caminhada, que são difíceis de ignorar, são os seguintes.

 

1. Aptidão Física:

Caminhar no período da gestação faz com que você se ajuste fisicamente e seja ativo. É uma rotina completa de exercícios corporais, que melhora a saúde cardiovascular e tonifica os músculos.

2. Bebê Saudável:

Caminhar manterá você e o peso do seu bebê sob controle. Isso ajudará a alcançar o peso saudável do bebê, tornando o processo de nascimento mais fácil e natural.

 

3. Reduz o risco de diabetes gestacional:

Altos níveis de açúcar no sangue durante a gravidez é sinal de cuidado pois há maior risco de diabetes tipo 2 após o parto, aumenta os riscos de parto prematuro e também de ter um bebê obeso. Exercícios como a caminhada durante a gravidez manterá seu peso corporal sob controle e reduzirá o risco de desenvolver diabetes gestacional.

4. Reduz o risco de pré-eclâmpsia:

A pré-eclâmpsia é uma complicação na gravidez, caracterizada pela pressão alta e excesso de proteína na urina. O fato de caminhar, ajuda a manter o peso saudável e controlar o colesterol, equilibrando assim os níveis de pressão arterial durante a gravidez. Dessa forma, você pode estar em menor risco de parto prematuro devido à pré-eclâmpsia.

5. Alívio do estresse:

O estresse é um sintoma comum para a maioria das mulheres grávidas. A culpa é dos hormônios, e por isso uma mulher grávida pode experimentar alterações de humor, da felicidade e alegria à ansiedade e depressão. Caminhar, como qualquer outro exercício, libera endorfinas, uma substância química produzida pelo nosso corpo que nos faz sentirmos bem. Uma simples caminhada durante a gestação traz um grande alívio para o estresse, além de melhorar seu humor, principalmente naqueles dias que você se sente mais para baixo.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

6. Aumenta as suas possibilidades de um parto normal

Caminhar durante a gravidez aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos do quadril. Como consequência ajuda a ter um trabalho de parto mais rápido, mais fácil e sem dor. Caminhada matinal é mais útil para um parto natural. Quando você está em melhor forma, você está bem preparado para o nascimento do seu filho.

7. Alivia dores e desconfortos:

Durante a gravidez, você pode estar propenso a certas dores e desconfortos que se desenvolvem quando você não está ativo. Caminhar ajudará a aliviar você desta dor e desconforto. O alongamento das pernas durante a caminhada irá ajudá-lo a se livrar das dores.

8. Outros Benefícios:

Caminhar reduzirá as chances de desenvolver enjôo matinal, fadiga, câimbras, constipação intestinal, varizes e insônia, especialmente à noite. Exercitar-se regularmente induz sono e caminhar todos os dias ajudará a queimar o excesso de energia, promovendo, portanto, um sono sadio.

 

Quanto caminhar durante a gravidez?

Se você tem o hábito de caminhar regularmente antes da concepção, continue fazendo isso. Se você é iniciante em caminhadas, comece com 15 a 30 minutos de caminhada, três dias por semana e, em seguida, estenda-a até 60 minutos para a maioria dos dias da semana. De acordo com as Diretrizes de Atividade Física para Americanos e NHS, recomenda-se caminhar por 150 minutos (duas horas e 30 minutos) em uma semana. Você pode continuar andando até o terceiro trimestre e até mesmo depois do parto, desde que se sinta confortável.

Enquanto caminha, você também pode fazer exercícios para o assoalho pélvico. Eles ajudam a melhorar a força e previnem a fraqueza dos músculos do assoalho pélvico.

 

Como se preparar para andar?

  • Use sapatos apropriados para caminhar. Chinelos ou sandálias não devem ser usados ​​para andar, pois eles fazem com que você escorregue.
  • Leve uma garrafa de água para ajudar com a desidratação. Enquanto caminha, há chances de você ficar desidratado, aumentando a temperatura do corpo. Não é seguro para você e seu feto em crescimento.
  • Se for um dia ensolarado, aplique protetor solar e use chapéu.
  • Enquanto caminha, coloque o calcanhar primeiro e, em seguida, role para os dedos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top