skip to Main Content
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
Férias Escolares: Como Aproveitá-las Ao Máximo?

Férias escolares: como aproveitá-las ao máximo?

Independente se você está ou não de férias junto com os seus filhos, existem diversas coisas para se fazer nesse período. Além das viagens em família, você pode aproveitar também diversos passeios em sua cidade e brincadeiras em casa.

Confira uma lista com dicas para aproveitar as férias com as crianças!

O que fazer nas férias escolares em casa com as crianças

As férias de verão, especialmente, são mais longas e vocês não vão conseguir viajar o tempo todo, certo? Nesse caso, invista em atividades dentro de casa, que alegrem os pequenos. Conte com:

  1. Festa do pijama

Nessa, todos da casa podem participar e com certeza é diversão na certa. Se preferir, pode convidar alguns amigos das crianças para a festa do pijama. Não se esqueça que a pizza e outras guloseimas podem estar liberadas. Prepare um roteiro bem animado, com direito a guerra dos travesseiros e muitas histórias!

  1. Dança e música

Que tal conectar o YouTube, por exemplo, na sua TV? Assim, vocês podem imitar várias danças legais, se divertirem e também fazer um exercício. Mas não se esqueça de usar a criatividade e investir em figurinos e cenário. E por falar em cenário, retire tudo, que possa causar um acidente ou se quebrar, do ambiente.

  1. Teatro

Basta navegar pela internet para encontrar diferentes opções de peças de teatro fáceis para fazer com os seus filhos. E que tal ensaiar e apresentar ao papai/mamãe, amigos e parentes? Aproveite para exercitar a criatividade no seu filho, deixando-o montar o cenário, escolher o figurino e até fazer a sua maquiagem!

  1. Aula de culinária

Nessa, as crianças aprendem e se divertem enquanto preparam gostosuras ao seu lado. Além disso, é uma excelente oportunidade para que vocês passem um tempo juntos, mesmo que você não esteja de férias. E o melhor, vale para meninos e meninas. Mas atenção! Nada de se estressar com a bagunça.

  1. Sessão cineminha

Separe um dia da semana e escolha o melhor horário do dia para a sessão pipoca. Não se esqueça de arrumar o cenário, deixando a sala escurinha, com direito a almofadas espalhadas, cobertas, pipoca e outras guloseimas. Ah! Deixe que seus pequenos escolham o filme, de acordo com a idade. E para ficar ainda mais “cineminha”, que tal convidá-los a desenhar ingressos para cada uma das sessões? Aproveite e convide um amiguinho!

  1. Campeonatos

Se você conta com um espaço legal, aproveite para fazer várias brincadeiras que estimule a competitividade. Assim, você pode ensinar os seus filhos que competir é mais legal do que ganhar. Se não dispõe de muito espaço, não desanime! Você pode investir em jogos diversos, conforme a idade das crianças. Tem tabuleiros, mímicas, dança da cadeira, entre várias outras. Para ficar ainda mais legal, façam medalhas antes de iniciar a competição!

Quais são as atividades fora de casa para fazer com crianças?

As opções vão variar muito de acordo com a cidade e região que você mora. No geral, inclua:

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais
  1. Piquenique

Escolha um lugar bem interessante e, de preferência, que tenha espaço para brincar de bola. Permita que os pequenos ajudem a montar a cesta de lanches e as brincadeiras que vão querer fazer.

  1. Biblioteca

Que tal relaxar em uma tarde e aproveitar para levar os pequenos a uma biblioteca? Existem muitas com sessões próprias para as crianças, que proporcionam uma leitura mais lúdica. Aproveite e incentive-os a comprar um livro!

  1. Acampamento

Procure um destino de viagem que ofereça boa estrutura e inclua o acampamento nas férias escolares. Se possível, opte por um lugar que tenha muitas atividades para fazer com as crianças durante o dia.

Geralmente, os acampamentos oferecem pescaria e várias opções de aventura. Nesse caso, não se esqueça de incluir uma proteção para todos com o seguro viagem familiar, além de contar com cobertas, repelentes e levar o kit primeiros socorros.

  1. Clubes

Nem só de piscinas são feitos os clubes e após os mergulhos, que tal investir o tempo também em esportes? Dependendo do lugar, vocês vão poder ainda participar de diversas outras atrações, como teatros, dança e jogos.

  1. Cultura

Que tal incluir visitas aos museus? Aproveite a cidade que você for visitar e leve os pequenos para uma programação cultural. Para expandir mais essa opção, visite os museus da sua cidade e região, mesmo que já tenham ido antes, afinal, tem sempre coisas novas.

  1. Passeio com o animal de estimação

Tem um cachorro? O seu filho vai adorar passear no parque com o pet. Além de proporcionar mais contato com a natureza, a presença dos animais vai deixar o passeio muito mais divertido. Aproveite se o seu pet gosta de brincar de bola, para levar o brinquedo ao parque.

Agora você já tem uma lista recheada de atividades para fazer com os pequenos e aproveitar muito mais as férias escolares. Não se esqueça de manter seus filhos sempre hidratados e oferecer frutas e legumes para manter as crianças saudáveis no verão.

Por: Andreia Silveira do site SeguroViagem.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top