skip to Main Content
Boas Práticas Para A Hora De Dormir Das Crianças

Boas práticas para a hora de dormir das crianças

As crianças têm um poder incrível de convencimento. Muitas vezes com seu jeitinho sagaz conseguem mais 10 minutos assistindo seu desenho ao invés de irem para cama dormir, não é mesmo? Quando não dá mais, desligamos tudo e às vezes eles têm um pequeno ataque de birra, mas a gente sabe que é o sono batendo. Mas porque ele ficou assistindo já não dá mais tempo para ler ou cantar  antes de dormir. Acontece isso por ai também?

Quando o Cauê era pequeno, adotamos uma rotina de sono que sempre funcionou muito bem. Apesar dele acordar muitas vezes durante a noite, ele sempre dormia no mesmo horário. A rotina previa banho, mamá e cama. Dessa forma, descobrimos que a rotina de sono lhe caia muito bem. Quando ele “fugia” dela por algum compromisso nosso, o sono dele28 já ficava mais agitado, sabe?

Descobrimos também que tentar entreter ele antes de dormir com brincadeiras não era muito bom, porque ele perdia o timing e daí, ia dormir muito mais tarde e ficava muito mais irritado. Para evitar esse tipo de estresse é que estabelecemos algumas “boas práticas de sono” e quero compartilhar elas com vocês.

Boas práticas para a hora de dormir

Faça um plano

Exatamente o que você faz antes de dormir é uma mistura de preferências pessoais e praticidade. Sua rotina pode incluir um banho, escovar os dentes, vestir pijama, ler juntos, falar ou fazer uma oração. O que mais importa é garantir que a rotina seja reconfortante e consistente. Depois de ter um plano, escreva-o e compartilhe com seus filhos. Se você tem um bebezinho, vai ser muito mais fácil, pois ele vai se acostumar ao seu plano desde pequeno.

Desconecte e desligue

Muito antes do seu filho deitar no travesseiro, ele precisa começar uma rotina para que seu cérebro processe a informação de que está se ajeitando para dormir e assim, seja mais fácil assimilar de que está na hora de liberar os hormônios do sono.

Especialistas recomendam que as crianças não consumam cafeína e não tenham acesso aos aparelhos eletrônicos (ipod, tablet, TV, vídeo game, celulares, etc) pelo menos uma hora antes de dormir.

Vale lembrar ao papai que não vale fazer cócegas nas crianças antes de dormir! O ideal é que elas possam conversar, cantar ou até mesmo uma leitura para acalmar e tranquilizar a criança da sua rotina agitada do dia.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Definir o clima

Uma luz mais baixa e sons suaves também ajudam nas boas práticas da rotina do sono. Se seu filho é como a minha filha que gosta de que eu cante músicas antes de dormir, prefira músicas mais suaves e não o “Seu Lobato tinha um sítio ia ia ô…”

Além disso, evite com que eles fiquem saindo de dentro do quarto, hora de dormir é hora de dormir. Os beijos de boa noite são dados antes de ir para a cama. Resista as súplicas para dar o 10º beijo de boa noite no cachorrinho.

Fique com ele

Seguir a mesma rotina noturna realmente torna mais fácil para o seu filho adormecer. Por exemplo: Quando eu fico com a Catarina para dormir, ela pode conversar e cantar, mas chega um momento que eu falo para ela que vou me virar para o outro lado, e nesse momento é quando ela fica quietinha e entra no seu estágio de sono. Fazer com que eles “durmam” conosco faz com que eles reconheçam seu próprio padrão de sono.

 

Outras boas práticas para a hora de dormir

Não existe uma rotina para a hora de dormir que seja única. Algumas mães vão com o essencial, enquanto outros transformam a hora terrível da noite em algo mágico.

  • Banho: Acostumar as crianças a tomarem banho sempre antes de dormir;
  • Escovar os dentes: é importante por questões de saúde, mas ao longo do tempo também ajudará a enviar os sinais do seu corpo “ir dormir”
  • Lavar o rosto: Mais sinais para contar ao seu pequeno é hora de dormir.
  • Ir ao banheiro: última chance para usar o banheiro antes de dormir;
  • Copo de água: encher um pequeno copo de água para deixar na cabeceira, isso o ajudará a evitar pedidos de água mais tarde.
  • Escolha o pijama: Dê a seu filho um sentimento de controle sobre a hora de dormir, deixando-o escolher, mas limite em duas opções.
  • Escolha livros: Mais uma vez, ele está no comando, deixe ele escolher uma história para você ler;
  • Yoga para dormir: escolha algumas poses amigas da criança, amigáveis ​​para o sono;
  • Fale calmamente: Conecte-se com seu filho conversando sobre as coisas que aconteceram no dia dela, ou então, faça com que ele “decida um sonho” para sonhar à noite.
  • Leitura: Leia para o seu filho. Evite o argumento “mais uma história” estabelecendo antecipadamente quantas histórias você vai ler.
  • Exercícios de respiração profunda: ajude-a a relaxar, fazendo com que ela aperte e solte os músculos, começando pelos dedos dos pés e subindo seu corpo.
  • Canção de ninar: silenciosamente cante canção de ninar favorita do seu filho.
  • Oração: isso pode variar de uma oração religiosa formal para algumas palavras simples que dão graças.
  • Diga boa noite: um para o outro, a lua, as estrelas, o ursinho de pelúcia – deixe seu filho liderar o caminho.

Espero que essas dicas venham em uma boa hora para vocês. Caso fiquem com dúvida, ou quiser deixar alguma outra boa prática para a hora de dormir que funciona na sua casa, lembre-se de comentar aqui embaixo. Combinado?

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top