skip to Main Content
Animações Brasileiras E O Exercício De Valores Morais E Sociais

Animações brasileiras e o exercício de valores morais e sociais

Animações costumam marcar a vida de uma criança. Às vezes as marcas são tão fortes que até mesmo na fase adulta, a pessoa carrega consigo a lembrança daquele desenho favorito. Mas mais do que entretenimento, estas produções podem promover estímulos didáticos importantes para o exercício de valores morais e sociais. A psicóloga Ana Paula Machado de Moura explica que as produções costumam usar a ludicidade para abordar temas do cotidiano das crianças e dos adolescentes e esta estratégia se torna grande aliada do processo de conhecimento de novos universos. “Assim como brincadeiras e jogos, os desenhos animados conseguem emitir mensagens de algo e de uma situação de forma leve e acessível, facilitando o processo de aprendizagem”, explica.

A profissional relembra que no universo das animações os conceitos passam a ser apresentados de acordo com a faixa de idade e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Por exemplo, para abordar a importância de se estudar, a animação pode mostrar um animal realizando experiências no seu dia a dia. “Os espectadores têm a oportunidade de refletir e consequentemente repensar conceitos abstratos e sentimentos que envolvem a sociedade e a convivência entre as pessoas”, acrescenta.

Ana Paula relembra que, por mais que a faixa etária das produções esteja de acordo com a idade das crianças e adolescentes é sempre importante que os pais acompanhem de perto o conteúdo que os filhos assistem. Além de resguardar e orientar sobre as produções, os responsáveis poderão também ter mais informações sobre o que é de interesse das crianças e adolescentes e analisar se está de acordo com seu desenvolvimento e capacidade de entendimento. “Essas mídias servem apenas como ferramentas para ajudar no processo de desenvolvimento e não são substitutas da referência principal dos filhos, que no caso são os próprios pais”, finaliza.

5 animações brasileiras que as crianças aprender valores morais e sociais

Com o auxílio da psicóloga, selecionamos cinco animações brasileiras que exercitam valores morais e sociais no dia a dia das crianças e adolescentes:

Show da Luna

Série de produção nacional, pela TV PinGuim, conta a história da curiosa Luna que tem seis anos de idade e ama ciências. Nos episódios ela faz descobertas no cotidiano da sua casa, realizando experiências e observando situações, mostrando de forma lúdica o quanto a aprendizagem pode ser divertida. Ela convive com seu irmão Júpiter de 4 anos e o furão de estimação, Cláudio o que também estimula a convivência social.

Boris e Rufus:

A série Bóris e Rufus é produzido pela brasileira Belli Studio, retrata a rotina de Boris, um cachorro ranzinza, e Rufus, um furão brincalhão e muito inteligente, que se envolvem em situações ao acessar a internet e outras tecnologias. São vizinhos de Leopoldo, um gato competitivo. Quando os donos saem de casa, os personagens assumem características humanas e exercitam valores de auxílio ao próximo e amizade. Além disso, a produção ajuda na reflexão dos conceitos sociais e respeito às diferenças.

Peixonauta

peixonauta - animações brasileiras

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

A série nacional da TV PinGuim que exibe o cotidiano do detetive que é um peixe, mas utiliza trajes de astronauta, que lhe permite voar e respirar fora d’água. Ele conta com a ajuda de seus amigos e de uma bola mágica para resolver mistérios. Sempre que eles solucionam alguma situação, recebem uma recompensa. A produção passa a ser um estímulo para que as crianças vejam as diversas situações do dia a dia de maneira leve e acessível.

Carlos:

Com produção brasileira da Spirit Animation Studios, retrata a rotina de Juanito, um menino que adora comer alimentos não saudáveis. No entanto, para estimular os hábitos alimentares mais benéficos para a saúde, o garotinho conta com a ajuda de Carlos, um herói que vive na sua consciência. Uma animação que promove o exercício da vivência em sociedade e a conscientização das responsabilidades.

Meu Amigãozão

Meu-Amigaozao - Animações brasileiras

Série produzida entre parcerias brasileiras, norte-americanas e canadenses, nos estúdios 2D Lab e Breakthrough Animation, conta a história de três crianças que mantêm uma amizade com um canguru carente, um elefante carinhoso e uma girafa otimista. Os animais auxiliam os pequenos a superar dificuldades na escola, exemplificando uma reflexão das situações e experiências difíceis de abordar.

Você já conhecia essas animações brasileiras? Quais seus filhos mais gostam de assistir? Comente abaixo!

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top